Andaluzia, a região mais charmosa no sul da Espanha

São poucos os lugares que você verá uma mistura cultural tão rica quanto em Andaluzia, na Espanha. Por oito séculos, a região foi cruzada de duas religiões e culturas, o cristianismo e o islamismo. Desde então, mesquitas antigas dividem lugar com igrejas cristãs, palácios revelam a riqueza dos reis antigos, os restaurantes preparam tapas com especiarias norte-africanas e o aroma das teterías (casas de chá) dominam as ruas.

Andalucia-mapa
Foto: Reprodução | Divulgação/Twitter

Não é a toa que Andaluzia foi imortalizada em óperas, livros, quadros e poesias. Cada cidade da região guarda um rastro dessa antiga fusão que fervilha até hoje, encantando os visitantes a cada esquina. Nesse post separamos as sete cidades mais lindas de Andaluzia, passando pelos Pueblos Brancos, cidades costeiras e recantos antigos dos mouros.

1. Sevilha, pérola da Andaluzia
Sevilha
Foto: Reprodução | Divulgação/Spain Info

Sevilha é uma mistura de palácios mudéjar, como eram chamados os marroquinos que permaneceram na Espanha, igrejas barrocas e construções medievais.

A cada esquina uma arquitetura diferente mostra a importância da cidade, seja ela territorial, como capital moura, ou como rota comercial no século XVI.

Os destaques ficam para La Giralda, torre que pertencia a uma mesquita demolida no século XII, e o Real Alcazar, complexo que reúne construções de diferentes épocas e dominações. No roteiro não pode faltar a visita a Catedral de Sevilha, a maior do mundo com estilo gótico.

Dos bairros, amo Santa Cruz, com seu casario branco e sacadas cor de ocre com flores dependuradas.

2. Granada
Granada
Foto: Reprodução | Divulgação/Lonely Planet

Mais uma cidade de ouro da Andaluzia. Ruas tomadas pelos aromas de especiarias, palacetes reais e mercados marroquinos. Essas são algumas das heranças deixadas pela dominação moura em Granada, que até hoje resiste à modernidade.

Algumas das atividades imperdíveis da cidade são a Alhambra, maior e mais rico complexo hispano-muçulmana do país, o bairro de Albaicín, onde fica o mirante de San Nicolás, e o centro histórico, perfeito para uma caminhada sem pressa, explorando a arquitetura local.

Por lá, as principais construções são a Catedral e Capilla Real, ambas da época do renascimento espanhol.

3. Córdoba
Cordoba
Foto: Reprodução | Divulgação/Conocedores.com

Um único monumento em Córdoba já seria o suficiente para colocar a cidade no roteiro, a Mesquita-catedral. Ela está entre os maiores edifícios islâmicos do mundo e foi o símbolo da dominação muçulmana na Espanha.

Mesmo assim, há muito mais o que se ver pelas ruelas sinuosas do centro histórico.

Você pode começar pela Calleja de las Flores, estreita, com paredes brancas e flores coloridas em todas as varandas. Outra pedida é o Tablao el Cardenal, com shows de flamenco, tradicional na região de Andaluzia.

Não deixe de fora o também suntuoso Alcázar de los Reyes Cristianos, construído pelos califas e modificado por Alfonso XI.

4. Cádiz
Cádiz
Foto: Reprodução | Divulgação/Living Spain

Rica em história, Cádiz é considerada a cidade mais antiga da Europa. As belezas arquitetônicas se misturam com o azul do mar espanhol, perfeito para passeios a pé pelo calçadão ou visitas aos museus da cidade.

As atrações incluem a Catedral Nueva, em estilo barroco, a fortaleza de Santa Catalina, que oferece uma visão brilhante da cidade, e o Parque Genoves, onde poderá desfrutar de um café à sombra das palmeiras.

Além dessas atrações, outros momentos podem ser encontrados em pequenas e pitorescas igrejas, praças e ruas.

5. Frigiliana
Frigiliana
Foto: Reprodução | Divulgação/Come Join my Journey

Nas montanhas ao norte de Nerja fica Frigiliana, uma das encantadoras cidades brancas da região de Andaluzia.

A melhor maneira de explorar a cidade é simplesmente caminhar e perder-se pelos labirinto de ruas e becos através do antigo centro. Nas partes altas da vila, você terá vistas fantásticas das montanhas até a costa.

Algumas das paradas obrigatórias são o Palácio de los Condes, a igreja de San Antonio de Padua e o Museu Arqueológico que conta a história local.

6. Arcos de La Frontera
Arcos de la Frontera
Foto: Reprodução | Divulgação/Sitios de España

Arco de La Fronteira é porta de entrada para os Pueblos Brancos, e impressiona já de longe pela posição geográfica. A cidade fica no topo das montanhas, com construções próximas do penhasco.

Do topo, a vista é igualmente linda, do Vale de Guadalete. A cidade tem algumas igrejas para visitar, mas o indicado em La Frontera e perder-se pelas ruas de paralelepípedos estreitas.

A mistura de estilos arquitetônicos, que vão do românico, gótico e mudéjar estão presentes na maioria dos prédios, que conservam a cultura local através da culinária e lojas de artesanato.

7. Ronda

Ronda3
Foto: Reprodução | Divulgação/Flickr

Construída no topo das montanhas esculpidas pelo rio Guadalevín, Ronda é a maior das cidades brancas de Andaluzia. E os títulos grandiloquentes não param por ai. A tourada foi originada na cidade, onde fica também a maior praça de touros de toda a Espanha, a Plaza de Toros.

Ronda ergue-se entre as serras de Grazalema e de Nieves. É uma cidade que explora com interesse histórico desde o início, lançando pontes arqueadas arqueadas, maravilhosa arquitetura arabesca.

Também é adornado com o impetuoso labirinto de ruas que é o La Ciudad, onde os minaretes mudéjares se erguem acima das ruas empoeiradas e as fronteiras góticas da Igreja de Santa Maria la Mayor.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Juju na Trip. Foto de Portada Kite Rin/ShutterStock. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20210827_100325852

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: