Conheça as principais belezas naturais de Itacaré

Itacaré, localizada na chamada Costa do Cacau ao Sul do estado da Bahia a 72 km de Ilhéus. Uma região emoldurada pela Mata Atlântica com praias desertas e paradisíacas. Todo esse cenário conta com cachoeiras, lagoas e manguezais, tornando um destino completo para todos os tipos de perfis, descanso, ecoturismo, lazer e esporte.

O que fazer em Itacaré

Você precisa de sossego e de um lugar tranquilo para descansar? Então, vai amar as praias e cachoeiras. Mas, se você for daqueles que preferem agito e animação, certamente vai gostar do centrinho dessa cidade perfeita. Independente do seu gosto, Itacaré promete agradar a todos. Conheça as atrações principais:

1. Praia da Tiririca
Foto: Reprodução | Viagem Preferida

A praia da Tiririca é o local ideal para quem ama surfar. As ondas são enormes e a água possui uma temperatura bem agradável. Você poderá caminhar ao longo da areia ou alugar uma cadeira de praia para tomar uma água de coco. Além disso, é possível fazer aulas de surf pela região. Aliás, é nesse lugar que ocorrem diversas competições de surf, que atraem muitos visitantes durante o ano.

2. Cachoeira do Cleandro
Foto: Reprodução | Divulgação/Pinterest

Conhecida como Rio do Engenho, a Cachoeira do Cleandro fica bem pertinho das principais praias de Itacaré. A trilha é considerada leve e, para alcançar a parte do rio, é necessário passar pelo mangue. Muitas pessoas visitam o local para ver o pôr do sol, admirar a natureza ou simplesmente se refrescar nas águas. Mas, antes de ir, contrate um guia turístico para te ajudar durante o trajeto.

3. Praia da Ribeira
Foto: Reprodução | Guia da Bahia

A Praia da Ribeira possui uma natureza incrível. O local é cercado pela Mata Atlântica e fica ao lado de um riacho que deságua no mar e onde as crianças costumam brincar. A areia da praia é bem branquinha e fina, as águas são limpas e há barracas vendendo comidas e bebidas. Sem dúvidas, esse é um local perfeito para ir com a família.

4. Cachoeira do Tijuípe
Foto: Reprodução | Viagem Preferida

Quem gosta de trilhas e aventuras na natureza certamente vai amar conhecer a Cachoeira do Tijuípe. O local possui restaurante e estacionamento na entrada, e a trilha tem cerca de 600 metros. A natureza é indescritível e as águas são boas e propícias para banho. Aliás, se você não souber nadar, poderá se equilibrar na cordinha que existe de uma ponta à outra do local.

5. Praia do Resende
Foto: Reprodução | Viagem de A a Z

Sem dúvidas, a Praia do Resende é uma das preferidas por ser bastante aconchegante. Ela é bem limpinha e possui quiosques vendendo petiscos, além de guarda-sóis por toda a sua extensão. Para chegar lá, será preciso fazer uma pequena trilha sem grandes dificuldades. Mas, se for com crianças, verifique a tábua de maré para aproveitar melhor as águas tranquilas e ter mais segurança.

6. Cachoeira Bom Sossego
Foto: Reprodução | Cristovão Martins/Wikiloc Turismo

Outro lugar perfeito para respirar ar puro e renovar as energias em Itacaré é a Cachoeira Bom Sossego. No entanto, ela é pequena e seu acesso é muito complicado. Por esse motivo, algumas pessoas preferem não visitá-la. Porém, os mais aventureiros adoram a experiência de sentar nas pedras e tomar um banho na queda d’água. Se tiver um tempinho livre, não deixe de conhecê-la.

7. Praia do Havaizinho
Foto: Reprodução | Turismo Itacaré

Mais um canto perfeito de Itacaré é a Praia do Havaizinho. Pense num local paradisíaco e pouco explorado pelo turismo de massa? Esse é o lugar. A atraçãoo fica bem escondida, mas não tão distante dos outros pontos turísticos. Sendo assim, você levará pelo menos 10 minutos caminhando. Visite essa praia quando precisar de sossego, descanso ou fugir um pouco do contato com outras pessoas.

8. Parque Estadual da Serra do Conduru
Foto: Reprodução | Ramon Almeida

Esse parque fica nos limites dos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. O local possui uma biodiversidade diferenciada e uma centena de espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquela região. Então, ao chegar na cidade, verifique se há algum passeio para conhecer de perto as belezas desse local.

9. Mirante da Serra Grande
Foto: Reprodução | Esse Mundo é Nosso

Esse ponto turístico fica na estrada que nos leva para três cidades, e uma delas é Itacaré. O local é ótimo para contemplar, sentir o vento no rosto e tirar fotos maravilhosas com vista para o mar. Por isso, não deixe de visitar esse lugar, que é inesquecível.

10. Cachoeira da Usina- Taboquinhas
Foto: Reprodução | Micaele Novais

A Cachoeira da Usina é certamente uma das mais visitadas, pois fica próxima à Praia de Jeribucaçu. O local possui mangues, rios e uma trilha tão bonita que você ficará de queixo caído. Ao chegar, você perceberá que a água é bem quentinha, o que deixa muitos visitantes surpresos. Não deixe de contratar um guia para ir com você.

Uma vantagem de visitar Itacaré é que você pode ir também para outras regiões lindíssimas localizadas bem perto. Basta procurar uma agência de turismo e agendar um passeio de barco para Ponta do Mutá, Barra Grande e Maraú. Você vai ficar fascinado com as piscinas naturais desses locais!

Melhores praias de Itacaré

Itacaré possui uma infinidade de praias e cantinhos agradáveis. Por isso, se tiver pouco tempo de folga, listamos algumas das praias mais visitadas para você dar um mergulho ou, quem sabe, uma caminhada. Confira:

Foto: Reprodução | Turismo Itacaré

Praia da Concha: essa praia atrai turistas de todo o mundo por causa do mar calmo e da orla com opções para todos os gostos. Aliás, o local é ótimo para praticar stand up paddle.

Foto: Reprodução | Itacaré.com

Praia de Jeribucaçu: já Jeribucaçu fica bem perto da Cachoeira da Usina e, por isso, é um dos destinos mais escolhidos para passar o dia. A praia é exuberante, porém tenha cuidado com a trilha em dias de chuva.

Foto: Reprodução | Viagem Preferida

Praia da Engenhoca: a Praia da Engenhoca é perfeita para surfar e admirar a natureza. Aliás, a trilha para chegar à orla é tranquila, e a caminhada pode ser feita até mesmo por idosos.

Foto: Reprodução | Itacaré.com

Praia da Coroa: essa praia também é bem tranquilinha e muito boa para fazer caminhadas durante a maré baixa. Você vai amar passar as férias por lá.

Foto: Reprodução | Viagem Preferida

Praia de Itacarezinho: outro local inesquecível que você não pode deixar de conhecer é a Praia de Itacarezinho. Ela é bem deserta, possui coqueiros e um clima bucólico que fará você se sentir em paz logo que chegar.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Liz Santana/Viajali. Foto de Portada Mahalo Surf Experience. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: