Imbassaí, o encontro do rio com o mar

Imbassaí fica localizado na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, a apenas 70 km de Salvador. Um destino de paisagens paradisíacas com um inusitado encontro do rio Imbassaí com o mar, que proporciona aos seus visitantes uma praia com um formato original, de mar esverdeado e areia branquinha. Dunas, lagoas, cachoeiras, manguezais e coqueiros complementam a paisagem, formando um conjunto de tirar o fôlego.

“Caminho do Rio” é a tradução do Tupi para a palavra Imbassaí, um nome muito apropriado para definir esse lugar. O Rio Imbassaí (também conhecido como Rio Barroso), segue seu caminho por entre as dunas, manguezais e coqueirais até desaguar na praia.

São 6 quilômetros de orla, sem acesso de veículos, onde é possível apreciar essa rica natureza, além de ter a oportunidade de usufruir da infraestrutura de bares, restaurantes e serviços (bancos, farmácias, mercados).

Além de formar uma das paisagens mais originais e encantadoras do litoral norte, o encontro do rio com o mar oferece aos seus visitantes a possibilidade de alternar os banhos entre as águas salgadas e doces, com apenas alguns passos de distância.

Foto: Reprodução | Revista Viajar pelo Mundo

Imbassaí tem boa estrutura de restaurantes e hospedagem como pousadas e o Resort all-inclusive Grand Palladium Imbassaí que fica 2 km ao norte da vila e tem os apartamentos mais confortáveis da sua categoria.

O que fazer em Imbassaí

1. Praia de Imbassaí
Foto: Reprodução | Divulgação/Juju na Trip

A Praia de Imbassaí é a principal atração do vilarejo. São 6 km de praia cercada por dunas e coqueiros. Um bom ponto para você parar e aproveitar é onde acontece o encontro do Rio Imbassaí com o mar. Ali, você pode alugar caiaque ou stand up paddle e escolher uma barraca para passar o dia entre petiscos de frutos do mar, acarajé e uma bebida gelada.

2. Praia do Diogo
Foto: Reprodução | Divulgação/Miss Check-in

De Imbassaí você pode dar uma esticadinha e seguir até a Vila de Diogo, um vilarejo próximo bem tranquilo e com uma praia quase deserta. Uma boa desculpa para conhecer este pedaço é ir comer no restaurante Sombra da Mangueira, que tem a moqueca mais famosa e saborosa da região!

3. Praia de Santo Antônio
Foto: Reprodução | Divulgação/TransPortal

Um local pouco desbravado e frequentado pelos locais é a Praia de Santo Antônio. A praia tem cenário paradisíaco, cercada por dunas e coqueiros. A estrutura ali é bem simples, porém satisfatória, com barracas que servem petiscos e acessórios para quem quiser passar o dia. O mar é calmo e na maré baixa se formam piscinas naturais que as crianças vão adorar!

4. Praia do Forte
Foto: Reprodução | Pólen Castro/Pinterest

A aproximadamente 15 minutos de Imbassaí está a Praia do Forte, uma praia de águas mornas, calmas, com piscinas naturais e embelezada por um vasto coqueiral. A antiga vila de pescadores é bem mais movimentada e turística que sua vizinha e possui um cenário de cair o queixo e uma excelente infraestrutura. É ali que está a sede do Projeto Tamar, que você pode visitar e ver de perto as tartarugas marinhas.

5. Cachoeira de Dona Zilda
Foto: Reprodução | Divulgação/Flickr

A Cachoeira Dona Zilda é parada obrigatória para um banho refrescante! A queda d’água está localizada dentro de um sítio e é cobrada uma pequena taxa de manutenção. O poço é perfeito para relaxar e recarregar as energias!

6. Lagoa Jauara
Foto: Reprodução | Divulgação/Wikiloc

Protegida pelo cordão de dunas, entre Imbassaí e Praia do Forte, esta lagoa apresenta água de coloração ferruginosa e transparente. A vegetação de restinga encobre a maior parte das dunas no entorno. Uma faixa extensa de coqueiral forma uma barreira natural entre a praia e a lagoa. É boa para mergulho.

7. Mirante de Imbassaí
Foto: Reprodução | Divulgação/Vaneza com Z

Localizado na Linha Verde, entre Praia do Forte e Imbassaí, com vista panorâmica para os cordões de dunas e as baixadas com suas grandes plantações de coco e restinga, tendo o mar ao fundo. Possui um pátio coberto, bancos e quiosques para venda de água de coco, artesanato e doces da região.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Jequiitibá Constructora. Foto de Portada Revista Viajar pelo Mundo. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: