Ouarzazate, a Hollywood do deserto marroquino

Ouarzazate, que na linguagem dos povos norte-africanos Berberes significa “sem barulho” ou “sem confusão”, é maior cidade do Saara Marroquino, conhecida como “a porta do deserto”.

Foto: Reprodução | Divulgação/DarDif

A cidade impressiona não só por suas construções, como também por um fato bastante curioso: ela é conhecida como a Hollywood do deserto, concentrando alguns dos mais famosos estúdios da região, alguns dos quais estão abertos à visitação.

Quer ver de perto os cenários de Ali Baba e os 40 Ladrões, Gladiador, Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, Lawrance da Arábia, Cleópatra, dentre outros filmes clássicos e recentes? Então você precisa visitar Ouarzazate!

O que fazer em Ouarzazate

Os amantes e curiosos sobre cinema não podem deixar de conhecer os dois maiores estúdios de Ouarzazate:

O Atlas e o CLA – Dino de Laurentis Cinecitta Studios

Foto: Reprodução | Divulgação/Vich ProD

No Atlas, situado a 7km de Ouarzazate, concentram-se os acervos de filmes como O Retorno da Múmia e diversos outros com temática relacionada ao deserto. As condições de armazenamento e manutenção dos cenários poderiam ser melhores, mas, de todo modo, já é possível ter um feeling das produções e se sentir num set de filmagens. A entrada para o Atlas custa 80 Dirhams, a moeda local.

Foto: Reprodução | Divulgação/Capsim Tourisme

Outra opção que vale igualmente a pena para quem procura o que fazer em Ouarzazate é a visita ao estúdio CLA, onde além de filmes clássicos como Ali Baba e os 40 Ladrões (esse também filmado no Atlas), foram rodadas algumas cenas de Game of Thrones.

As instalações do CLA aparentam estar, em geral, em melhor estado de conservação que as do Atlas, mas ambos valem a visita. A entrada do CLA custa 40 Dirhams.

Kasbah de Taourirt e Kazar de Aït Benhaddou

Foto: Reprodução | Bjørn Christian Tørrissen/Wikimedia Commons

Mas Ouarzazate não é só cinema! A cidade abriga duas atrações que por si só valem a visita: o Kasbah de Taourirt e o Kazar de Aït Benhaddou.

Kasbah é o nome da construção fortificada típica do povo Berbere, usada para permitir à população local se abrigar de guerras, tempestades de areia e qualquer outra possível ameaça. Algumas dessas construções sobreviveram ao longo dos séculos e em Ouarzazate fica aquela considerada como a mais bem conservada do Marrocos, o Kasbah de Taourirt.

Como não poderia ser diferente na Hollywood do deserto, também o Kazbah já serviu de locação para diversos filmes, por isso não se espante se reconhecer sua fachada!

Foto: Reprodução | Divulgação/Nomad Bubbles

Já um Kazar costuma ser maior do que um Kasbah, aproximando-se do tamanho de um vilarejo fortificado. O Kazar de Aït Benhaddou é considerado pela UNESCO como um dos melhores exemplos desse tipo de construção ainda existentes e vale a visita.

Sua fachada é extremamente bem conservada, chamando logo a atenção dos visitantes. Se você é fã da série Game of Thrones, talvez reconheça a fachada das cidades de Yunkai e Pentos ao olhar para ele.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Clarissa Moliterno/Dicas de Viagem. Foto de Portada Divulgação/ ShutterStock. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: