História e belezas naturais de Mangaratiba

Cercada por muito verde, Mangaratiba, Rio de Janeiro, é famosa por ter ilhas e praias belíssimas. Fundada em 1700, a cidade é rodeada por morros e serras, tem construções antigas cheias de história e uma rede hoteleira muito completa com ótimos hotéis, pousadas e resorts.

Para quem quer ir além de destinos como a capital fluminense e Angra dos Reis, a cidade de Mangaratiba se apresenta como um dos lugares mais bonitos da Costa Verde. A região é muito procurada por turistas que gostam de um roteiro mais rústico em meio a muito verde.

O local conta com praias belíssimas, ilhas preservadas e deliciosas cachoeiras, que ficam na Serra do Piloto, um local que também faz parte das memórias mais antigas da cidade, já que abriga ruínas do período colonial.

Onde fica Mangaratiba

Para os turistas que estão curiosos em descobrir onde fica Mangaratiba, saiba que o balneário fica localizado na Microrregião de Itaguaí, na Costa Verde. Ocupando uma área de 353.408 km², o município, banhado pela Baía de Sepetiba, faz divisa também com cidades, como Angra dos Reis, Rio Claro, Itaguaí e fica bem pertinho de Paraty.

Como chegar em Mangaratiba

Uma das rotas mais comuns para chegar no balneário é a partir da capital fluminense, já que a cidade está localizada a menos de 85 km de distância. A vantagem é que o município do Rio de Janeiro tem dois aeroportos, que recebem voos nacionais e internacionais.
Ao chegar, é possível fazer o trajeto até Mangaratiba, Costa Verde, de ônibus ou de carro. As estradas até essa região possuem uma boa infraestrutura e você não terá problemas para chegar ao destino.

Como é o clima

O clima em Mangaratiba pode mudar um pouco dependendo da região. Em áreas serranas, por exemplo, os verões são mais amenos. Porém, em outras áreas, onde estão as praias, nessa época do ano, as temperaturas ficam mais altas em torno de 25 °C, podendo bater os 40 °C.

Mesmo não sendo alta temporada, a região é muito procurada no inverno em razão das baixas temperaturas, que seguem agradáveis, dificilmente, ficam abaixo de 17 °C.

O que fazer em Mangaratiba

Quer saber o que fazer em Mangaratiba para aproveitar ao máximo as suas férias? Então, confira as atrações e lugares que todo turista deve conhecer ao viajar para as praias do Rio de Janeiro.

1. Centro de Mangaratiba
Foto: Reprodução | Divulgação/Ipatrimônio

Com ruas de paralelepípedo, o centro de Mangaratiba é um daqueles lugares que não passam despercebidos pelos turistas. Mesmo não tendo tantas atrações, vale a pena andar pela região e conhecer um pouco do estilo de vida da população e apreciar algumas construções históricas.

O grande atrativo do local é a Matriz de Nossa Senhora da Guia, datada de 1795, com traços da arquitetura colonial, que ainda mantém o seu estilo preservado. A construção possui uma fachada frontal revestida de azulejos portugueses e no seu interior, é possível observar uma capela mor com forro de madeira, além de uma imagem original de Nossa Senhora da Guia com traços barrocos.

A praça do centro de Mangaratiba, Rio de Janeiro, também é um charme à parte. Com uma fonte e um coreto antigo, ela é o lugar perfeito para tomar um sorvete e descansar às sombras das suas árvores.

2. Praia Grande
Foto: Reprodução | Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

A Praia Grande não perde em nada quando o assunto são belos cenários em Mangaratiba, sendo, inclusive, uma das mais populares entre turistas e moradores locais.

Com cerca de 1 km de extensão, ela é emoldurada por grandes árvores, que são os cantinhos perfeitos para fugir do sol. Nessa região não há calçadão, mas dá para estender a canga em sua faixa de areia fina e fofa. Suas águas são calmas e de temperatura agradável, o que proporciona um ótimo mergulho em um mar quase sem ondas.

3. Praia de Ibicuí
Foto: Reprodução | Divulgação/Diogo Rodrigues

Além de curtir um delicioso banho de mar, se você é adepto ou quer praticar esportes náuticos, saiba que a Praia de Ibicuí, é o local perfeito para a prática das atividades.

Em sua orla, você encontra um Iate Clube que tem o mesmo nome da praia e oferece as mais diversas atividades esportivas. Mas se quer apenas curtir a paisagem e pegar um bronze, saiba que ela tem uma pequena faixa de areia com 60 metros de extensão e águas apropriadas para banho.

4. Praia de Mangaratiba
Foto: Reprodução | Divulgação/Go Hurb

A Praia de Mangaratiba não leva o nome da cidade à toa. Com um mar em tom esverdeado e areia branquinha, ela fica na região central, sendo uma das preferidas de moradores e turistas em razão da sua localização.

Cercada por árvores e com águas calmas, é dela que partem os barcos que fazem passeios turísticos para Ilha Grande.

5. Praia Brava
Foto: Reprodução | Divulgação/Portal de Turismo Costa Verde

A Praia Brava em Mangaratiba, também é outro local que figura sempre nos roteiros dos turistas que apreciam um clima mais rústico e isolado. Nesse trecho, o mar é bem calmo, sendo uma região muito indicada, principalmente, para famílias com crianças.

Rodeada por casas de veraneio e morros, ela tem um clima mais tranquilo e possui pouca estrutura. Por isso, é sempre bom levar uma canga para estender na areia, bebidas e petiscos quando bater aquela fome.

6. Praia de Muriqui
Foto: Reprodução | Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

A Praia de Muriqui é considerada uma das mais urbanizadas com um amplo calçadão e quiosques que vendem porções, bebidas e também oferecem guarda-sóis e cadeiras para acomodar os turistas.

Além de boa infraestrutura, essa região também chama a atenção por suas agradáveis águas claras e areia branquinha.

7. Ilha de Itacuruçá
Foto: Reprodução | Divulgação/Vamos Trilhar

A Ilha de Itacuruçá fica bem pertinho da cidade de Mangaratiba, sendo considerada um dos lugares mais bonitos dessa parte do litoral fluminense. Com cerca de 25 km de extensão, a região é cercada por uma natureza nativa e preservada, mas sem deixar de lado uma boa infraestrutura turística com hotéis e pousadas.

Se você quiser conhecer a região, ao chegar na cidade, é possível encontrar agências de ecoturismo que realizam passeios até lá. Ao chegar à ilha, os turistas podem fazer caminhadas ecológicas e passeios náuticos. Mas para curtir tudo que o local tem de melhor, é bom reservar o dia todo para visitá-lo.

8. Ilha Guaíba
Foto: Reprodução | Divulgação/Xaveco Turismo

A Ilha Guaíba, também é um lugar que vale a pena conhecer. O local é uma das atrações mais procuradas na região em razão das suas belezas naturais, mar em coloração verde esmeralda e praias rústicas de areia branca.

O arquipélago é composto por três praias selvagens e com natureza quase que intacta, onde os turistas podem apreciá-las, mas sempre respeitando o meio ambiente. Se você gosta de contato com a natureza e quer conhecer um destino mais deserto e de beleza inigualável, a Ilha Guaíba é uma ótima opção.

9. Serra do Piloto
Foto: Reprodução | Divulgação/Cidade e Cultura

A Serra do Piloto é um lugar repleto de paisagens naturais belíssimas e cachoeiras incríveis para se refrescar em dias quentes e ensolarados.

No passado, essa serra era um dos principais trajetos de escravos e dos produtores de café no Vale do Paraíba, que percorriam a antiga Estrada Imperial. Por conta da história ligada ao período do Brasil Colonial, além de cenários belíssimos, há muitas construções antigas escondidas em meio à natureza, o que torna uma visita ao local ainda mais interessante.

Ao visitar a Serra do Piloto, não deixe de curtir suas áreas de trilhas e cachoeiras, como a dos Escravos, Benguela e do Rubião. A região conta ainda com um mirante, de onde é possível ter uma linda vista da serra.

10. Ruínas do Sahy
Foto: Reprodução | Divulgação/Parque Sahy

Para os turistas que gostam de uma dose de história em seus roteiros, não deixe de conhecer as ruínas do Sahy, que estão diretamente associadas à história de Mangaratiba.

A construção, que hoje é uma verdadeira atração turística, faz parte de uma antiga fazenda de época colonial, onde ocorria o comércio ilegal de escravos africanos. Ao chegar ao local, você encontrará partes formadas por paredes altas e extensas pedras escondidas pela vegetação.

Existem indícios de que o lugar também abrigava um cais, um cemitério e um pequeno canal em seu interior. Vale a pena conhecer as ruínas do Sahy e, claro, aproveitar para fazer belas fotos.

11. Ruínas da Praia do Saco
Foto: Reprodução | Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

Outro local que faz parte da história da cidade são as ruínas da Praia do Saco, construções que datam do século XIX. No passado, as estruturas compunham antigos armazéns de café. Inclusive, o lugar é tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Uma grande vantagem é que é muito fácil chegar até essa atração, já que ela fica às margens da Estrada de São João Marcos, no bairro Nova Mangaratiba.

Hospedagem em Mangaratiba
Foto: Reprodução | Divulgação/Booking

A cidade não é apenas procurada por conta das suas belas praias e ilhas, a hospedagem em Mangaratiba, também chama a atenção dos turistas em razão da sua excelente estrutura e variedade de opções.

Para quem preza por dias de descanso em hotéis com serviço completo, o Portobello Resort e Safári, localizado entre as montanhas da Serra do Mar, na Baía da Ilha Grande, é a opção para os turistas que priorizam contato com a natureza.

Foto: Reprodução | Divulgação/Portobello Resort

O local está inserido em uma ampla fazenda com rios, campos e com vista para o mar, bem pertinho da praia.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Passagens Promo. Foto de Portada Divulgação/ Go Hurb. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: