Os dez pontos turísticos mais visitados de Aquiraz

Aquiraz é conhecida como “a primeira capital do Ceará”. O turismo é uma importante fonte de renda, devido a cidade velha, sua arquitetura barroca portuguesa e ao Museu Sacro São José de Ribamar.

Os principais atrativos naturais são os seus 36 km de praias. Dentre elas podemos destacar: Porto das Dunas, Prainha, Praia Bela, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque. A sede do município é guardiã de um rico patrimônio histórico, colocando o município em lugar de destaque no cenário nacional.

Entre os patrimônios históricos, podemos destacar a imponente Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII; a antiga Casa de Câmara e Cadeia, que sedia hoje o Museu Sacro São José de Ribamar, considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste; e a Casa do Capitão-mor, um raro exemplar do casario setecentista do estado.

Em Aquiraz, destaca-se também, o complexo turístico Beach Park, maior parque aquático da América Latina e uma das principais atrações do Ceará!

Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Aquiraz!

1 – Prainha
Foto: Reprodução | Fábio Arruda

Situada na Barra do Rio Catu, com águas claras e recortada por coqueirais, a Prainha possui lagoa temporária de expressiva beleza. Extensa, com barracas e boa para surfe. Famosa pelo artesanato de renda.

2 – Praia de Barro Preto
Foto: Reprodução | Divulgação/VIX

Bela pela natureza, completa-se com excelentes posadas, além de várias barracas localizadas à beira-mar. O nome Barro Preto vem da areia cheia de cristais pretos, tornando-se brilhante, cor de prata.

3 – Praia do Presídio
Foto: Reprodução | Herlanio/Férias Brasil

Destaca-se por seu passado histórico onde serviu de prisão para os holandeses e por suas construções modernas. Possui hotéis, pousadas e restaurantes, oferecendo ao visitando uma boa infraestrutura. Tem fonte de água natural e ambiente predominado pela natureza. Procurada por famílias em busca das ondas calmas.

4 – Praia de Batoque
Foto: Reprodução | Divulgação/Férias Ceará

Destaca-se por sua beleza natural com uma extensa faixa litorânea ainda não muito explorada. Possui diversas barracas onde pode-se apreciar a culinária local. Mesmo sem estrutura hoteleira, a bela praia atrai visitantes de todas regiões. A pesca é principal atividade do local.

5 – Parque Engenhoca – Ruínas dos Jesuítas
Foto: Reprodução | Divulgação/Você e sua Moto

Parada obrigatória no Engenhoca, as Ruínas Jesuíticas, datadas de 1727, são memórias da passagem dos jesuítas pelo Ceará no período colonial. A construção, que fica dentro do parque, funcionava como uma hospedaria para padres e missionários descansarem após visitarem a capitania catequizando os nativos. O local também foi sede do primeiro centro de ensino do Estado.

6 – Museu do Engenho Colonial
Foto: Reprodução | Divulgação/Engenhoca Parque

Inaugurado em 2012, o Museu do Engenho Colonial conta a história do engenho que deu origem a Cachaça Colonial. Em 1923 o Engenhoca Parque funcionava como uma fábrica que plantava e colhia cana para produzir cachaça e açúcar. Muitas das peças que compunham este processo estão conservadas no Museu. A exposição tem cerca de 1.000 objetos pertencentes ao primeiro engenho do Sítio Colégio (antigo nome do Engenhoca Parque).

7 – Museu Sacro
Foto: Reprodução | Diário do Grande ABC

Primeiro museu de arte sacra do Ceará e um dos primeiros do Norte-Nordeste, o Museu de Aquiraz foi inaugurado em setembro de 1967. No prédio que hoje abriga o museu funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública. A parte superior do prédio, construída em 1877, com mão-de-obra dos retirantes da seca, destinava-se à Prefeitura e à Casa de Câmara. O Museu foi tombado pelo Governo do Estado do Ceará em 30 de novembro de 1983.

8 – Igreja Matriz de São José do Ribamar
Foto: Reprodução | Divulgação/Torres Turismo

Fundada em 1769, a Igreja Matriz de São José de Ribamar foi construída no início do século XVIII, sendo a segunda igreja mais antiga do estado. No templo predominam os traços barrocos e neoclássicos. No altar-mor encontra-se a imagem do padroeiro, São José de Ribamar, que se acredita datar da mesma época da construção da igreja.

9 – Centro das Rendeiras da Prainha
Foto: Reprodução | Divulgação/Mercado Livre

O visitante encontra renda, bordado, labirinto, lembranças do Ceará e a própria rendeira produzindo seu trabalho. Os nomes dados aos diferentes tipos de renda são definidos de acordo com os instrumentos utilizados para sua confecção; são eles que conferem aos tecidos um ou outro desenho.

10 – Beach Park – Complexo Turísticos
Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

Localizado no Porto das Dunas, o complexo turístico Beach Park é uma das principais atrações do Ceará. Trata-se do maior parque aquático da América Latina, contando, entre outros, com serviços de bar, restaurante, equipamentos para práticas de esportes náuticos, buggys e ultra-leves. O Beach Park ocupa 700 m da faixa de areia.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Cristiane Siqueira/Turismo & Cia. Foto de Portada Divulgação/TripAdvisor. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: