Mallet e suas tradições européias

Localizada no Centro-Sul do Estado do Paraná, Mallet é uma típica cidade influenciada pela colonização ucraniana e polonesa, tão presente nesta região. Além dos povos eslavos, alemães e italianos também colonizaram a região, tornando a cidade de quase quinze mil habitantes, um pedaço da Europa em terras brasileiras.

Foto: Reprodução | Mapio

Terra de gente hospitaleira e amável, Mallet tem na preservação da sua cultura uma de suas grandes marcas, através da gastronomia, do folclore e da religiosidade dos moradores, que guardam as tradições de seus antepassados, responsáveis pela fundação e construção do município, há pouco mais de um século.

Foto: Reprodução | Divulgação/Portal Férias

Já na chegada à cidade, que está distante 230 km da capital, Curitiba, percebe-se a influência da imigração polonesa e ucraniana, principalmente na arquitetura. Uma das atrações permanentes é o Circuito Polonês-Ucraniano de Turismo Rural, onde o visitante poderá conhecer de perto detalhes das construções e da gastronomia típica, além de passar por cachoeiras, grutas, pequenas propriedades rurais, lojas de artesanato, charmosas cantinas e pontos de degustação e venda de produtos locais.

Foto: Reprodução | Página Rural

O principal festejo da cidade é a Festa do Kiwi, que acontece sempre nos mês de abril, e que além da comercialização em grande escala da fruta exótica, traz atrações regionais e nacionais, além da tradicional escolha da rainha e apresentação de grupos folclóricos. Em junho, outra celebração movimenta a cidade, a Festa do Colono, voltada para a produção local.

Foto: Reprodução | Panorama do Turismo

Acolhedora, simpática e pacata, Mallet também é conhecida pela facilidade em encontrar pratos típicos, como o pirogue, pastel cozido típico polonês, que pode ser recheado com requeijão caseiro ou batata, e servido com molhos diversos. Além dessa iguaria típica, Mallet reserva uma série de surpresas gastronômicas de outras etnias, e pode ser visitada a qualquer época do ano. Entretanto, no inverno, que costuma ser rigoroso na região, a cidade ganha um charme a mais e tem ressaltada sua atmosfera europeia.

Foto: Reprodução | Prefeitura de Mallet

Nos meses de maio a julho, é possível encontrar em abundância outro produto típico da região, o pinhão, que servido cozido, assado ou ainda sapecado na brasa, só é encontrado na região Sul do país e se constitui num dos principais atrativos para os dias frios.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Bem Paraná. Foto de Portada Divulgação/The Cities. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: