As oito praias mais bonitas de Pernambuco

Pernambuco é um dos estados do Nordeste mais exuberantes e expressivos, não somente pela beleza, mas também por causa da sua forte cultura. A colonização dos europeus criou algumas marcas culturais que podem ser vistas na culinária, arquitetura e, principalmente, na música, em ritmos regionais, como maracatu, xote e baião, além do manguebeat, um movimento de contracultura.

As praias de Pernambuco são um atrativo muito importante e exerce, uma grande influência no turismo da região, chamando a atenção de milhares de pessoas com suas exuberantes águas azuladas ou esverdeadas, seu clima agradável, além de ambientes diversificados e com várias opções para você poder escolher e desfrutar. Confira as 8 praias mais bonitas de Pernambuco:

1. Praia do Sancho
Foto: Reprodução | MaFelipe/iStockphoto

Localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, a Praia do Sancho já foi eleita a mais bonita do mundo. Situada a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos, ela possui bastante diversidade de fauna e flora. Veja os melhores passeios em Fernando de Noronha.

No local, há muita vegetação nativa e uma alta falésia protege a praia, limitando a área. Além disso, o mar é de uma tonalidade azul-esmeralda e a areia branca e fina. Inclusive, conheça todos os atrativos de Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha oferece várias opções de restaurantes, onde você poderá degustar de um cardápio local e ainda aproveitar para visitar o Museu do Tubarão e o Projeto Tamar, onde entenderá a importância da preservação ambiental, além de ver espécies de tartarugas e outros animais marinhos.

Para chegar até a Praia do Sancho e curtir o deslumbrante cenário de uma das mais belas praias de Pernambuco, você pode ir de barco ou até mesmo descer mais de 200 degraus por uma fenda no paredão rochoso que a cerca. Apesar do acesso não ser tão fácil quanto em outras praias, antes de chegar de fato, você poderá observar do mirante a vista mais bonita de toda a baía e aproveitar para tirar fotos.

Aproveite as belas águas cristalinas para fazer um mergulho de snorkel, além de realizar uma trilha para observar a Baía dos Porcos e o Dois Irmãos. Por serem próximos de lá, você poderá visitar o Forte de São Pedro do Boldró (mirante Boldró), o Forte Nossa Senhora dos Remédios, a Praia da Conceição, a Praia do Meio e a Capela de São Pedro. Com exceção dos meses entre abril e julho, período chuvoso em Fernando de Noronha, você poderá curtir o clima agradável e a bela vista da Praia do Sancho.

2. Praia de Porto de Galinhas
Foto: Reprodução | Elvis Boaventura/Wikimedia Commons

Localizada no município de Ipojuca, a Praia de Porto de Galinhas, uma das mais belas praias de Pernambuco, fica a 58 quilômetros da capital Recife. Ela possui um mar com águas mornas e transparentes e um conjunto de recifes bem próximo da sua orla, que possui uma areia branca e que se destaca na paisagem que tem muitos coqueirais. Conheça um tour por Porto de Galinhas.

Para curtir as piscinas naturais e observar os lindos peixes coloridos nas águas cristalinas, você precisará pegar uma jangada ou pode ir nadando, ou até mesmo pode fazer um passeio de catamarã.

Na Praia de Porto de Galinhas, há algumas opções de lazer, além das que já mencionei, como passeios de buggy. Esses passeios são chamados de “ponta a ponta” e incluem as praias de Muro Alto, Cupe, da Vila e Maracaípe, onde os barqueiros pegam cavalos-marinhos para mostrar aos viajantes.

Por possuir um mar bastante favorável às ondas fortes, existe a tradição de surf, com campeonatos e tudo mais. Mas, ele não é a única opção, existem também atividades como o esqui aquático, o wakeboard e o jet-ski. Para aproveitar melhor esse cenário maravilhoso, aproveite entre setembro e fevereiro, períodos mais quentes.

Não deixe de degustar as comidas regionais que são bastante tradicionais e que levam muito dos sabores do sertão. Além disso, não deixe de contemplar e comprar peças produzidas pelos artesãos do lugar.

3. Praia e Pontal de Maracaípe
Foto: Reprodução | Divulgação/Viagens e Caminhos

Localizada no município de Ipojuca, Pernambuco, a Praia e Pontal de Maracaípe está a 75 quilômetros da cidade de Recife. Além disso, Maracaípe é uma das mais belas da região de Porto de Galinhas.

Com um mar de águas claras e quentes, que são formadas pela foz do Rio Maracaípe, você tem várias opções de passeios, como jangada (o principal atrativo é ver os cavalos-marinhos em habitat natural), lancha ou caiaque. Também é possível observar os manguezais presentes na região.

No Pontal de Maracaípe, onde o mar se encontra com o Rio, você poderá curtir as diversas opões de quiosques, bares e restaurantes. Você também pode realizar passeios de buggy e até mesmo fazer belas trilhas. As fortes ondas são bastante favoráveis para o surf, esporte bastante popular. Não deixe de visitar a Praia e Pontal de Maracaípe, que possui coqueiros em grande parte da sua extensão e um clima bastante agradável.

4. Praia de Calhetas
Foto: Reprodução | Divulgação/Guia Viajar Melhor

Localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, a Praia de Calhetas fica a aproximadamente 50 quilômetros de Recife. Essa é, sem dúvidas, uma das mais belas praias de Pernambuco.

Suas águas azuis e verdes, calmas e mornas, chamam bastante atenção dos visitantes. Além disso, a praia é cercada por rochas, arrecifes e coqueirais. Ela é uma das paradas obrigatórias citadas no artigo melhores praias de Recife.

A Praia de Calhetas possui uma tirolesa para aqueles que gostam de uma aventura. Após observar uma bela vista lá de cima, você poderá realizar mergulhos de snorkel para observar a diversidade marinha e ainda realizar trilhas entre os morros e a vegetação, passear de lancha e degustar uma culinária nordestina de primeira qualidade. A praia é bastante deserta e, se você curte tranquilidade, estará no lugar certo para descansar e relaxar.

5. Praia da Baía dos Porcos
Foto: Reprodução | Divulgação/Wikimedia Commons

Localizada na ilha de Fernando de Noronha, a Praia da Baía dos Porcos, apesar de ter apenas 100 metros de extensão, possui uma beleza exuberante e já foi considerada a praia mais bonita do litoral do Brasil. Assim como a Praia da Baía do Sancho, ela fica a mais de 500 quilômetros da capital Recife. O acesso à praia é feito pelo Cacimba do Padre.

Com águas de uma tonalidade esverdeada, a baía possui um imenso forte de pedras no seu entorno. Nas marés baixas, piscinas naturais se formam, sendo possível ver algumas espécies de peixes. Não deixe de curtir esse paraíso e observar a bela vista do Morro Dois Irmãos.

6. Praia dos Carneiros
Foto: Reprodução | Divulgação/Pousada Porto de Galinhas

Localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco, a Praia dos Carneiros é vizinha da Praia de Tamandaré e fica a 90 quilômetros de Recife.

Sendo uma das mais belas praias de Pernambuco, possui piscinas naturais que, em marés baixas, permitem observar muitos peixes em uma água morninha. Veja uma excursão para Carneiros.

Fazer um passeio de catamarã e comer frutos do mar é mais uma ótima opção. Não deixe de provar o camarão aos quatro queijos servido em coco verde, tradicional na região.

Após degustar a boa culinária pernambucana, faça um belo passeio pela areia até a Capela de São Benedito. Você pode praticar alguns esportes aquáticos, como o stand-up paddle, caiaque e snorkel.

Se estiver pensando em visitar a Praia dos Carneiros, consulte os meses de temperaturas mais altas para aproveitar mais o ambiente romântico e cheio de charme.

7. Praia de São José da Coroa Grande
Foto: Reprodução | Divulgação/Paraíba Total

Localizada no litoral sul pernambucano, a Praia de São José da Coroa Grande faz divisa com a Praia de Maragogi, do estado de Alagoas. Por falar nisso, confira uma excursão para Maragogi saindo de Pernambuco.

É um local muito tranquilo e possui um clima bastante agradável. Quando as marés estão baixas, além de se formarem piscinas naturais imensas, há passeio de jangadas para as piscinas, onde você poderá realizar mergulhos e observar a vida marinha.

A Praia de São José da Coroa Grande possui uma faixa de área em um tom dourado e as águas do mar são azul-esverdeadas. A maré facilita a prática de esportes náuticos, como o windsurf e o caiaque.

Além disso, a praia conta com uma infraestrutura bastante interessante, com várias opções de quiosques, onde você poderá provar petiscos saborosos e bebidas refrescantes.

O termo “coroa”, que dá nome à praia, é por causa da formação de bancos de areia que surgem entre a praia e os corais da região. Quando estiver por lá, não deixe de visitar a Igreja de São Benedito e o Museu do Una.

No mês de janeiro acontece o Summer Beach, um festival muito popular de forró e axé. Por estarem bem próximas, você ainda poderá visitar a Praia da Várzea e a Praia de Gravatá.

8. Praia de Muro Alto
Foto: Reprodução | Divulgação/Passeios.org

Localizada no litoral Sul de Pernambuco, no município de Ipojuca, a Praia de Muro Alto fica a 54 quilômetros de Recife.

A praia possui um mar de águas calmas, mornas e cristalinas, uma bela reserva de Mata Atlântica, milhares de coqueiros e manguezais. Durante as marés baixas, a praia conta com um grande piscinão, por causa do grande paredão de corais presente, onde as águas ficam bastante rasas.

Na Praia de Muro Alto, você poderá se aventurar nas atividades aquáticas, como jangada, stand-up paddle e caiaque. Como a faixa de areia da praia é pequena, é interessante que você consulte a “tábua das marés” para poder ter um passeio com melhor o planejamento possível e, assim, aproveitar mais.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Guilherme Tetamanti/Quero Viajar Mais. Foto de Portada Divulgação/ Passeios.org. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: