Amsterdam, a Veneza dos Países Baixos

Amsterdam é a capital e maior cidade dos Países Baixos ou Nederland, o nome oficial da Holanda. A sua localização estratégica com um excelente porto marítimo e fluvial, na foz do Rio Amstel, possibilita a ligação entre o Mar do Norte e o interior da Europa e estimulou o seu crescimento.

Foto: Reprodução | Divulgação/Best Wallpaper

A cidade é cheia de canais e por esse fato, também recebe o apelido de “Veneza do Norte”, juntamente com Bruges e São Petersburgo. Uma boa maneira de começar a conhecer Amsterdam é pegar um barco de turismo no canal principal e fazer um passeio pelos canais secundários. As casas e palácios, com portas e janelas trabalhadas e decoradas, emolduram o canal.

Foto: Reprodução | Divulgação/Viajante Solo

Uma das curiosidades locais são os barcos parados transformados em residências. Viver aí, livra o cidadão de impostos prediais. Hoje isso é um problema para Amsterdam, em função da grande quantidade de pessoas nessa situação. As casas flutuantes estão ligadas á rede de água, eletricidade, gás e esgoto. Algumas possuem jardins, decks, etc.

Amsterdam é uma cidade jovem e animada, sobretudo na primavera e no verão. A vida noturna é intensa, os bares e restaurantes estão por toda parte. É famosa pelo espírito liberal e pela grande tolerância cultural e social.

Foto: Reprodução | Divulgação/Amsterdam.info

O Museu Van Gogh é um marco na cidade. Apresenta a principal coleção de quadros do maior artista holandês, e permite acompanhar as suas diversas fases criativas.

Foto: Reprodução | Divulgação/Haiku Deck

A Holanda é famosa pelo cultivo de flores, o Mercado das Flores de Amsterdam está na beira do canal. O sucesso maior fica para as tulipas. Aí também é possível comprar alguns tipos de suvenires, dentre eles os tamancos de madeira (klopen), bastante coloridos e que ainda hoje são usados por alguns holandeses. Nos arredores da cidade fica Bloembollenstreek, a mais importante área de cultivo de flores do país. Atrai multidões, sobretudo no início da primavera, até meados de abril, quando um mosaico de flores e cores domina os campos.

Foto: Reprodução | Divulgação/Ducks Amsterdam

Abril é também o mês em que acontece a festa mais peculiar da Holanda, o Dia do Rei. Uma festa animada em que os holandeses comemoram em todo o país, mas especialmente em Amsterdam. Todos se vestem de forma espalhafatosa e laranja. É um feriado nacional que cai sempre no dia do aniversário do Rei. O monarca atual é Willem-Alexander que faz aniversário em 27 de abril. Período de flores e tulipas.

Foto: Reprodução | Divulgação/ Conexão Amsterdam

O Museu Anne Frank é uma das atrações mais visitadas da cidade. Quando a Holanda foi invadida pelos nazistas, as famílias judias Frank e Van Daan decidiram se refugiar nos fundo da própria casa comercial, temendo a perseguição e o exílio nos Campos de Concentração.

O museu fica na casa em que Anne Frank se escondeu com a sua família. É possível caminhar pelos diversos cômodos que foram utilizados no esconderijo. O local emociona, pois a medida em que os visitantes percorrem os seus caminhos, sentem o clima de opressão e medo vivido pelos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Pedalar pelas ruas
Foto: Reprodução | Divulgação/Jornal Belvedere

Outro programa extremamente agradável é pedalar pelas ruas planas dos canais. O sistema de aluguel de bicicletas é fácil e barato. Existem 881 mil bicicletas na cidade, e, praticamente, toda a população utiliza a bicicleta como meio de transporte.

No entorno de Amsterdam tem cidades lindíssimas, que se pode conhecer num bate-volta, de trem, a melhor forma de deslocamento na Holanda. É um transporte seguro, rápido e organizado, com muitos horários e toda estação de trem é no coração da cidade.

Foto: Reprodução | Divulgação/UNIC

Um desses passeios é à cidade de Haia, capital política da Holanda, onde fica a sede do parlamento, a residência da família real e as embaixadas. Um dos principais pontos turísticos é o famoso Tribunal Internacional de Haia, onde o intelectual e jurista brasileiro, Ruy Barbosa proferiu seu lendário discurso.

Quando ir

Amsterdam pode ser visitada em qualquer época do ano. No inverno pode ser muito frio e venta bastante. O verão é agradável e possui temperaturas amenas. A melhor época para visitar a cidade é a primavera para desfrutar de duas atrações a mais: a floração das tulipas e a Festa do Rei.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Smiles. Foto de Portada Divulgação/Jornal Belvedere. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: