Ipojuca, o paraíso de praias exuberantes

O nome Ipojuca vem do tupi guarani “Iapajuque”, que significa “água escura”, mas a realidade está bem longe de imitar as tradições da língua. Com piscinas naturais formadas pelos águas calmas e cristalinas, e corais de maré baixa, a cidade concentra uma grande faixa do turismo pernambucano, principalmente na prática do surf.

Foto: Reprodução | Prefeitura do Ipojuca

Englobando as praias mais incríveis do litoral pernambucano, com uma rede gastronômica tipicamente nordestina, passeios turísticos para toda a família, e uma programação noturna completa, Ipojuca precisa estar no roteiro da sua próxima viagem de verão.

As praias de Ipojuca
Foto: Reprodução | Destinos Imperdíveis

Porto de Galinhas apresenta o maior número de visitantes dentre as praias de Ipojuca, e dizem que quem se banha nas águas translúcidas daquela região, não escolhe outro lugar. E para quem não é muito fã do mar gelado, o intenso acúmulo de areia na região produziu, com o tempo, piscinas naturais com a temperatura perfeita para relaxar.

Foto: Reprodução | Cultura Mix

Para a galera do surf, Ipojuca oferece duas opções imperdíveis. Se você gosta de apreciar a vista depois de uma bateria de remadas, visite a Praia do Cupe, onde os coqueiros emolduram a paisagem de uma forma perfeita. Já para quem prefere curtir com os amigos, o ideal é aproveitar as barraquinhas e os petiscos da Praia de Macaraípe.

Foto: Reprodução | Cleferson Comarela/Wikipédia

Ipojuca oferece as melhores opções para aproveitar com as crianças. A Praia do Muro Alto oferece uma das maiores piscinas naturais da região. E se você busca tranquilidade, a Praia da Gamboa oferece uma visita quase privativa, com o mar calmo e cristalino, a região ainda é pouco visitada, mas um deleite aos olhos.

Foto: Reprodução | Portal Summerville Resort

Uma dica que pode entreter os mais diferentes viajantes é uma visita ao Projeto Hippocampus, que trabalha para preservar a vida, a reprodução e o habitat dos cavalos-marinhos. O contato com uma grande variedade de espécies da vida marinha encanta adultos e crianças.

Foto: Reprodução | Alisson Sá @EmFoco / Divulgação

As águas do território de Ipojuca são uma atração à parte, e fugir do turismo que as envolve é perder uma grande oportunidade. Um dos passeios mais famosos é o trajeto que leva os turistas da Ilha de Santo Aleixo a Praia dos Carneiros. Você também tem a opção de conhecer novas piscinas naturais com os passeios de jangada.

Os sabores típicos
Foto: Reprodução | Temporada Livre

Ipojuca definitivamente não é um lugar para dietas, a culinária nordestina da região ganha seu toque autoral e caiçara, proporcionando cardápios deliciosos. Os pratos com base em frutos do mar são um espetáculo à parte, e podem ser apreciados nas inúmeras barraquinhas e restaurantes que recebem seus clientes com a brisa do mar.

Um conselho para turistas de primeira viagem: não deixem de experimentar o clássico peixe na telha ao molho de pitanga. Outras iguarias típicas da região que você não pode perder são o arroz de polvo, os petiscos de berbigão e o filé de pescada ao molho de uvas. Sem falar é claro, nas tradicionais lagostas, caranguejos e camarões diretos do alto mar.

Como chegar

A cidade de Ipojuca fica, aproximadamente, a 50 km ao sul da capital Recife, e existem diversos caminhos para chegar até ela. Você pode escolher o trem, que parte de Recife e vai até a cidade de Cabo, realizando uma troca de trens em Cajueiro Seco, e pegando um táxi em Cabo para chegar até Ipojuca.

Se preferir, você pode fazer esse trajeto todo de carro, ele leva apenas 40 minutos e promete uma paisagem linda de companhia. Mas para quem busca praticidade, o melhor mesmo é se hospedar diretamente em Porto de Galinhas, que possibilita também o percurso de carro ou ônibus, saindo de Recife com um baixo custo.

A cidade de Ipojuca tem em seu repertório algumas das praias mais bonitas do Brasil, e sua diversidade é perfeita para quem busca uma período de férias em família, com a galera e até mesmo em casal.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Submarino Viagens / Shutterstock. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: