Descubra o que fazer em Montego Bay, na Jamaica

Montego Bay ou MoBay fica na costa noroeste da Jamaica, a 140 km de distância da capital Kingston. É uma cidade de grande importância turística, com praias surreais, natureza exuberante, construções históricas, vida noturna e o maior porto da região, que recebe cruzeiros vindos do mundo inteiro.

Há muito o que fazer em Montego Bay, conheça suas principais praias, sítios centenários, passeios em meio à floresta tropical, onde comer os pratos típicos da Jamaica, onde se hospedar e lugares para fazer compras.

Documentos necessários para viajar

Brasileiros não precisam de visto para visitarem a Jamaica, porém outros documentos devem ser providenciados antes do embarque. São eles:

  • Passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de ingresso no país;
    Seguro viagem.
  • Cartão internacional de vacinação comprovando que você está imune contra febre amarela (veja como emitir o documento pela internet).
  • Comprovante de hospedagem (pode ser do Booking ou do Airbnb).
  • Alerta relativo à COVID-19: os requisitos de viagem estão mudando rapidamente, incluindo a necessidade de testes com resultado negativo antes da partida e de quarentena logo após a chegada.
Melhor época para ir a Montego Bay

A Jamaica tem um clima tropical, com verão quente e úmido e inverno menos quente, porém mais seco. A temperatura média anual varia entre 23°C e 32°C, então dificilmente você passará frio na cidade.

Em relação ao período de chuvas, a Jamaica está na rota de furacões do Caribe, que vai de junho a meados de novembro. Portanto, a melhor época para ir a Montego Bay é entre dezembro e abril, meses em que chove menos.

O que fazer em Montego Bay

Não falta o que fazer em Montego Bay! A cidade é o paraíso para quem gosta de praias calmas, mar cristalino e dias ensolarados. Há opções para todas as idades e orçamentos.

Doctor’s Cave Beach
Foto: Reprodução | Divulgação/Pinterest

Contam que Doctor’s Cave Beach ganhou esse nome nos anos 1920, quando um osteopata britânico visitou o local e afirmou que a água desta praia possuía propriedades medicinais curativas, o que acabou atraindo cada vez mais visitantes e fez com que o turismo na região crescesse exponencialmente.

Por ser um ponto turístico recomendado em todos os guias de viagens, é natural que a praia fique lotada durante a alta temporada e nos dias de chegada de cruzeiros, o que não compromete sua beleza, mas atrapalha o sossego de quem só quer um lugar para relaxar.

Cornwall Beach
Foto: Reprodução | Gites

Cornwall Beach sempre foi uma alternativa à badalada Doctor’s Cave, que fica a apenas cinco minutos de caminhada. Pagando uma quantia simbólica era possível ter acesso a estacionamento, vestiário, banheiro, aluguel de espreguiçadeiras, bares e restaurantes, mas essa fonte de lazer e trocas culturais secou quando foi comprada por uma rede de resorts que agora cobra uma taxa altamente restritiva para quem quiser botar os pés na água e admirar essa obra de arte da natureza.

Você pode escolher entre tentar entrar sorrateiramente nadando desde a praia vizinha ou pagar a taxa do day use que dá direito a comidas e bebidas ilimitadas.

Dead End Beach
Foto: Reprodução | Divulgação/Pinterest

Dead End Beach fica na parte de trás do Aeroporto Internacional Sangster e aviões podem ser vistos pousando muito perto das pessoas, assim como na famosa Praia Maho em St. Maarten, onde fica o Aeroporto Internacional Princesa Juliana.

Diferente das praias anteriores, nesta não há banheiros e nem espreguiçadeiras disponíveis para aluguel, mas há barraquinhas e restaurantes por perto. Pode apostar que você não vai precisar de nada além disso.

Walter Fletcher Beach & Aquasol Theme Park
Foto: Reprodução | Divulgação/Impulse Travel

Se estiver procurando o que fazer em Montego Bay com crianças, coloque o Aquasol Theme Park no topo da lista. Ele abriga a Walter Fletcher Beach, que passou alguns meses fechada, mas reabriu ao público recentemente mais bela do que nunca.

Foto: Reprodução | Loop Jamaica

Possui águas tranquilas, perfeitas para passeios de barco, banana boat e jet-ski e favoráveis à prática de snorkeling e mergulho. Dentro do parque a criançada pode se divertir com mesas de pingue-pongue, toboáguas e corridas de kart, coisas que você não encontrará em nenhuma outra praia de Montego Bay.

Tropical Bliss
Foto: Reprodução | Jamaican Treasures

Depois que a Cornwall Beach foi engolida por uma rede de resorts, a população de Montego Bay ficou carente de opções de praias públicas e baratas para frequentar nos dias de folga. Foi aí que um grupo de empreendedores locais teve a ideia de criar o Tropical Bliss, um espaço à beira-mar com área de lazer, gastronomia e programação cultural.

Para quem busca o que fazer em Montego Bay fora do circuito clichê, o Tropical Bliss é um lugar imperdível. Também é um dos poucos espaços da cidade adaptados para cadeirantes e com gerente poliglota que pode intermediar a comunicação entre turistas estrangeiros e funcionários jamaicanos.

Martha Brae River
Foto: Reprodução | Things to do in Jamaica

Martha Brae é um dos maiores rios da Jamaica e embora esteja isolado em meio à floresta, fica a poucos minutos do centro da cidade.

São aproximadamente 90 minutos de passeio a bordo de uma jangada de bambu ao longo do rio Martha Brae. As águas são calmas e a jangada bastante estável, então não há o que temer. É só se acomodar, relaxar e observar a natureza.

O passeio inclui uma visita ao “Miss Martha’s Herb Garden“, um jardim que abriga inúmeras espécies de plantas com propriedades medicinais e curativas. O único ponto negativo é a insistência dos vendedores de artesanato que aparecem no fim do tour, mas a essa altura do campeonato você já estará treinado a se desvencilhar deles.

Rose Hall
Foto: Reprodução | Divulgação/GetYourGuide

Rose Hall Great House é a Casa Grande de uma antiga plantação de cana-de-açúcar cercada de lendas e histórias macabras. Esse é um dos pontos turísticos de Montego Bay que você só pode visitar se não tiver medo de fantasmas, espíritos e forças sobrenaturais.

O passeio guiado conta as histórias sinistras da vida de Annee Palmer, mais conhecida como “A Bruxa Branca“, que matou três de seus maridos e outros tantos escravos e amantes. O túmulo dela está na área externa da casa e os mais sensitivos contam que seu espírito ainda assombra o casarão. Na loja de souvenires, inclusive, são vendidas fotos com supostas aparições do fantasma de Annee.

É possível fazer o tour durante o dia, mas se você for corajoso de verdade, é melhor fazê-lo à noite, à luz de velas, que cria uma atmosfera muito mais assustadora.

Cinnamon Hill Great House
Foto: Reprodução | Divulgação/Pinterest

Construído em 1700, Cinnamon Hill não figura entre os principais pontos turísticos de Montego Bay, mas pode ser um passeio interessante para aprender sobre a história do país e das personalidades que nele viveram. A única forma de visitá-la atualmente é fazendo o tour guiado, cujos ingressos podem ser comprados no site da Rose Hall Great House ou na bilheteria dessa mesma casa.

Cinnamon Hill Great House também é uma remanescente do ciclo do açúcar da Jamaica. Daquele período ficaram apenas um aqueduto e um antigo moinho para contar a história, o motivo que traz turistas do mundo inteiro a este local é outro: Johnny Cash!

O lendário cantor de country music nascido no Tennessee, Estados Unidos, viveu com sua esposa durante décadas nesse casarão e muitos de seus móveis, instrumentos musicais e objetos pessoais ainda podem ser visto durante o tour, que reconta a vida de Johnny Cash como uma pessoa comum, não como um astro da música. Um passeio que fã nenhum pode perder!

Montego Bay Cultural Centre
Foto: Reprodução | Portal Montego Bay Cultural Centre

Inaugurado em 2014, o Centro Cultural de Montego Bay é uma rica fonte de informação sobre a história do país e da cultura Rastafári, que desperta interesse em tantos turistas principalmente pelo uso da cannabis como erva espiritual. O passeio guiado traz luz acerca da cultura local, rompendo preconceitos e mostrando que há fundamentos por trás da religião que alguns acreditam ser apenas um estilo de vida de quem não quer nada com a dureza.

Além das exposições e galerias, no Centro Cultural você uma loja de lembrancinhas e um bistrô cujo cardápio é recheado de pratos jamaicanos deliciosos.

Rastafari Indigenous Village
Foto: Reprodução | Visit Jamaica

O movimento Rastafári nasceu na Jamaica na década de 1930 e ficou conhecido mundialmente através de cantores famosos como Bob Marley, Jimmy Cliff e Peter Tosh, adeptos dessa religião.

O passeio que leva à Rastafari Indigenous Village é uma oportunidade única de experimentar esse estilo de vida e aprender mais sobre seus valores de preservação da natureza e desapego material.

O guia mostra os alimentos usados como base na dieta vegana dos rastas, apresentando as propriedades medicinais de cada legume, verdura, erva e tempero. Eles acreditam que a cura vem da natureza e se recusam a tomar remédios produzidos em laboratórios.

Para fechar o passeio, os visitantes participam de um momento de meditação e de música, onde os anfitriões entoam o “Satta Massagana“, uma espécie de mantra. Antes de ir embora você pode comprar produtos artesanais, acessórios, roupas e até remédios, todos feitos ali na aldeia como forma de angariar fundos para a manutenção daquele espaço que mantém viva a cultura rasta.

Ahhh Ras Natango Garden
Foto: Reprodução | Pinterest

Mais um passeio para quem procura o que fazer em Montego Bay fora do circuito turístico convencional. Ras Natango é um reduto de paz nas colinas de St. James, cercado por floresta tropical, com mais de 50 espécies de samambaias, orquídeas, bromélias, árvores frutíferas e outras plantas exóticas.

Quem mantém a propriedade é Ian Williams (mais conhecido como Ras Natango), sua esposa Tamika e a filha Ayale, que juntos transformaram esse lugar tranquilo em um jardim botânico, ateliê, galeria de arte e restaurante. O negócio familiar cresceu tanto que hoje emprega dezenas de pessoas da região!

Foto: Reprodução | Divulgação/Facebook

As obras de arte criadas por Ras Natango já foram vendidas para 17 países. Algumas peças também embelezam resorts de luxo em Montego Bay, como o RIU e Half Moon. Sua arte é inspirada na natureza, na cultura e na vida jamaicana. Vale a pena conferir!

O que e onde comer em Montego Bay
Foto: Reprodução | Divulgação

A culinária jamaicana é rica em cores e sabores. Felizmente ela tem certa similaridade com a cozinha brasileira, baseada em arroz, feijão, legumes e carne, o que diferencia as suas são as especiarias utilizadas no tempero e a forma de preparo.

Entre os pratos típicos da Jamaica que você não pode deixar de experimentar durante a viagem, podemos destacar: jerk chicken, patties, callaloo, gizzada e especialmente o ackee and saltfish, que eu não vou dizer exatamente o que é para você não torcer o nariz antes de provar.

Compras em Montego Bay
Foto: Reprodução | The culture Trip

As principais áreas comerciais da cidade e os craft markets mais completos ficam na área central de Montego Bay. A começar pela “Hip Strip“, nome popular da Avenida Gloucester, que vai do Harbour Beach Park até Avenida Gloucester. Lá você encontra lojas de artesanato, roupas de grife, cafés, restaurantes, boate e tudo mais que você possa precisar para a sua viagem.

O mercado de artesanatos mais popular da cidade é o da Harbour Street, que ocupa três quarteirões. Lá você encontra roupas, instrumentos musicais, esculturas, pinturas, lembrancinhas, peças de madeira, bolsas de palha e mais uma infinidade de produtos feitos à mão.

Barganhar é fundamental! Eles não gostam de perder nenhuma venda, jogam os preços nas alturas para ver se cola e já esperam que os clientes negociem os valores.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viajei Bonito. Foto de Portada Foto: Divulgação/Melhores Destinos. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: