As mais bonitas e melhores praias da Bahia

O litoral da Bahia se refere à faixa costeira do estado da Bahia. Compreende mais de 1 100 quilômetros de extensão, sendo o maior do Brasil. O clima favorável, a natureza, a boa comida e o povo acolhedor tornam o destino uma viagem daquelas que ninguém quer voltar pra casa.

Impossível definir qual é a praia mais bonita do Estado, que tem umas das costas litorâneas mais invejáveis deste planeta. Independente de onde você esteja, uma coisa é garantida: prepare-se para encontrar muitas paisagens inesquecíveis. Confira:

1. Arraial d’Ajuda – BA
Arraial d´Ajuda
Foto: Reprodução | Divulgação/Elite Resorts

O balneário conta com praias variadas, com opções muito calmas, como a praia de Araçaípe, a outras super badaladas, como a do Parracho. Para os amantes da natureza, Arrail também possui a linda e conservada Praia da Pitinga.

A localidade é perfeita para a prática de esportes marinhos e mergulho, visto que na maré baixa se formam piscinas naturais. Situada a poucos quilômetros de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda conta com uma infra estrutura excelente de acomodações e serviços.

Algumas das cidades mencionadas acima não contêm aeroporto e muitas das praias estão localizadas em micro-regiões afastadas das capitais. Portanto, é fundamental que você reserve o transporte com antecedência.

2. Praia de Baixio – BA
Lagoa do Mamucabo
Foto: Reprodução | Divulgação/Miss Check

O povoado de Baixio pertence ao município de Esplanada e fica a 124 quilômetros de Salvador. As águas cristalinas das cinco lagoas de Baixio, formadas pelas 14 nascentes espalhadas pela região, enfeitam o cenário natural da vila. Passeios ecológicos e trilhas são alternativas para quem deseja explorar a beleza do lugar.

As trilhas dão acesso às águas mornas e cristalinas da lagoa azul. Para se refrescar nesta lagoa, o visitante precisa caminhar 30 minutos dentro de uma propriedade privada. A lagoa tem uma extensa área para banho, além de ser presenteada com duna de areias que chegam às suas margens.

Quem for a Baixio, também não pode deixar de contemplar a vista privilegiada do Mirante do Morro do Mamucabo. Para chegar ao topo é necessário caminhar uma trilha íngrime e arenosa ou fazer uso de um veículo 4×4.

O Mamucabo tem traços especiais por sua coloração mais escura e pela proximidade com a praia. Lá, o visitante poderá escolher entre a água salgada do mar ou doce da lagoa, e é presenteado por um coqueiral protegido do vento pelas dunas costeiras.

3. Praia de Cueira – BA
Praia de Cueira
Foto: Reprodução | Panoramio

A praia de Cueira fica na Ilha de Boipeba, ao Sul de Salvador, no belíssimo arquipélago de Cairu, o único município-arquipélago do Brasil. Com nome de origem tupi, uma referência à tartaruga marinha, Boipeba é área de preservação ambiental e o lugar ideal para quem busca tranquilidade em meio à natureza.

Além de praias incríveis, a ilha tem uma cultura rica e diversificada. Sem o barulho dos carros, o local é um convite ao relaxamento, a simplicidade e ao dolce far niente.

Cueira é uma das mais belas praias da Ilha de Boipeba e a melhor para o banho de mar: a combinação da água cristalina e a longa extensão de coqueiros bem cuidados e preservados que envolvem a areia branca fazem dessa praia, um lugar bucólico e deslumbrante. Além disso, os visitantes são premiados com a junção das águas do Rio do Oritibe e as águas do mar de Cueiras.

4. Praia do Espelho – BA
Praia do Espelho
Foto: Reprodução | Divulgação/Melhores Destinos

Considerada uma das praias mais bonitas do nordeste, a Praia do Espelho, está a poucos quilômetros de Trancoso e é considerada um verdadeiro oásis no distrito de Porto Seguro.

O nome da praia se dá por ser possível ver o reflexo do céu e das falésias na água durante a maré baixa. Suas pousadas rústicas próximas à praia e o ambiente tranquilo agregam ainda mais charme ao lugar.

Caso visite a região durante a lua cheia, não deixe de sentar na praia a noite e apreciar o brilho no mar, uma paisagem inesquecível.

5. Praia do Forte – BA
Praia do Forte
Foto: Reprodução | Divulgação/TransferBA

Praia do Forte fica no município de Mata de São João e é um dos grandes destaques do litoral baiano. A praia fica a apenas 80 km de Salvador, e possuí 12 km de litoral pontilhado por maravilhosas piscinas naturais perfeitas para relaxar e curtir as temperaturas altas da região.

6. Praia de Guarajuba – BA
Guarajuba
Foto: Reprodução | Divulgação/Transportal Viagens

A Praia de Guarajuba fica no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador, e ao sul da Praia do Forte. É um ótimo destino encantador para que curte pescar e para que gosta de mergulhar. Uma das principais características é o mar tranquilo e de águas claras.

Um passeio pela areia fofa também é uma opção para que quer se distrair no local. Além disso, é possível encontrar piscinas naturais com corais e coqueiros, que deixam a paisagem ainda mais especial. Alguns recifes rodeiam a praia e as paredes de corais contam com caranguejos, pequenos peixes e ouriços do mar.

7. Praia de Havaizinho – BA
Praia Havaizinho
Foto: Reprodução | Divulgação/Guia da Bahia

O local tem um pequena faixa de areia protegida por dois costões de pedras, e cercada por coqueiros. O acesso até a atração é através de uma trilha de fácil acesso cercada por Mata Atlântica.

8. Praia de Imbassaí – BA
Imbassaí
Foto: Reprodução | Divulgação/Airbnb

A Praia de Imbassaí fica no município de Mata de São João, a cerca de 10 quilômetros da Praia do Forte. A região reúne atrativos para quem busca turismo ecológico e de aventura, com pontos para a prática de rafting, sandboard e outros esportes.

O vilarejo tem um litoral contornado por coqueirais, dunas e um rio (Rio Imbassaí) ideal para banho, para andar de caiaque ou encarar o stand up paddle.

9. Praia de Jeribucaçu – BA
Jeribucaçu
Foto: Reprodução | Divulgação/Hotéis e Posadas

No município de Itacaré, na Bahia, Jeribucaçu é uma praia isolada que merece uma visita. O acesso ao local é realizado por meio de barcos ou por uma trilha de 20 minutos por dentro de uma fazenda.

Gosta de aventura? A dica é optar por uma outra trilha, mais longa, que leva em torno de 45 minutos até a Cachoeira da Usina. Para esse passeio é recomendado a orientação de um guia, já que o caminho acontece dentro da mata fechada atravessando rios e mangues. As areias branquinhas cercadas por coqueiros vão fazer você se apaixonar.

10. Praia de Mangue Seco – BA

Mangue Seco

Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores no município de Jandaíra. É a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo divisa com o estado de Sergipe. No local, os a visão dos visitantes é de um lugar naturalmente rústico, que ainda preserva o jeito simples dos vilarejos.

Nos restaurantes, os pratos à base de frutos do mar são os mais pedidos. O vilarejo foi retratado na novela Tiêta, da Globo, inspirada no romance Tiêta do Agreste, do escritor Jorge Amado, que era apaixonado pelo lugar. A novela foi exibida em 89.

11. Praia de Moreré – BA
Moreré
Foto: Reprodução | Divulgação/Vou Contigo

A pequenina vila de Moreré é uma das mais calmas da Ilha de Boipeba, na Bahia. Localizada a poucos quilômetros de Salvador, a paradisíaca Moreré é ideal para as pessoas que estão a procura de lazer e relaxamento.

Sua estrutura simples e primitiva não é problema para as pessoas que pretendem apreciar seus encantos: sombras perfeitas para abrir a canga, marés que transformam o lugar a cada acesso, piscinas naturais e riachos de água doce. Quem conhece a vila e suas incríveis praias de areias brancas, também pode realizar passeios de barco e aparecer nas vilas vizinhas como a Anciã Boipeba.

12. Praia dos Nativos – BA
Praia dos Nativos
Foto: Reprodução | Divulgação/Melhores Destinos

Sendo a praia que está mais próxima do famoso Quadrado de Trancoso, é uma das mais visitadas pelos turistas. Mas não pense que isso faz dela uma praia badalada, não! Todo o contrário, a Praia dos Nativos é extremamente limpa, com águas cristalinas e paisagem deserta.

Outra característica que faz dessa praia única é o encontro do Rio Trancoso com o mar. E dessa união é formada uma lagoa com águas mornas e perfeita para um banho daqueles. Além disso Nativos tem sempre muito vento, o que favorece o cenário para quem gosta de esportes por Surf, Kitesurf e outros.

13. Praia de Piracanga – BA
Piracanga
Foto: Reprodução | Divulgação/Ecovila Piracanga

A espetacular praia de Piracanga está localizada na Península de Maraú, imersa entre praias, rios, matas e lagos. Situada à 200 km ao sul de Salvador, na chamada Costa do Dendê, tem como ponto central o vilarejo de Barra Grande.

A praia de Piracanga é de acesso restrito e sua escolha para a lista deve-se a esta pequena dificuldade de acesso. Fica dentro do Santuário Ecológico do Rio Piracanga, uma área envolta por natureza preservada e paisagens encantadoras. A fauna e a flora nativas são chamativas e têm como destaque o mico leão dourado e o pau-brasil. As ondas gigantes são perfeitas para a prática do surf.

Piracanga é também conhecida por sua ecovila e o Centro Holístico Inkiri. A ecovila vivencia diariamente a preservação do meio ambiente e o convívio harmonioso entre o homem e a natureza e propicia uma experiência incrível e inusitada para quem visita a praia.

O Centro Holístico Inkiri é totalmente integrado à cultura e natureza do lugar e oferece desde hospedagem e gastronomia vegana a cursos, atividades e eventos em modalidades pagas e gratuitas. Vale lembrar a alimentação do lugar é predominantemente vegetariana.

A praia de Piracanga é cortada pelo rio Belo e um programa interessante para aqueles comprometidos com a sustentabilidade e um estilo de vida zen. O acesso à praia é feito por veículos 4×4, com duração de uma hora de viagem. O transfer coletivo sai de Itacaré a tarde, em dois horários: 16h e 18:30h.

14. Praia de Taípe – BA
Praia Taípe
Foto: Reprodução | Divulgação/Guia da Bahia

Taípe é a praia mais deserta de Arraial d’Ajuda e também a de mais difícil acesso. Vale lembrar que esta dificuldade torna-se aliada da preservação. Pois você verá que o lugar parece intocado!

Suas falésias de mais de 45 metros são imponentes e suas águas cristalinas estonteantes. Falésias estas já descritas nas cartas de Pero Vaz de Caminha, a 500 anos atrás. Outra característica que torna esse lugar tão único é a Lagoa Azul! Esse nome é dado a lagoa que se forma entre as falésias em dias de chuva.

A natureza só soube criar lugares fantásticos no litoral baiano! Aliás, não são só as praias dessa região que impressionam, descubra também os passeios para fazer em Arraial d’Ajuda e continue explorando suas belezas.

15. Taipu de Fora na Península de Maraú – BA
Taipu de Fora
Foto: Reprodução | Divulgação/Viajar Verde

A Bahia é um dos lugares mais encantadores do Brasil e guarda um verdadeiro tesouro da natureza: a Península de Maraú é um santuário ecológico de 40 km de costa litorânea com piscinas naturais, manguezais e cachoeiras.

As águas cristalinas da praia Taipu de Fora formam o cenário perfeito para observar peixes coloridos, corais e um lindo pôr do sol.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Guia de Turismo e Viagem de Salvador, Bahia e Nordeste. Foto de Portada TransferBA. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20210617_093640110

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: