Quinze pontos turísticos de Fortaleza no Ceará

Fortaleza é a cidade principal para se hospedar e desvendar o melhor do Ceará. Inclusive para quem quer ir ao Beach Park. Mas, vale a pena deixar se surpreender pelos pontos turisticos de Fortaleza. A cidade transpira arte e cultura cearense, tem opção de entretenimento para todos os dias e uma simpatia empolgante.

O ponto de partida para os passeios depende do local da hospedagem. Contudo, boa parte dos pontos turisticos de Fortaleza estão próximos da Avenida Beira Mar. O que ajuda em um passeio mais independente, claro, mas se precisar de guias, as visitas guiadas são excelentes opções. Os guias locais são uma atração à parte, com informações valiosas e piadas peculiares. Confira os principais pontos turísticos de Fortaleza que você não pode perder:

1) Ponte dos Ingleses e Espigão de Iracema
Foto: Reprodução | Wikimedia Commons/Governo Federal Brasileiro

Apesar de ser um ponto principal para apreciar o pôr do sol, a cidade e sentir a força das ondas. A Ponte dos Ingleses segue fechada. A reforma prevista para 2018 não aconteceu e, infelizmente, um ponto turístico de Fortaleza está esquecido por agora.

Foto: Reprodução | Flickr/David Bank

Mas, não desanime, o pôr do sol está garantido no Espigão de Iracema. As praias de Fortaleza possuem mais de 10 espigões. O ponto tem calçamento e infraestrutura. Opção perfeita para admirar a cidade e fazer uma caminhada tranquila sentindo a brisa do mar. E, claro, vibrar o até logo do sol.

Rua dos Tabajaras, 325, Praia de Iracema. Av. Beira Mar, 805-945, Praia de Iracema

2) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Foto: Reprodução | Divulgação/Siará News

Ponto de encontro da arte e cultura cearense, o Centro Dragão do Mar é incrível. Além da beleza singular do complexo, há uma rica programação, normalmente gratuita ou a preços populares.

A arquitetura moderna, inaugurada em 1999, é um contraste à parte por estar tão próximo de casarões históricos. O espaço abriga o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. Sem contar a galeria de arte, salas de cinema, teatro, anfiteatro, auditório, área verde e um planetário.

É um ponto turístico de Fortaleza que vale a pena separar um dia inteiro. Para uma experiência completa.

Uma curiosidade: o nome homenageia Francisco José do Nascimento, jangadeiro, pescador e abolicionista. Transformado no lendário Dragão do Mar, Francisco paralisou por três dias, o mercado escravista no porto de Fortaleza.

3) Mercado Central de Fortaleza
Foto: Reprodução | Prefeitura de Fortaleza

Fundado em 1809, o Mercado Central de Fortaleza foi criado para vender carne, frutas e verduras se transformou no decorrer da história. Atualmente, o edifício com 559 lojas distribuídas em quatro andares, fica ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Considerado o maior mercado do nordeste, é um dos pontos turísticos de Fortaleza para comprar variedade de produtos regionais. Entre eles os bordados, rendas, artesanatos, cachaças e castanhas.

Aqui vai do agrado de cada um, o passeio, para olhar todas as lojas pode durar um dia inteiro. Mas, olhadas rápidas também são produtivas. O Mercado é bem amplo, com ótima vista geral e as lojas são parecidas umas com as outras.

Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro

De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h. Aos Sábados das 8h às 17h e Domingos das 8h às 13h.

4) Catedral Metropolitana de Fortaleza
Foto: Reprodução | VG Fun

Próxima do Mercado Central, a Catedral Metropolitana de Fortaleza levou 40 anos para ser construída. Em estilo gótico romano foi inaugurada em 1978.

O projeto do engenheiro francês George Mounier é imponente. A representação dos santos nos vidros coloridos capta nossa atenção. Uma composição incrível com os arcos e as folhas esculpidas nos pilares.

Apesar de ser um dos pontos turísticos de Fortaleza muito importante, a Catedral está precisando de restauração e mais cuidado. Ainda bem que sua beleza resiste.

Rua Sobral, 01 – Centro.

De Segunta a Sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h. Aos Sábados das 8h às 12h

5) Fortaleza Nossa Senhora da Assunção
Foto: Reprodução | Fretvans

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção foi construída pelos portugueses em 1812. Considerado o marco de surgimento da capital cearense, de onde recebe o nome, é um ponto turístico de Fortaleza interessante.

O capitão Martim Soares Moreno iniciou a ocupação e serviu de inspiração para José de Alencar em “Iracema”. Atualmente rodeada por prédios do centro da cidade, a Fortaleza esteve cercada de águas e testemunhou batalhas portuguesas e holandesas.

A base do Comando da 10ª Região Militar fica nela, mas algumas áreas estão abertas para visitação. O soldado de plantão orienta quais os lugares permitidos, quem sabe, até consiga uma visita guiada.

Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro

Consultar horários de visitação |De Segunda à Sexta-feira das das 8h às 16h e aos Sábados, das 8h às 12h.

6) Centro de Turismo do Ceará
Foto: Reprodução | Mariana Viaja

O Centro de Turismo do Ceará é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a primeira cadeia pública do Ceará. Por esta razão, as lojas estão nas antigas celas. Há uma rica variedade de artesanato local, com praça de alimentação e o Museu de Arte e Cultura Popular.

Próximo do Mercado Central, dá para visitar logo em seguida, isto porque os itens são bem parecidos. Vale a pena pela curiosidade do prédio histórico.

Senador Pompeu, 350, Centro

De Segunda à Sexta-fera das 8h às 17h30. Aos Sábados, das 8h às 15h e aos Domingos, das 8h às 12h

7) Praça dos Mártires
Foto: Reprodução | Wikimedia Commons/Paul R. Burley

A Praça dos Mártires, surgiu em 1864, ganhou vários nomes e foi apelidada de Passeio Público. Era o ponto de encontro da sociedade fortalezense. Porém, cada classe social andava “na sua parte” da praça.

Atualmente, é um espaço democrático e charmoso, sendo a primeira praça da cidade a receber internet gratuita. Possui bares, restaurantes, música ao vivo e apresentações aos finais de semana.

O passeio, no centro de Fortaleza, tem pegada de interior e ainda presenteia com a árvore centenária Baobá.

Rua Doutor João Moreira, Centro

8) Museu do Ceará
Foto: Reprodução | Wikimedia Commons/Nakinn

Entre a Praça dos Leões e a Praça do Ferreira, a da torre com um relógio, fica o Museu do Ceará. O prédio, em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1871, e se transformou no primeiro Museu Oficial do Estado em 1932.

São cerca de 13 mil peças entre elas pinturas, fotografias, relíquias indígenas e cordéis. A força da referência regional pode ser admirada na primeira planta da capital e até no punhal usado por Lampião. É um ponto turístico em Fortaleza repleto de arte e cultura, com opção de visita guiada.

Rua São Paulo, 51, Centro (Gratuito). De Terça-feira à Sábado, das 9h às 17h.

9) Teatro José de Alencar
Foto: Reprodução | Wikimedia Commons/Portal da Copa/Embratur

Inaugurado em 1910, o Teatro José de Alencar é um teatro-monumento arquitetônico neoclássico, dividido em dois blocos.

As pinturas no teto são realçadas pela vivacidade dos vitrais. Dos pontos turísticos de Fortaleza é nesse que tudo respira teatro. O pátio interno e jardim suportam apresentações ao ar livre. O jardim, projetado pelo paisagista Burle Marx, possui mais de 50 tipos de plantas.

Vale a pena conferir esse ponto turístico de Fortaleza e se há alguma programação interessante no período da sua viagem. Ou, aproveitar a visita guiada (R$6): Terça a Sexta-feira: 9h, 10h, 11h – 14h, 15h, 16h e 17h ; aos Sábados: 14h, 15h, 16h e 17h e Domingos: 14h, 15h e 16h.

Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro

10) Mercado dos Pinhões
Foto: Reprodução | Siará News

Em estrutura de ferro pré-fabricada, vinda da França, já foi até Mercado de Carne. O Mercado dos Pinhões atrai por oferecer estilos diferentes de música e manifestações culturais no decorrer da semana.

A gastronomia dos bares e restaurantes consegue ir da caseira para mais requintada, com preços atraentes.

Praça Visconde de Pelotas, 41, Centro. De Quinta-feira à Sábado, das 18h às 22h.

11) Feira de Artesanato
Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

São quase trinta anos de história, barraquinhas de artesanato local que se estendem pelo calçadão da Av. Beira-Mar. Quando o sol começa a partir, as barracas começam a surgir.

Dá para passear, olhar, comprar e até experimentar comidas. Se você não tiver tempo para ir ao Mercado Central ou Centro de Turismo, compensa ir na Feira de Artesanato. Pelo menos assim, conseguirá conhecer mais do trabalho regional e ainda compra umas castanhas.

Av. Beira Mar, s/n, Praia Meireles. Diariamente, por volta das 17h às 23h

12) Estátuas de Iracema
Foto: Reprodução | Pinterest/Talita Sales

O romance Iracema de José de Alencar é, de uma forma ou outra, muito lembrado em Fortaleza. A heroína Iracema se torna cinco pontos turísticos de Fortaleza, representada em estátuas distintas.

A primeira estátua Iracema, feita em 1965 pelo pernambucano Corbiniano Linsa, fica na praia do Mucuripe. A heroína está acompanhada do marido, filho e o fiel cachorro.

Já o cearense Zenon Barreto deixou na praia de Iracema, em 1995, a Iracema Guardiã. Esculpida em ferro, em cor bronze, em posição de batalha, fica incrível quando refletida pelo sol. O letreiro turístico do Ceará fica ao lado.

Em 2002, o cearense Descartes Gadelha enfeitou a frente do Rotary Club Fortaleza com uma Iracema posicionada acima de um globo do Mundo.

Na Lagoa da Messejana, faz parte da bacia do Rio Cocó, está a quarta Iracema. Feita em 2004, pelo artista Alexandre Rodrigues, vencedor de um concurso cultural local.

Francisco Zanazanan esculpiu Iracema em resina de acrílico, revestida de cristais, em 2005 e está no Palácio Iracema.

13) Mercado dos Peixes
Foto: Reprodução | O Povo Online

O Mercado dos Peixes surgiu na década de 60 para facilitar a vida dos pescadores. De cara nova, os três corredores paralelos possuem pequenas peixarias e bares. Sendo um ponto turístico em Fortaleza ideal para amantes de peixes e frutos do mar frescos.

Os valores são animadores e é possível escolher entre, levar para casa ou preparo simples e típico dos pescadores. Ainda rola música e até forró no final da tarde.

Av. Beira-Mar, 3998, Mucuripe. Diariamente, das 5h às 22h (os horários das peixarias e bares podem variar)

14) Itapariká – Parque Aquático
Foto: Reprodução | Divulgação/Pinterest

Se está com a criançada, vale a pena ir até a Praia do Futuro e ficar nas barracas do Parque Aquático Itapariká. A barraca beira-mar, fundada em 1983, cresceu e apareceu. É um restaurante repleto de deliciosas opções gastronômicas, servidas em 300 mesas espalhadas pelo complexo.

Os coqueiros mantém a frescura deste ponto turístico de Fortaleza, além de preservar a beleza natural. Para completar, desde 2005, tem um parque aquático de uso exclusivo para crianças de até 12 anos. São três piscinas, oito brinquedos, monitores e salva-vidas. Uma boa opção para pais ansiosos por um pouco de tranquilidade.

Vale a pena se organizar e chegar cedo, pois não há cobrança de entrada, nem consumação mínima ou couvert artístico. Apenas o parque tem entrada.

Av. Zeze Diogo, 6801, Praia do Futuro. Diariamente, das 8h30 às 16h30

15) Espaço Cultural UNIFOR
Foto: Reprodução | Divulgação/UNIFOR

Quando sentir que já conheceu tudo, ou simplesmente desejar algo diferente. Vá ao Espaço Cultural UNIFOR, localizado na Universidade de Fortaleza. Cerca de meia hora da Praia de Iracema, é um ponto turístico em Fortaleza que tem ganhado atenção.

Não à toa, o prédio de 1988 é a casa de exposições importantes com abordagens da história do Brasil. Os artistas internacionais também são representados. Com direito a DiCavalcanti, Anita Mafalti e até Volpi, as exposições estão sempre se atualizando.

No final, faça uma parada no aconchegante Café das Artes. Ao lado do Espaço Cultural, a sombra e brisa da natureza deixam o deque do Café preguiçosamente confortável.

Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz (gratuito) | De Terça à Sexta-feira das 9h às 19h. Aos Sábados e Domingos, das 10h às 18h.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Dicas de Viagem. Foto de Portada Wikimedia Commons/Governo Federal Brasileiro. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: