Porto Seguro, terra mãe do Brasil

Porto Seguro, esta cidade citada como terra mãe do Brasil, se situa no Sul do Estado da Bahia. Conhecida por ter sido a primeira vila fundada no país, no século XVI, esse caloroso município tem pouco mais de 146 mil habitantes e fica cerca de 710 quilômetros da Capital Salvador.

Foto: Reprodução | Rafael Rafael/Pixabay

Além disso, Patrimônio Histórico Nacional e Natural da Humanidade, Porto Seguro preserva muito bem, em seus quase quinhentos anos, suas riquezas naturais, culturais e arquitetônicas.

Devido a sua importância histórica, essa cidade é considerada um dos melhores destinos do nordeste. De fato, sua fama atrai centenas de turistas nacionais e internacionais, que querem conhecer em pessoa a herança colonial deixada durante os anos do descobrimento do Brasil.

Confira agora os lugares que você não pode deixar de visitar quando estiver passeando no berço do Brasil!

1. Centro Histórico
Foto: Reprodução | Divulgação

Ao passear pelo Centro Histórico, é fácil saber o que visitar dado que os seus atrativos estão sinalizados em todos os mapas turísticos da cidade. Contudo, para não correr o risco de perder algo marque com estrelinha:

– O Marco do Descobrimento foi o primeiro monumento trazido pelas caravelas portuguesas em torno de 1500. Assim sendo, foto imperdível para os amantes de história.

– A Igreja Nossa Senhora da Penha contém em toda sua construção, manifestações do período Barroco. Ademais, o seu interno abriga imagens Sacras, inclusive a imagem de São Francisco de Assis datada do século XVI, e uma torre em louça de Macau.

– A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia preserva a rara imagem do Nosso Senhor dos Passos. Outrossim, é que ela é considerada a igreja mais antiga do Brasil.

– A Capela São Benedito guarda as ruínas da primeira escola Jesuíta do país.

– A Casa da Câmara abriga o Museu de Porto Seguro e a Cadeia. O Museu não só retrata a vida indígena antes mesmo dos portugueses chegarem, como contém muitos artefatos usados pelas tribos brasileiras. Ao passo que, na parte inferior, fica a Cadeia,onde colocavam os presos da época.

– A Casa da Lenha era onde, devido a sua localização estratégica na beira do Rio Buranhém, se armazenavam os produtos que seriam embarcados nas caravelas.

Sem dúvida está parte histórica é riquíssima e relevante para a cultura e o legado do povo brasileiro.

2. Praia de Taperapuã
Foto: Reprodução | Divulgação/Portal Sectur

Nessa praia se manifesta a energia da cultura baiana. Tanto que é a mais requisitada de Porto Seguro.

A praia de Taperapuã é o lugar perfeito para quem procura muita curtição e agito durante o dia. Ela proporciona aos seus visitantes, uma estrutura espetacular: grandes barracas-restaurantes, muita música e shows animados para quem gosta de remexer o corpo. Os esportes como futebol e vôlei rolam solto na areia. Enquanto em suas águas claras, é possível desfrutar de passeios de banana-boat e caiaque.

Aqui os amantes de belas paisagens e diversão irão se deliciar. É inegável que a praia deTaperapuã oferece um misto de sensações prazerosas.

3. Passarela do Descobrimento
Foto: Reprodução | Beto Quissak/Wikimedia Commons

A Passarela do Descobrimento, popularmente conhecida como a “Passarela do Álcool”, é um dos lugares mais procurados no período noturno. Posto que ali estão os bares que servem bebidas, como o famoso drink do “capeta”. A verdade é que a Passarela é indicada para todo público, visto que dispõe de restaurantes dos mais variados estilos e gostos: dos mais sofisticados aos mais simples; dos que oferecem comidas típicas aos que servem pratos internacionais. Ali também ficam muitos vendedores de artesanato local.

4. Arraial d’Ajuda
Foto: Reprodução | Amanda Viaja

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro e é mais um daqueles pontos turísticos imperdíveis. Em Arraial, durante o dia, você consegue entrar em contato com a natureza, ao conhecer as praias e as trilhas do lugar. Anota aí:

– A Praia do Mucugê contém uma larga faixa de areia e muitas árvores que oferecem uma deliciosa sombra para se deitar e relaxar. Decerto é uma ótima opção de hospedagem também, dado que em sua orla tem ótimos hotéis, restaurantes e bares.

– A Praia da Pitinga com suas águas calmas e claras é perfeita para qualquer banhista. Sem contar que a sua paisagem é deslumbrante e fascina qualquer um que é apaixonado por natureza. Seus morros colorem as fotografias e engraçam as lembranças dos seus visitantes.

– A Praia do Taípe tem um acesso mais complicado, mas justamente por isso é o lugar ideal para você se afastar um pouco da multidão. Essa praia contém morros enormes e coloridos, que se revelam junto a nuance e tranquilidade do lugar. Sem dúvidas é um cantinho perfeito para fugir do agito da região e curtir um pouco de calmaria.

Em Arraial d’Ajuda há ainda outras lindas praias e atrações turísticas, como, por exemplo, o Eco Parque e a Praça Do Caminho Do Mar e a Rua do Mucugê.

5. Trancoso
Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

É considerado um dos lugares mais lindos do Nordeste brasileiro. Esse distrito de Porto Seguro fica bem no meio do estado da Bahia e é sede de uma estonteante beleza natural, contornada de história e cultura. Lá a culinária também é ótima e se situam aconchegantes pousadas.

Os principais pontos turísticos de Trancoso, são:

– O Quadrado, uma pracinha cartão postal. Conhecida por suas casinhas coloridas que englobam a beleza da cultura e da arte.

– A Vila de Caraíva, restrita a pedestres, tem suas ruas de terra ladeadas por lindas casetas.

– A Praia do Espelho é tida como uma das mais belas. Essa praia ostenta sombras de coqueiros e coloridos corais para os praticantes de snorkel.

– A Praia do Rio Barra é outro local de importância histórica, enquanto foi citada na famosa carta de Pero Vaz de Caminha na época do descobrimento – motivo que atrai muitos turistas. Suas águas claras são ótimas para quem gosta de mergulhar.

Enfim, se você quer conhecer bem essa região e se maravilhar com a sua história e paisagem, não pode deixar de visitar estes pontos turísticos de Porto Seguro!

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Assistente de Viagem. Foto de Portada Mineiros na Estrada. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: