Lugares ao ar livre para curtir em São Paulo

Por ter uma infinidade de opções culturais, gastronômicas e de lazer, São Paulo é a cidade ideal para todos os tipos de viajantes. E isso inclui aqueles que amam o contato com a natureza, claro. Sabe por quê? A capital paulista também é lotada de lugares para curtir muito ao ar livre.

Sendo assim, se você ama fazer exercícios, piqueniques ou passear com seus bichinhos de estimação, por exemplo, e mora ou está de passagem por Sampa, este post é perfeito pra você. Ah, mas, antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar um ponto: fique sempre atento aos horários de funcionamento de cada um desses lugares, viu? Eles mudam com bastante frequência, visto que seguem os decretos publicados pelo governo estadual.

1. Parque da Independência
Foto: Reprodução | Viva Decora

A primeira opção da lista é pra lá de histórica: fica na Colina do Ipiranga, às margens do riacho onde Dom Pedro I declarou a independência do Brasil. Para completar, Parque do Ipiranga está em frente ao emblemático Museu do Ipiranga e é repleto de jardins e bosques. Perfeito para curtir um dia em uma vibe bem tranquila, ali é possível fazer caminhadas, brincar com pets e andar de skate, patins e bicicleta. Aliando história, lazer e natureza, conta com canteiros de rosas, pinheiros, palmeiras, azaleias, buxos, topiarias e muitas outras espécies de plantas. Então já sabe, né? Aproveite para garantir boas fotos.

Funcionamento durante a pandemia: das 6h às 18h, todos os dias. (a confirmar)

2. Parque Estadual da Cantareira
Foto: Reprodução | Rafael Vianna Croffi

Patrimônio da Unesco, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical nativa de todo o mundo. Abrigando diversos tipos de plantas e animais em extinção, é o habitat de jaguatiricas, gatos-do-mato, bugios e macucos. Cheio de trilhas com diferentes níveis de dificuldade, um museu e anfiteatro, ao todo são quatro núcleos de visitação: Águas Claras, Engordador, Cabuçu e Pedra Grande. Se o que você está procurando são lugares ao ar livre, então esse aqui precisa entrar pra sua listinha.

Funcionamento durante a pandemia: de quarta-feira a domingo, das 10h às 13h, com permanência até as 14h (a trilha da Pedra Grande segue o mesmo horário). Os ingressos custam R$ 16 e podem ser comprados na bilheteria do parque. Pagamento somente em dinheiro.

3. Parque Ibirapuera
Foto: Reprodução | Divulgação/iStock

Esse aqui todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu falar! Uma das mais importantes áreas de lazer e cultura da cidade, o Parque Ibirapuera tem quase 2 mil km², extensão preenchida por ciclovias, quadras iluminadas, pistas de corrida e muita, mas muita área verde. Fora isso, é um verdadeiro complexo arquitetônico, com obras assinadas pelo lendário Oscar Niemeyer. São elas: Palácio das Exposições, Palácio dos Estados, Palácio das Nações (sede do Museu Afro Brasil), Palácio das Indústrias, Auditório Oscar Niemeyer, Museu de Arte Moderna (MAM) e o Palácio da Agricultura.

E tem mais! O parque compreende, ainda, o planetário e o Pavilhão Japonês, excelentes opções culturais. Também merecem destaque o Monumento às Bandeiras e o Obelisco, ambos em frente ao parque, e o ginásio externo, sede de shows e apresentações esportivas.

Em outras palavras, o Ibira é perfeito para curtir bons momentos ao lado da família, de amigos ou na companhia do seu pet. Isso sem mencionar que é um dos principais pontos turísticos de Sampa!

Funcionamento durante a pandemia: das 6h às 18h, todos os dias.

4. Parque Villa-Lobos
Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

Este parque também é muito bem equipado, apresentando ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica e pistas de cooper e street basketball. Portanto, é ideal para a prática de atividades físicas e também para quem curte contato com a natureza, já que dispõe de um bosque com espécies de Mata Atlântica, o qual auxilia na preservação do meio ambiente. Quer mais? Pois saiba que no parque também são realizados shows e outros eventos direcionados a diversos tipos de público. Isso significa que é fácil, fácil encontrar algo ali que seja a sua cara.

Funcionamento durante a pandemia: das 6h às 18h, todos os dias.

5. Horto Florestal
Foto: Reprodução | São Paulo Saudável

Na zona norte de São Paulo, o Parque Estadual Albert Loefgren, ou Horto Florestal, é mais um importante espaço de lazer e cultura da cidade. Palco para alguns eventos, a enorme área verde, próxima, inclusive, ao Parque Estadual da Cantareira, é outra opção imperdível de lugares ao ar livre. Aproveite para fazer piquenique, praticar algum esporte em suas pistas de corrida ou simplesmente utilizar os equipamentos de ginástica. O parque conta com o Museu Florestal e alguns lagos, bem como com as sedes da Polícia Militar e da Polícia Florestal do estado.

Funcionamento durante a pandemia: das 6h às 18h, todos os dias.

6. Parque do Carmo
Foto: Reprodução | Projeto São Paulo City

Segundo maior parque urbano de São Paulo e protagonista da famosa Festa das Cerejeiras, realizada todos os anos no início de agosto. Quando as cerejeiras estão desabrochadas, verdadeiras multidões se dirigem ao local para apreciar o belo espetáculo. Situado na zona leste da cidade, o Parque do Carmo tem planetário, Museu do Meio Ambiente, lagos, pistas, ciclovias, churrasqueiras, playgrounds e campos de futebol. Enfim, é um legítimo refúgio para quem busca por entretenimento a céu aberto.

Funcionamento durante a pandemia: das 8h às 18h, todos os dias.

7. Parque da Água Branca
Foto: Reprodução | Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Com atrações para todas as idades, o Parque da Água Branca tem uma estrutura e tanto, incluindo um aquário, brinquedoteca e espaço reservado para a melhor idade, bem como é a casa de alguns animais, como galinhas, gansos e patos, que chamam a atenção do público. Por ficar perto de diversos pontos turísticos, como o Memorial da América Latina, o estádio Allianz Parque, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e o Villa Country (casa noturna para fãs de música sertaneja), dá para combinar a visita ao parque e outros passeios em um único dia.

Funcionamento durante a pandemia: das 6h às 18h, todos os dias.

8. Jardim Botânico
Foto: Reprodução | Shutterstock

Ao contrário dos parques citados anteriormente, muito procurados por moradores e visitantes, o Jardim Botânico costuma ser bem tranquilo. Recanto de bem-estar e sossego, presenteia os visitantes com lindas paisagens e lagos. Também oferece algumas trilhas, que estreitam ainda mais o contato com a natureza e intensificam os sons vindos das árvores, as quais são habitadas por bugios (espécie de macaco) e bichos-preguiça, por exemplo. Portanto, mantenha os ouvidos e os olhos apurados, pois a qualquer momento pode se deparar com um desses bichinhos.

Funcionamento durante a pandemia: das 9h às 17h, de terça-feira a domingo.

9. Praça Pôr do Sol
Foto: Reprodução | Alf Ribeiro/Shutterstock

Você também é um dos amantes do pôr do sol? Se a resposta for sim, maravilha, porque esse é um dos melhores endereços para se estar durante o crepúsculo. Situada no bairro do Alto de Pinheiros, a praça costuma ser bem movimentada e descortina uma linda vista do horizonte, tendo como uma de suas características a atmosfera descontraída. Por isso, vale a pena fotografar o contraste desse fenômeno natural com os prédios e as árvores ao redor.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Viajanet. Foto de Portada IStock/@alffoto. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: