O nome Ipojuca vem do tupi guarani “Iapajuque”, que significa “água escura”, mas a realidade está bem longe de imitar as tradições da língua. Com piscinas naturais formadas pelos águas calmas e cristalinas, e corais de maré baixa, a cidade concentra uma grande faixa do turismo pernambucano, principalmente na prática do surf.

Englobando as praias mais incríveis do litoral pernambucano, com uma rede gastronômica tipicamente nordestina, passeios turísticos para toda a família, e uma programação noturna completa, Ipojuca precisa estar no roteiro da sua próxima viagem de verão.
As praias de Ipojuca

Porto de Galinhas apresenta o maior número de visitantes dentre as praias de Ipojuca, e dizem que quem se banha nas águas translúcidas daquela região, não escolhe outro lugar. E para quem não é muito fã do mar gelado, o intenso acúmulo de areia na região produziu, com o tempo, piscinas naturais com a temperatura perfeita para relaxar.

Para a galera do surf, Ipojuca oferece duas opções imperdíveis. Se você gosta de apreciar a vista depois de uma bateria de remadas, visite a Praia do Cupe, onde os coqueiros emolduram a paisagem de uma forma perfeita. Já para quem prefere curtir com os amigos, o ideal é aproveitar as barraquinhas e os petiscos da Praia de Macaraípe.

Ipojuca oferece as melhores opções para aproveitar com as crianças. A Praia do Muro Alto oferece uma das maiores piscinas naturais da região. E se você busca tranquilidade, a Praia da Gamboa oferece uma visita quase privativa, com o mar calmo e cristalino, a região ainda é pouco visitada, mas um deleite aos olhos.

Uma dica que pode entreter os mais diferentes viajantes é uma visita ao Projeto Hippocampus, que trabalha para preservar a vida, a reprodução e o habitat dos cavalos-marinhos. O contato com uma grande variedade de espécies da vida marinha encanta adultos e crianças.

As águas do território de Ipojuca são uma atração à parte, e fugir do turismo que as envolve é perder uma grande oportunidade. Um dos passeios mais famosos é o trajeto que leva os turistas da Ilha de Santo Aleixo a Praia dos Carneiros. Você também tem a opção de conhecer novas piscinas naturais com os passeios de jangada.
Os sabores típicos

Ipojuca definitivamente não é um lugar para dietas, a culinária nordestina da região ganha seu toque autoral e caiçara, proporcionando cardápios deliciosos. Os pratos com base em frutos do mar são um espetáculo à parte, e podem ser apreciados nas inúmeras barraquinhas e restaurantes que recebem seus clientes com a brisa do mar.
Um conselho para turistas de primeira viagem: não deixem de experimentar o clássico peixe na telha ao molho de pitanga. Outras iguarias típicas da região que você não pode perder são o arroz de polvo, os petiscos de berbigão e o filé de pescada ao molho de uvas. Sem falar é claro, nas tradicionais lagostas, caranguejos e camarões diretos do alto mar.
Como chegar
A cidade de Ipojuca fica, aproximadamente, a 50 km ao sul da capital Recife, e existem diversos caminhos para chegar até ela. Você pode escolher o trem, que parte de Recife e vai até a cidade de Cabo, realizando uma troca de trens em Cajueiro Seco, e pegando um táxi em Cabo para chegar até Ipojuca.
Se preferir, você pode fazer esse trajeto todo de carro, ele leva apenas 40 minutos e promete uma paisagem linda de companhia. Mas para quem busca praticidade, o melhor mesmo é se hospedar diretamente em Porto de Galinhas, que possibilita também o percurso de carro ou ônibus, saindo de Recife com um baixo custo.
A cidade de Ipojuca tem em seu repertório algumas das praias mais bonitas do Brasil, e sua diversidade é perfeita para quem busca uma período de férias em família, com a galera e até mesmo em casal.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Submarino Viagens / Shutterstock. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário