Caen, a capital cultural da Normandia

Caen é considerada capital cultural e intelectual da Normandia. Localizada ao norte da França, foi palco de importantes eventos históricos. Além disso, é conhecida pela produção de Calvados e Cidra.

Conhecida também como a “cidade dos 100 sinos” devido à grande quantidade de igrejas presentes, Caen foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido reconstruída após a guerra.

Porém, uma parte da cidade ainda mantém monumentos originais de séculos atrás, muitos construídos na época de seu mais ilustre morador: Guilherme, o Conquistador.

Quanto tempo ficar em Caen

Em um dia dá para se conhecer os principais pontos de Caen. Porém, sugiro ficar pelo menos dois dias na cidade para poder conhecer melhor suas atrações, culinária e visitar o Mémorial de Caen (museu imperdível dedicado à Segunda Guerra Mundial).

Se você tiver mais tempo, pode combinar a visita a Caen a uma visita pela Rota da Cidra (ver os produtores, assim como o processo de fabricação da Cidra e do Calvado), assim como uma visita às praias do desembarque e outras cidades da região, como o Mont Saint-Michel e Honfleur.

Como ir à Caen

Você pode chegar à cidade da Normandia de carro, ônibus, trem ou avião.

O mais comum é fazer a visita à cidade durante uma viagem de carro pela Normandia. Ou então fazer um bate-volta para Caen, saindo de Paris e de outras cidades da Europa.

O que fazer em Caen

Muitos edifícios históricos da cidade, como o Castelo de Guilherme I, foram construídos com a pedra de Caen, pedra típica da região. Um bom passeio é andar sem destino pelas ruas da cidade. As principais atrações de cidade francesa são:

Mémorial de Caen
Memorial de Caen
Foto: Reprodução | Divulgação/ Get Your Guide

O Memorial de Caen é dedicado à Segunda Guerra Mundial. É uma visita imperdível e é considerado um dos principais museus dedicados à Segunda Grande Guerra. Separe no mínimo uma tarde para a visita, sendo que o ideal é reservar o dia inteiro para conhecê-lo. Compre os ingressos para o Memorial de Caen com antecedência.

Château de Caen
Castillo de Caen
Foto: Reprodução | Divulgação/ TripAdvisor

O Castelo de Caen foi construído por Guilherme I, o Conquistador. Construído em 1060, ainda é possível visitar partes do Castelo. Ele está localizado no centro da cidade e é um ótimo passeio.

Você pode andar pelas áreas livres do Castelo, como por suas muralhas, e também visitar os Museu da Normandia e o Museu de Belas-Artes. Reserve ao menos uma tarde para a visita, sendo o ideal ir sem tempo para poder aproveitar mais o local.

Abbaye aux Hommes
Abbaye Aux Hommes
Foto: Reprodução | Divulgação/ Passeios e Roteiros

A Abbaye aux Hommes, também conhecida como Abbaye Saint-Étienne de Caen, foi construída por Guilherme, o Conquistador no século XI.

Em 1840, a Abbaye aux Hommes foi classificada como monumento histórico. O corpo de Guilherme, o Conquistador, está enterrado na Abbaye aux Hommes.

Abbaye aux Dames
Abbaye Dames
Foto: Reprodução | Divulgação/ Caen La Mer

Construída em 1066, a Abbaye aux Dames guarda o túmulo de Mathilda, esposa de Guilherme, o Conquistador. Sua arquitetura impressiona e não pode ficar fora do seu roteiro.

Igreja Saint Pierre
Igreja Saint Pierre
Foto: Reprodução | Divulgação/ Passeios e Roteiros

Construída no século XII, a igreja Saint Pierre é uma das principais igrejas da região, classificada na lista de monumentos históricos em 1840. Foi nessa igreja que, durante séculos, aconteceram as principais cerimônias públicas da cidade como, por exemplo, quando Henri IV declarou o fim da guerra entre as religiões.

Jardim Botânico de Caen
Jardin-des-plantes-et-jardin-botanique
Foto: Reprodução | Divulgação/ Turismo de Normandía

O Jardim Botânico de Caen está localizado no Jardin des Plantes. Com plantas de diversas partes do mundo, o Jardin des Plantes é um excelente lugar para um passeio, piquenique, ler um livro ou descansar.

Port de la Plaisance
Port de la Plaisance
Foto: Reprodução | Divulgação/ Bateaux.com

O Port de la Plaisance é o porto de Caen. Ótimo lugar para passeio a apenas 5 minutos a pé do famoso Quartier du Vaugueux. Venha admirar o porto e também se deliciar em um dos restaurantes da região.

Quartier du Vaugueux
Vaugueux
Foto: Reprodução | Divulgação/ Normandie Urlaub

Visite o bairro Vaugueux e admire sua arquitetura, além dos charmosos cafés e suas pequenas ruelas.

Maison des Quatrans
Maison-des-Quatrans
Foto: Reprodução | Divulgação/ Monumentum

Linda casa do século XV, classificada como monumento histórico.

Rua Saint-Pierre

Rue

Ótima rua para passeio e compras.

Comidas típicas de Caen
Comida Típica
Foto: Reprodução | Divulgação/ Canal Cocina

A culinária francesa é muito rica. Cada região, cidade tem sua culinária típica e com Caen não seria diferente.

Os pratos e bebidas típicas da região são:

Tripas;
Cocktail à base de Calvados;
Creme de Cassis;
Cerveja L’Embuscade;
Madeleines Jeannette.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Euro Dicas. Foto de Portada Divulgação/ Trainline. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Francia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: