Dez passeios imperdíveis em Jericoacoara

A  Vila de Jericoacoara pertence à cidade de Jijoca de Jericoacoara e está a uma distância de 300km da capital do estado, Fortaleza. A praia está no litoral oeste do Ceará e atrai os viajantes por reunir num único lugar muitas belezas naturais. A fama é tanta que o jornal americano “Washington Post” elegeu a vila de pescadores como uma das 10 praias mais bonitas do mundo.

Jeri tem praias lindas, mas também conta com lagoas espetaculares de águas doces para você relaxar em uma das famosas redes na beira da areia. Os passeios de buggy levam os turistas para todos esses lugares. Quem gosta de esportes radicais, pode praticar surf, windsurf, kitesurf e stand-up paddle por aqui. Aproveite para ver o sol se pondo no mar, um diferencial lindo de Jericoacoara. Confira os principais lugares para visitar:

1. Praia da Malhada
Foto: Reprodução | Divulgação/ Hoteis.com

A Praia da Malhada fica no canto direito da praia de Jeri. Você leva apenas 5 minutos andando para chegar até lá, saindo da Praia Central. Enquanto a praia de Jericoacoara é bem movimentada, a da Malhada é justamente o oposto. Quem está buscando tranquilidade e um lugar vazio, vale a pena a visita.

Em épocas de maré baixa, é possível caminhar da praia para a Pedra Furada, famoso cartão-postal da cidade. As ondas grandes atraem os surfistas, mas suas areias continuam com pouco movimento. Em dias de mar calmo, as piscinas naturais encantam turistas de todas as idades. Não se esqueça de levar um lanche e água, pois a Praia da Malhada não tem nenhum estabelecimento comercial.

Localização: Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

2. Praia de Jericoacoara
Foto: Reprodução | Divulgação/ Volto Logo

O acesso até a Praia de Jericoacoara é muito simples. Como ela fica bem perto da vila, acaba sendo a mais procurada pelos turistas. O mar costuma ser calmo, perfeito para dar um mergulho tranquilo. A sua ampla faixa de areia possui vários estabelecimentos para comer e beber de frente para o mar.

O visual da praia é completamente diferente na maré alta e na baixa. Na maré baixa, o pedaço de areia fica muito maior. Na maré cheia, a água fica bem mais perto da vila. O lado direito da Praia de Jericoacoara é o point de quem curte praticar kitesurf, porque essa é a área permitida para a atividade. Quem gosta de windsurf, vai para o lado esquerdo.

Localização: Avenida Beira Mar – Praia central, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

3. Parque Nacional de Jericoacoara
Foto: Reprodução | FCO Fontenele

O Parque Nacional de Jericoacoara é uma unidade de conservação ambiental que inclui alguns dos pontos turísticos mais procurados de Jeri. Entre eles, a Pedra Furada, uma rocha enorme com uma fenda no meio, e o Serrote, que tem um farol no alto dos seus 95 metros. O parque também tem na sua área as praias e lagoas do município cearense.

Quem gosta de esportes radicais, pode praticar surf, kitesurf, windsurf e stand-up paddle por aqui. Outra opção é passear de canoa pelos mangues do Rio Guriú para ver cavalos-marinhos. Você também pode conhecer as praias e dunas de buggy ou a cavalo. Não existe uma visitação formal ao parque, portanto não há cobrança de entrada.

Localização: Rua dos Coqueiros – Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

4. Pedra Furada
Foto: Reprodução | Divulgação/ O Eco

Um passeio muito legal para quem busca o que fazer em Jericoacoara é visitar a Pedra Furada, uma formação rochosa alta e extensa, que tem uma fenda na metade, daí o seu nome. Uma dica é visitar durante a maré seca, pois nesse período você consegue caminhar até a pedra pela praia e ver cavernas e piscinas naturais no percurso.

Caso você vá na maré cheia, opte pelo caminho do Serrote. Leve o celular ou a sua máquina fotográfica, porque esse cenário rende muitas fotos legais. Quem vai para Jeri no mês de julho tem a oportunidade de ver o sol se pondo bem no meio da fenda. A Pedra Furada fica cerca de 40 minutos a pé da vila.

Localização: Pedra Furada – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

5. Árvore da Preguiça
Foto: Reprodução | Divulgação/ Portal Jericoacoara

A forma como a Árvore da Preguiça está disposta na areia é consequência da ação dos fortes ventos cearenses ao longo dos anos. Por essa razão, ela acabou ficando deitada bem pertinho do mar, no meio do nada. A Árvore da Preguiça está localizada entre a Vila de Jeri e a Praia do Preá.

São quase 7 km de distância a partir de cada um dos dois pontos, então o melhor é contratar um buggy para levar você nesse passeio. Este ponto turístico está incluído no percurso do passeio de buggy que vai para o lado leste de Jeri, passando pela Lagoa Azul e pela Lagoa do Paraíso.

Localização: Árvore da Preguiça, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

6. Lagoa do Amâncio
Foto: Reprodução | Divulgação/ Meu Mapa Mundi

Não são só as praias em Jericoacoara que atraem os visitantes. A Lagoa do Amâncio também é muito procurada por quem quer se refrescar em águas doces e cristalinas. Ela foi formada pelo acúmulo de água da chuva. Por isso, no período de seca pode até sumir. Se você contrata um passeio de buggy para o lado leste de Jeri, pode ser que esta lagoa não esteja incluída no trajeto, mas vale a pena pedir para o motorista levar você até lá.

Ela é cercada por dunas de areia branca e bem fininha. Se quiser um pouco de adrenalina, leve uma prancha para praticar sandboard. Você vai descer a duna como se estivesse surfando e, no final, acaba na água.

Localização: Lagoa do Amâncio, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

7. Lagoa de Jijoca
Foto: Reprodução | Divulgação/ Hoteis

A Lagoa de Jijoca faz parte da programação do turismo em Jericoacoara. Ela é dividida em duas lagoas: a Azul e a do Paraíso. A Lagoa Azul é um dos melhores lugares da cidade para curtir um clima de paz e tranquilidade. Aproveite o dia todo em uma das barracas ou nas redes que ficam dentro da água. Certamente, você já viu fotos dessas redes, que são bem famosas por lá.

Outra opção é fazer um passeio de buggy. O roteiro, normalmente, inclui uma parada na Lagoa Azul para um mergulho refrescante. Quem quiser fazer um pouco de exercício físico, pode alugar uma prancha de stand-up paddle ou um caiaque para remar pela lagoa.

Localização: Lagoa Do Meio, s/n, Cruz – CE, Brasil

8. Lagoa do Paraíso
Foto: Reprodução | Divulgação/ Jeri.com

Esta dica do que fazer em Jericoacoara vai redefinir o seu conceito do que é ver uma água azul de verdade. Na Lagoa do Paraíso, o visual encanta a todos. E, ainda por cima, você tem a oportunidade de se deitar em uma das redes ou de se sentar nas cadeiras e mesas que ficam dentro da lagoa.

A infraestrutura de restaurantes do local permite que você passe o dia todo por lá, recebendo um bom atendimento. Tudo bem rústico, mas muito confortável, com banheiros, chuveiros, guarda-sol etc. Como o caminho para chegar até a Lagoa do Paraíso é por uma estrada de areia pelas dunas, o melhor é contratar um guia com carro 4×4 ou um passeio de buggy.

Localização: Estrada do Paraíso, s/n – Lagoa do Paraíso, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

9. Duna do Pôr do Sol
Foto: Reprodução | Divulgação/ Hoteis

Inclua na sua programação ver o pôr do sol na duna que fica bem ao lado da vila. Afinal de contas, são poucos lugares no Brasil em que dá para presenciar um pôr do sol desses. Por isso, este é um verdadeiro ritual na cidade. Não é raro as pessoas baterem palmas e assobiarem ao final desse espetáculo da natureza.

A Duna do Pôr do Sol fica no canto esquerdo da Praia de Jeri. Quem gosta de esportes radicais ou procura alguma atividade divertida, pode praticar o sandboard, que é uma espécie de surf na areia.

Localização: Rua Raimundo Alexandre, 420 – Centro, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

10. Farol de Jericoacoara
Foto: Reprodução | Divulgação/ Turismo Ceará

Partindo do centro da vila, você leva de 20 a 30 minutos andando para chegar até o Farol de Jericoacoara. Também conhecido como Farol do Serrote, lá de cima você consegue avistar várias belezas naturais da cidade, como a Pedra Furada e a Praia do Preá. Dá para ver Jeri em 360°. A trilha começa ao lado do cemitério, não tem como errar.

Na volta, caso a maré esteja seca, dá para passar pela Praia da Malhada, ideal para quem quer fugir do agito da praia principal. Se você gosta de um belo pôr do sol, vale a pena ficar para ver esse espetáculo do alto do farol.

Localização: Farol de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE, Brasil

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Hoteis. Foto de Portada Divulgação/Hoteis. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: