Trancoso, a vila mais charmosa do Brasil

Hoje em dia, só o nome Trancoso já é suficiente para atrair milhares de turistas todos os anos para a charmosa vila no sul da Bahia. Com o passar dos anos, Trancoso foi conquistando o coração de todos os que passavam por lá, não à toa muitos visitantes inclusive nem saíram mais dali. Baianos, paulistas, mineiros, americanos, suíços, franceses e alemães, há muitas nacionalidades nessa vila que antigamente era frequentada apenas por hippies e hoje virou destino disputado por celebridades do Brasil e do mundo.

Foto: Reprodução | Divulgação/Melhores Destinos

Situada na Costa do Descobrimento, a cerca de 47 quilômetros da agitada Porto Seguro, Trancoso embora tenha se tornado uma espécie de destino ostentação, não abandonou suas raízes de lugar rústico e simples, uma prova disso é que no famoso Quadrado, no centro de Trancoso, não há iluminação pública, o que nem faz falta pois os restaurantes se encarregam de acender velas para iluminar o ambiente, o que só torna tudo ainda mais charmoso e bucólico.

E falando em Quadrado, esse é o cartão postal da vila. Situado no alto de uma falésia, com vista para o mar da Bahia, o Quadrado é como se fosse uma praça central, com muitas árvores, a igrejinha branca de São João Batista ao fundo e aos lados é cercado por casinhas antigas e coloridas, cada uma pintada de uma cor e que na verdade não são nada simples por dentro porque em cada uma delas funciona restaurantes requintados, pousadas de luxo, ateliês e até lojas de grifes. No horário do pôr do sol, atrás da igreja, o visual é lindíssimo e rende ótimas fotos.

Foto: Reprodução | Divulgação/Passagens Aéreas Nacionais

Conhecer as praias da região é um programa obrigatório para quem vai a Trancoso. A Praia dos Nativos é a mais central, com muitas barracas de praia, acaba sendo a mais cheia também. É onde o rio Trancoso deságua, formando uma lagoa com água morna e bem calma, ótimo para as crianças. A Praia dos Coqueiros também é central, mas já é um pouco mais vazia. Tem barracas de praia e durante a maré baixa formam-se algumas piscinas naturais.

Foto: Reprodução | Divulgação/Coconut Experience

A Praia do Rio Verde fica ao lado da Praia dos Nativos e já é mais tranquila. Nessa praia existem algumas pousadas bem estilosas, bom para quem quer se hospedar próximo de uma praia tranquila. A Praia Ponta de Itaquena fica em uma área de preservação, com mata nativa da região. É bem mais tranquila e isolada que as outras praias, sem barracas, é recomendado levar um lanchinho para quando chegar a hora da fome. O mar é cristalino, como de costume na região.

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho fica a cerca de 25 quilômetros do centro de Trancoso, com acesso por uma estrada de terra. Tente chegar na praia quando a maré estiver baixa, pois é nessa hora que formam-se as piscinas naturais. A cor da água do mar varia entre os tons de verde o azul, tudo vai depender do dia e da quantidade de sol. Na praia há algumas pousadas e quiosques, mas isso não diminui a beleza do lugar.

Foto: Reprodução | A Voz do Extremo Sul

Caraíva é uma pequena vila, mais ao sul da Bahia, a cerca de 40 quilômetros de Trancoso que pode ser conhecida em um bate e volta, mas caso o turista tenha mais tempo disponível vale a pena pernoitar por lá também. Carros não entram na vila, para chegar até lá é necessário atravessar o rio em um pequeno barco. As ruazinhas são de terra e a praia que é tão bonita quanto as outras do litoral baiano, leva o mesmo nome da vila.

Foto: Reprodução | Divulgação/Amanda Viaja

Arraial d’Ajuda fica ao lado de Trancoso e as duas cidades são separadas por belas praias e por uma estrada de terra. Tão próximas, vale a pena conhecer Arraial ou então algumas das praias de Arraial que são tão bonitas quanto as de Trancoso. Quem tiver disposição, pode ir caminhando pelas praias desde que a maré esteja baixa, mas tem que ter muita disposição, além de usar muito protetor solar. Já quem quiser mais conforto, pode ir de carro parando nas praias.

Foto: Reprodução | Divulgação/Aurora Eco

Só conhecer o Quadrado, em Trancoso, já vale a viagem. Complete o roteiro com praias que mesmo em alta temporada, conseguem ter cantos desertos, acrescente uma boa gastronomia, pousadas de charme e um povo pra lá de simpático, e aí está o resumo do que é uma viagem a Trancoso.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Quanto Custa Viajar. Foto de Portada Melhores Destinos. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: