Descubra o Cumbuco no Ceará

Cumbuco é uma vila a 35 km de Fortaleza, localizada no litoral oeste cearense. Ali, a famosa Praia do Cumbuco é destino de kitesurfistas e de pessoas que saem de Fortaleza à procura de praias mais tranquilas.

O deslocamento é de apenas 50 minutos (de carro) e você poderá curtir uma praia ampla que é point de Kitesurfe, além de poder fazer um passeio de Buggy, quadricículo e outros atrativos. Existem ainda várias opções de hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia para curtir o local.

Como Chegar

O acesso para quem vem do sul é pela BR-116 ou pela litorânea BR-101 até Natal. Depois, pegue a BR-304 até Acarati e, de lá, a CE-040 até a capital cearense. Quem chega de Teresina e de Belém deve usar a BR-222. De Fortaleza saem duas linhas de ônibus da Empresa Vitória durante todo o dia. Consulte os horários e preços no site http://www.evitoria.com.br.

Como Circular

O passeio de bugue em Cumbuco é a melhor maneira de conhecer a cidade. Eles partem da Praia do Cumbuco em roteiros curtos,com uma hora de duração, ou mais longos com cerca de 2h30, e passam pela Lagoa do Banana, tem descida de esquibunda e Praia Barra do Cauipe.

Quando ir

De julho a fevereiro, o céu da Praia do Cumbuco é colorido pelas pipas de kitesurfe. Entre março e maio as chuvas são mais frequentes – mas dá para curtir a praia, pois o céu encoberto dura pouco. O tempo fica seco no período que vai de agosto a dezembro.

O que fazer em Cumbuco

1. Aproveite a Praia de Cumbuco
Foto: Reprodução | Divulgação/ Magnus Rent a Car

A praia é extensa e com uma faixa de areia espaçosa. Dá pra aproveitar um delicioso banho de mar já o mesmo é tranquilo e suas cores variam entre o verde e o azul, a depender da época do ano.

Além do grande número de casas de veraneio, também estão presentes as barracas de praia, com mega estrutura (algumas até com piscina frente mar e “tendas” onde é possível alugar equipamentos para a prática de esportes aquáticos.

2. Passeio de buggy
Foto: Reprodução | Divulgação/Praias de Fortaleza

Durante sua passagem por Cumbuco, com certeza em algum momento vão te oferecer um passeio de buggy, super tradicional na região.

Os roteiros podem variar, mas entre as paradas mas comuns estão Lagoa do Parnamirim pra fazer esquibunda, a Lagoa do Banana e a Lagoa do Cauípe, muito conhecida também com Lagoa do Kite.

Existe a opção de ir “com emoção ou sem emoção”. A opção “com emoção” coloca a adrenalina dos passageiros lá no alto, mas não é recomendado, caso esteja acompanhado de crianças.

3. Passeio de Jangada
Foto: Reprodução | Divulgação/Idas e Vindas

Experimente o passeio de jangada em Cumbuco. A embarcação super tradicional no Ceará, parte da praia ocupada por 6 passageiros e o seu condutor para alto mar para um mergulho fora da área da arrebentação.

Todos os passageiros vão munidos de coletes salva vidas para evitar o risco de afogamento.

4. Pratique Kite Surfe
Foto: Reprodução | Nilton Alves/TV Verdes Mares

A praia de Cumbuco também é muito procurada para a prática de kite surfe, pois lá ocorrem ventos constantes que são necessários para a prática desse esporte. Muitas escolhinhas de kite surf estão espalhadas ao longo da praia, e é possível contratar pacote de aulas com todos os equipamentos incluídos.

5. Passeie a pé pelas dunas
Foto: Reprodução | Divulgação/ Visit Ceará

Cumbuco tem dunas incríveis, tendo a praia como plano de fundo, um passeio por elas é indispensável.

6. Deslize de esquibunda na Lagoa de Parnamirim
Foto: Reprodução | Divulgação/Tem que ir

Esquibunda é um esporte muito encontrado no norte e nordeste do Brasil. Basicamente senta-se em um skate (sem rodinhas) e desce em uma duna de areia. O melhor de tudo, é que acaba em uma lagoa para se refrescar. Ficar na lagoa acaba sendo uma opção interessante para muitos, mesmo porque subir a duna para brincar novamente é bem cansativo.

7. Aventure-se na tirolesa
Foto: Reprodução | Divulgação/ Tem que ir

Próximo ao hotel Villa Galé no Restaurante e Tirolesa o Bertim das Águas Cristalinas fica uma tirolesa super radical localizada no topo de uma duna super inclinada. Além da tirolesa há também outras atividades como o “insano natural” em referencia ao brinquedo “insano” do Brach Park.

8. Barra do Cauípe (Praia e Lagoa)
Foto: Reprodução | Mario Thero/Foursquare

Uma praia menos famosa e consequentemente mais tranquila é a da Barra do Cauípe. Bem pertinho dela fica a Lagoa do Cauípe, muito procurada para a prática de kite surfe.

9. Coma um petisco na Lagoa do Banana
Foto: Reprodução | Divulgação/Levarti

A Lagoa do Banana é uma lagoa de água doce, com quiosques, onde é possível passar o dia petiscando, tomando uma birita e um banhozinho gelado, pra refrescar.

10. Acqua Beach e outros clubes aquáticos
Foto: Reprodução | Divulgação/Youtube

Muito comuns na região são os clubes aquáticos. O Cumbuco Acqua Beach, maior parque aquático do litoral oeste, é um dos mais famosos, com brinquedos para adultos mas também com brinquedos que vão agradar a criançada como toboáguas e o playgrounds.

Além desse existem outros, onde paga-se uma quantia para passar o dia e para aproveitar não só a piscina mas toda a infraestrutura do local.

Onde se hospedar em Cumbuco
Foto: Reprodução | Divulgação/ Soul Traveler

Grande parte dos hotéis da cidade ficam na Praia do Cumbuco. O Vila Galé Cumbuco tem uma grande diversidade de atrações e sistema all-inclusive (com algumas bebidas alcoólicas). Para quem quer aproveitar o bom e o melhor, eis uma ótima opção. Esse resort all inclusive conta com mais de 400 quartos e uma linda decoração com temas náuticos. A estrutura do hotel é bastante completa e inclui restaurantes, bares, spa, piscinas, academia e quadras esportivas. As acomodações são equipadas com ar-condicionado, televisão, wi-fi, minibar, cofre, secador de cabelo e itens de higiene pessoal gratuitos.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Débora Santiago/O Diário de uma Viajante. Foto de Portada Nilton Alves/TV Verdes Mares. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: