Recife de Fora, um paraíso natural em Porto Seguro

A cidade de Porto Seguro, distante cerca de 600 km de Salvador, capital do estado da Bahia, é reconhecida pelas suas praias encantadoras, agitadas e também pelo forte apelo histórico, sendo a primeira vila fundada no Brasil.

Para os turistas de Porto Seguro não faltam boas opções para aproveitarem toda a exuberância de sua natureza. Um dos locais procurados pelos visitantes é o Parque Marinho Recife de Fora, avaliado pelos frequentadores como uma das maiores belezas naturais de todo o território brasileiro.

Foto: Reprodução | Divulgação/PortoSeguro.net

O passeio é considerado pelos viajantes como sendo diferente das demais atrações que Porto Seguro oferece aos seus excursionistas, afinal a experiência de poder nadar no hábitat natural dos animais marinhos da região não é permitido em várias outras localidades no Brasil e mundo. Mesmo neste Parque, onde o mergulho nas piscinas naturais é autorizado, somente 3% da sua extensão, do total de 17,5 km2, é permitida a visitação, sendo o restante da área destinada para a preservação da flora e fauna local.

Muitos visitantes se surpreendem ao saber que os corais do Parque são seres vivos e não apenas pedras e, por esta razão, para a biodiversidade marinha, são de grande importância à conservação dos Recifes.

O Parque Marinho Recife de Fora fica situado a cinco milhas náuticas do píer Municipal de Porto Seguro, ou seja, aproximadamente uma hora de navegação em confortáveis e seguras escunas, o que já é motivo de comemoração ao aproveitar o visual deslumbrante proporcionado no caminho, tendo a oportunidade de uma visão diferenciada da orla da cidade, com o seu casario, coqueirais e falésias.

Foto: Reprodução | Divulgação/Coconut Experience

No Parque os visitantes podem nadar nas piscinas naturais com águas cristalinas e limpas, com profundidade máxima de 1,70 metros, em meio aos corais, esponjas, estrelas do mar, ouriços, tartarugas e diversas espécies de peixes coloridos.

Foto: Reprodução | Divulgação/Porto mais Turismo

Existem também boas alternativas, para as pessoas que procuram por mais emoção, ao realizar o mergulho com cilindros nas águas com maior profundidade que ficam nos arredores de Recife de Fora. Basta procurar no píer, por exemplo, pelas empresas credenciadas para esta experiência única.

Normas de visitação:

Várias empresas são credenciadas pela prefeitura de Porto Seguro para realizar a visitação ao Parque Marinho Recife de Fora. Sendo o Parque localizado em alto mar, as condições climáticas podem, inclusive, inviabilizar a saída das embarcações, por este motivo, é necessário ficar atento às seguintes instruções para o bem-estar e segurança dos turistas:

Siga as orientações dos guarda-parques e dos guias que o acompanha e não desloque nas bordas ou parte superior do platô recifal;

  • Não é permitido o contato e retirada de qualquer material biológico do parque, nem mesmo alimentar qualquer animal silvestre nesta área;
  • Ao descer da embarcação é proibido descer com sacos plásticos, latas ou copos de bebidas em geral, cigarros, fósforos, alimentos ou bebidas, equipamentos de caça, pesca ou coleta. Não é permitido o uso de nadadeiras no Parque;
  • Alimentos e bebidas poderão ser consumidos apenas no interior da embarcação;
  • É proibida a utilização de aparelhos sonoros coletivos (sem fone individual), de instrumentos musicais ou a produção e sons e estampidos que incomodem os outros visitantes e alterem os hábitos dos animais silvestres na área do Parque;
  • Não é permitida a entrada e permanência de animais domésticos, exceto nos casos previstos na Lei Federal Nº; 11.126, de 27 de julho de 2005 (cães-guia);
  • Evite protetores solares químicos que contêm substâncias danosas aos corais e prefira alternativas como protetores a base de óxido de zinco e dióxido de titânio (minerais) ou utilizem roupas UV e chapéu para se protegerem do sol;
  • Lembre-se de cuidar dos seus pertences, não deixe lixo no Parque e leve apenas memórias e fotografias desta Unidade de Conservação.

Dicas para aproveitar Recife de Fora

1. Escolha um dia com maré baixa

Em primeiro lugar, os melhores passeios devem ser agendados em dias que a previsão seja de maré baixa. Dessa forma, a visibilidade do mar é maior e o passeio se torna mais agradável, pois os corais formam uma espécie de piscina natural.

2. Óculos de sol e protetor solar

Em segundo lugar, não custa relembrar essa dica básica, mas importante. Logo que acordar, aplique o protetor antes do passeio e reaplique ao longo do dia para manter a pele sem queimaduras. Leve também um óculos de sol adequado para filtrar os raios UV.

3. Roupas adequadas

Use roupas adequadas para proteção da pele e, em seguida, sapatos confortáveis e fechados, como tênis e crocs ou algum outro tipo de calçado fechado.

Lembre-se! É preciso contar sempre com o clima solar e temperaturas altas, que são recorrentes na região.

4. Para o mergulho, alugue snorkel e calçados

Ao solicitar com a agência escolhida o seu pacote para o passeio, não se esqueça de checar se está incluso o equipamento para o mergulho no valor total.

Caso não esteja, alugue! Certamente o passeio será muito melhor se você estiver com os equipamentos apropriados para curtir. Alguns hotéis oferecem o aluguel de calçados como crocs e roupas. Essa é uma boa opção, caso você ou alguém próximo esqueça algo de última hora.

5. Leve câmeras à prova d’água

Nada como curtir um passeio mágico e depois compartilhar os registros, não é mesmo? Por isso, não deixe de tirar fotos com seu próprio celular ou com o uso de fotógrafos que ficam disponíveis na região e ofertam o serviço de fotografia.

O ideal é levar uma câmera à prova d’ água para que, desse modo, você possa tirar suas fotos com tranquilidade.

Entretanto, se não for possível, uma dica legal é levar capinhas transparentes que protegem o celular da água, assim você pode mergulhar sem medo.

6. Compre o passeio com transfer

O acesso à Recife de Fora é feito apenas por barcos, balças e outros meios marítimos.

Em virtude disso, a maioria das embarcações parte do centro de Porto Seguro, já que o percurso é pela costa do mar. Por isso, caso esteja hospedado nas imediações ou em áreas próximas ao local, veja se seu pacote de passeio inclui o transfer. Seja como for, essa é uma boa opção para que você não se preocupe com o deslocamento na ida e na volta do passeio.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Operação Porto Seguro. Foto de Portada Divulgação/ Grupo AR Turismo. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: