A charmosa Praia do Forte na Bahia

A Praia do Forte é uma charmosa vila de pescadores, com muitas praias, piscinas naturais e atrações que encantam os turistas. Localizada no município de Mata de São João, é um dos grandes atrativos da Bahia e um dos destinos mais procurados no litoral norte do estado.

A vila de pescadores, pertinho de Salvador, é refúgio dos baianos e de turistas de todas as partes do Brasil. O destino é muito procurado por causa de suas praias de águas quentinhas e pelo litoral cheio de piscinas naturais.

Apesar do clima rústico e embora seja um pequeno distrito, oferece ótima infraestrutura hoteleira e gastronômica.

Como chegar à Praia do Forte

O aeroporto de Salvador é o mais próximo da Praia do Forte, a cerca de 60 km, pela Estrada do Coco (BA-099), estrada com pedágio, duplicada e bem sinalizada.

O que fazer na Praia do Forte
Foto: Reprodução | Divulgação/ Outsider Tours

Há muito o que fazer na Praia do Forte! O foco são as praias. Mas existem outras atrações – belíssimas, por sinal – que nem sempre são ligadas ao mar. Veja as dicas que separamos para te ajudar durante sua estadia por lá:

Praia do Porto de Cima
Foto: Reprodução | Divulgação/ Elite Resorts

Com vários trechos cheios de pedras e recifes, é a praia central e fica em frente à Igrejinha de São Francisco. Como o próprio nome já diz, nela está um pequeno porto de pescadores, com barcos ancorados.

Apesar do mar calmo, protegido pelos corais, não é uma praia perfeita para banho, exatamente pelo mesmo motivo: corais na parte rasa e barcos amarrados. Não tem grande infraestrutura de bares, mas é possível armar seu guarda-sol e comprar bebidas e comidas de vendedores ambulantes que estacionam suas bancas durante do dia.

Igreja de São Francisco de Assis
Foto: Reprodução | Glauco Umbelino/ Wikimedia Commons

Um dos mais famosos cartões-postais da Praia do Forte, localizado bem em frente à Praia do Porto, onde estão ancorados os barcos de pesca. O local é bem simples, pequeno, mas muito simpático na beira do mar. Rende fotos lindas!

Entrada: gratuita
Endereço: Praça São Francisco, Praia do Forte

Projeto Tamar
Foto: Reprodução | Alô Alô Bahia

O Projeto Tamar é uma das atrações turísticas da Praia do Forte e tem como missão promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social | Foto: Commons Wikimedia

Uma atração diferente e surpreendente. Com muita informação e conteúdo interessante sobre preservação ambiental, o Projeto Tamar merece ser incluído no seu roteiro pela Praia do Forte.

O projeto fica à beira da praia, perto da Praça de São Francisco. Tem loja, restaurante e a dica é sempre conferir na entrada quais são as atividades do dia. Vai que tem a chance de vê-los alimentando um tubarão?

Entrada: R$ 26
Endereço: Avenida do Farol, s/n
Funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h30

#Dica: outro destino para curtir as atividades do Projeto Tamar é a ilha de Fernando de Noronha!

Praia do Porto de Baixo ou Praia do Tivoli
Foto: Reprodução | Jornal Grande Bahia

Atravessando a Praia do Porto de Cima, em mais ou menos 10 minutos de caminhada pela areia você chega ao Tivoli Ecoresort. Em frente a ele, está uma das praias mais simpáticas da vila. De mar geralmente calmo, é boa para banho.

Também conhecida como Praia do Tivoli, não conta com infraestrutura de grandes barracas de praia, mas tem vendedores ambulantes que preparam comidas e bebidas.

Praia do Lord e Piscinas do Lord
Foto: Reprodução | Divulgação/ Vaneza com Z

As piscinas marinhas da Praia do Lorde são ótimas para quem gosta de observar a vida marinha com snorkel. Para os adeptos, é a melhor opção de passeio na Praia do Forte. Também não tem uma estrutura fixa, mas é possível alugar cadeiras e sombreiros para aproveitar melhor o local, além de máscara de mergulho e respirador.

Mesmo com a ausência de restaurantes “pé na areia”, é fácil comprar bebidas e comidas típicas das praias baianas, como acarajé e queijo coalho.

Castelo Garcia D’Avila
Foto: Reprodução | Fui Ser Viajante

Erguida em 1549, é a primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil. O Castelo Garcia D’Avila teve suas ruínas transformadas em museu e parque. Não dá para avistar o castelo da vila, mas fica bem próximo, a 3 km do centrinho, e o acesso é pela estrada para a Linha Verde.

Dica: vá por volta das 15h30, assim você pegará aquela cor bonita de fim de tarde.

No local, após pagar a entrada, há visita guiada incluída, que vale a pena fazer. Além disso, tem estacionamento disponível, um centro de visitantes com loja. Já a visita dura em torno de 1 hora.

Entrada: R$ 15
Endereço: Rua do Castelo, s/n
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h

Vila do Forte
Foto: Reprodução | Divulgação/ Praia do Forte

Antigo local de encontro de pescadores, agora é um centro de comércio, hotéis, pousadas, bares e restaurantes que fica ativo durante todo o dia. O local é charmoso e marcado pelo bom gosto em sua ambientação.

Entre as ruas, a Alameda do Sol é a mais movimentada. Mas todo o centrinho, como é carinhosamente chamado, está coberto de pedras e tem trânsito de carros proibido.

A gastronomia tem destaque especial, são dezenas de bares e restaurantes com variedades de dar água na boca. O mesmo vale para a vida noturna, repleta de alegria, música e gente animada circulando pelos estabelecimentos.

Praia Papa Gente
Foto: Reprodução | Divulgação/ Luna de Mel Viagens

Visitar as piscinas naturais do Papa Gente é um dos passeios na Praia do Forte que mais encantam os visitantes. Inclusive, os locais dizem que o lugar ganhou esse nome peculiar por causa da beleza inigualável das águas enormes que se formam e hipnotizam quem passa por lá e os “papam” para dentro do mar.

A formação de corais permite ficar sentado na água de temperatura agradável e curtir muito a natureza. Para fazer o mergulho, é necessário uma boa máscara e snorkel para aproveitar a experiência – o equipamento pode ser alugado no local, no próprio Projeto Tamar.

Melhor época para viajar

Devido à proximidade com a capital baiana, Salvador, a vila recebe muitos visitantes aos finais de semana. Um período não recomendado é a época de chuvas, de abril a maio.

Então para quem gosta de viajar em uma temporada sem muito calor e chuva, quando é possível pegar praia o tempo todo, e ainda com os preços mais baixos, os meses de setembro, outubro e novembro são os mais indicados.

Os meses de verão (janeiro a março), por sua vez, são mais quentes e cheios, mas ainda assim boas épocas para o seu roteiro na Praia do Forte.

Onde ficar na Praia do Forte

Você encontrará diversas pousadas, hotéis e resorts na Praia do Forte. Para escolher bem o local da hospedagem, é necessário entender onde estão os melhores acessos à praia, comércio e atrações.

Iberostar na Praia do Forte
Foto: Reprodução | Alô Alô Bahia

O Iberostar é uma propriedade all inclusive, com 5 piscinas, 5 restaurantes, academia e um programa de entretenimento variado para adultos e crianças. As acomodações possuem área de estar e uma varanda ampla, com rede e vista do jardim ou da praia.

O estabelecimento é referência para os viajantes que procuram conforto, tranquilidade e sossego em um único local. Durante a estadia, é possível desfrutar de diferentes pratos regionais no café da manhã.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Passagens Imperdíveis. Foto de Portada Outsider Tours. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: