Ilha Maafushi é uma ilha habitada nas Maldivas localizada no Kaafu Atoll, à 25 km da capital Malé. Com uma população de cerca de 3.000 pessoas, Maafushi é a ilha local mais popular do país, possui mais infraestrutura que as demais, e é a melhor de visitar quando se busca viajar de maneira econômica.
A ilha é porta de entrada para outras ilhas menores e sem dúvida mais interessantes. É possível chegar nesta ilha em uma viagem desde o aeroporto principal das Maldivas que não vai durar 30 minutos em um “speed boat”.
Uma excelente recomendação: ao chegar no aeroporto das Maldivas, não perca um dia em Malé, vá direto ao que interessa e compre um lugar no barco rápido que sai direto do aeroporto onde chegam os voos internacionais, além de economizar uma grana com hospedagem em um lugar “nada a ver” (que seria a ilha principal – Malé, no caso) com a verdadeira Maldivas que você está buscando, conseguirá também maximizar as suas oportunidades de exploração na viagem.
Como chegar na Ilha Maafushi
No aeroporto de Malé é possível comprar um ticket de lancha rápida que vai te levar direto para Maafushi. Então se você pensa em focar nas ilhas do Atol Kaafu, não perca tempo indo a Malé, vá pra Maafushi direto do aeroporto.
O que fazer na Ilha Maafushi
Uma infinidade de dicas. Para quem vai às Maldivas pela primeira vez pode ser uma excelente experiência – e muito barata também a propósito. Acontece que Maafushi é uma ilha local com o turismo mais desenvolvido do que outras “ilhas locais” (que não possuem resorts com bangalôs nas águas).
Se você busca um contato inicial com as ilhas e o modo de viver a vida por lá, pode ser muito interessante dedicar no mínimo uma semana só nas ilhas do Atol Kaafu. De Maafushi você pode experimentar outros lugares, fazer passeios em lanchas que levam a outras ilhas e até mesmo pode pegar o “slow ferry” (ferry lento) e ir se hospedar em outros lugares.
Confira algumas dicas em Ilha Maafushi:
1. Relaxe em um resort

Há vários resorts perto da Ilha Maafushi e isso te possibilita passar um dia com tudo incluso em um deles. Lembrando que em resorts o comércio de bebidas alcoólicas é autorizado.
2. Mergulhar com os tubarões

Outra atividade interessante que pode ser realizada partindo de Maafushi é o passeio que leva para mergulhar com os tubarões lixa (“nurse sharks“). Esse é de longe um dos melhores passeios nas Maldivas. E vou te contar por que:
- Tempo livre para mergulhar com os tubarões sem desespero pra ir embora;
animais super tranquilos, dóceis e que costumam ficar quase sempre parados, amontoados em baixo de algum deck; - Profundidade razoável e turistas bem espalhados na água;
- Suporte profissional da equipe do passeio, que esteve na água o tempo todo, fotografando, filmando e orientando os turistas.
3. Conhecer as praias locais de Maafushi

Uma vez em Maafushi né, bora conhecer o lugar. É uma ilha super pequenina, com chão de areia da praia, com algumas alternativas para fazer compras (como pequenos supermercados, mercearias) e repleta de opções para se hospedar e comer.
4. Visitar outros lugares mais distantes

É possível contratar um passeio de dia inteiro que fazia o deslocamento entre Maafushi e Dhigurah, lugar reconhecidamente espetacular para praticar snorkel com tubarão baleia.
5. Visite a Ilha Gulhi

E se você tiver tempo de sobra, não deixe de conhecer também outras ilhas de atóis vizinhos à Maafushi. Gulhi é uma ilha super linda, barata de se visitar, e fica há apenas 20 minutos de ferry saindo de Maafushi.
6. Conhecer Fulidhoo no Atol Vaavu

Outro ponto interessante e super positivo em se hospedar numa ilha como Maafushi é ter a oportunidade de explorar facilmente outros atóis e conhecer ilhas tão incríveis quanto ou até mais paradisíacas que a própria Maafushi.
Como você pode perceber essa ilha funciona super bem como uma base para explorar outros lugares ainda mais bonitos, como por exemplo a fantástica Fulidhoo, ilustrada pela imagem anterior e localizada no Atol Vaavu, vizinho ao Kaafu Atol, onde fica localizada a ilha de Maafushi.
Protocolos para viajar a turismo as Maldivas
- ATENÇÃO: 24 horas antes da chegada às Maldivas, os clientes devem preencher um formulário de declaração de saúde online Link imuga.immigration.gov.mv.
- Todos os viajantes para Maldivas devem baixar o aplicativo TraceEkee Link – https://trace.hpa.gov.mv/
- Teste PCR obrigatório. O teste de PCR deve ser realizado 72 horas antes da data de chegada e, desde que dentro desse prazo, não importa em que país é feito (origem ou trânsito).
- O certificado de resultado deve ser em inglês.
- Certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
As exigências podem sofrer alteração a qualquer momento sem prévio aviso. É de responsabilidade dos visitantes portar documentação, vistos e vacinas necessários para o embarque e entrada no país de destino.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Voa Viagem. Foto de Portada Divulgação/RIU.com. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário