A Costa do Cacau na Bahia

Costa do Cacau é um trecho do litoral sul da Bahia, localizado a cerca de 450 km de Salvador, composta por oito municípios: Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Olivença, Una, Santa Luzia e Canavieiras. Região agraciada com praias paradisíacas cercadas por falésias e coqueirais, além das áreas preservadas de Mata Atlântica.

Esta é uma ótima opção de destino para quem deseja ficar em contato direto com a natureza e para os amantes do ecoturismo. Já que no sul da Bahia estão as principais áreas de preservação da Mata Atlântica no nordeste. Além de uma rica fauna marinha nos arrecifes da região, o que inclui cerca de vinte espécies de peixes só existentes no litoral sul da Bahia.

Todas estas belezas estão distribuídas em uma área de 200 km rente ao litoral baiano, portanto o que não faltam são opções destinos para as suas férias! Por isso preparamos este roteiro especial sobre a Costa do Cacau que reúne informações importantes sobre o destino.

Como chegar na Costa do Cacau

Para quem optar por viajar de carro até a Costa do Cacau, partindo de Salvador, a dica é pegar a BR-342 e BR-101 até Uruçuca. Os turistas também podem optar por seguir viagem de ferry-boat partindo da Ilha de Itaparica até a BR-101. Depois é só seguir de carro ou transfer até a cidade escolhida, trajeto mais rápido e repleto de belas paisagens.

Quem optar por viajar de avião deverá desembarcar no Aeroporto de Jorge Amado localizado em Ilhéus. Que recebe voos partindo das principais capitais brasileiras, incluindo Salvador. Depois é só seguir até o seu destino de viagem e quem saber ainda conhecer algumas atrações turísticas de Ilhéus.

Melhor época para viajar

A verdade é que não existe época ruim para aproveitar as praias da Bahia. A dica é pesquisar sobre o histórico climático da região no período em que você irá realizar a sua viagem. Assim você poderá aproveitar as praias da Costa do Cacau sem ser pego de surpresa por uma chuva por exemplo.

Para quem deseja aproveitar as belas praias de Itacaré, por exemplo, a dica é ir nos meses do verão. Janeiro é o mês mais quente com temperaturas em torno dos 29ºC, seguido por Fevereiro e Dezembro. São os meses em que as cidades recebem um maior fluxo de turistas, por causa do clima favorável e das férias de fim de ano.

Caso você queira escapar dos períodos de alta temporada a dica é planejar a sua viagem para os meses de Abril, Maio ou até mesmo durante o inverno. Quando o fluxo de turistas diminui, as cidades ficam mais tranquilas e, consequentemente, as praias mais vazias.

O que fazer na Costa do Cacau

Itacaré, Ilhéus, Una e Canavieiras estão entre as principais cidades da Costa do Cacau e, consequentemente, reúnem as melhores atrações. Desde praias, cachoeiras e pontos turísticos tradicionais no litoral sul da Bahia. Selecionamos algumas dicas sobre estas cidades perfeitas para você que está planejando a sua viagem! Veja só:

  • Itacaré: as praias são as principais atrações da cidade. Os turistas encontram na orla de Itacaré praias para todos os gostos, desde as mais estruturadas até praias selvagens. Sem falar das áreas de Mata Atlântica onde os turistas exploram trilhas ecológicas e cachoeiras.
Foto: Reprodução | Divulgação/Hotéis as Beira Mar
  • Uruçuca: pequeno município no litoral sul da Bahia localizado próximo a Itacaré e Ilhéus. Dentre as principais atrações da cidade estão as cachoeiras escondidas nas florestas de Mata Atlântica. Além das praias praticamente intocadas ideais para banho como a Praia Barra do Tujuípe e a Praia do Pé de Serra.
Foto: Reprodução | Divulgação/Guia do Turismo Brasil
  • Ilhéus: é a principal e maior cidade da Costa do Cacau, conhecida por seu centro histórico e pelas fazendas de cacau. Em Ilhéus os turistas não podem deixar de conhecer o Museu Casa de Jorge Amado, a Lagoa Encantada e as fábricas de chocolates artesanal da região. Além de aproveitar os dias para conhecer as praias da cidade que também são encantadoras.
Foto: Reprodução | Divulgação/Mundo Viajar
  • Una: o Ecoparque do Una está entre as principais atrações da cidade. Um santuário que reúne diversos espécimes de mico-leão de cabeça dourada e outras espécimes ameaçadas de extinção. Além disso é em Una que está a Ilha de Comandatuba uma ótima pedida para quem deseja curtir as férias no resort all inclusive Transamérica Comandatuba.
Foto: Reprodução | Divulgação/Revista Hotéis
  • Canavieiras: dentre as atrações turísticas da cidade está o centro turístico da cidade repleto de casarões históricos. Além dos restaurantes que trazem no cardápio pratos com caranguejo o carro-chefe da gastronomia regional. É claro que os turistas não podem deixar de conhecer as praias de Canavieiras e fazer um passeio de barco pelo Rio Pardo.
Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

Estas são apenas algumas dicas de atividades nas principais cidades da Costa do Cacau que reúne muitas atrações para os turistas. Podemos dizer que o litoral sul da Bahia é um daqueles lugares em que você sempre terá uma desculpa para voltar. Já que a cada nova viagem você terá a oportunidade de conhecer praias e atrações turísticas incríveis.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Elite Resorts. Foto de Portada Divulgação/Rio Cultural. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: