A Costa do Descobrimento no sul da Bahia

A Costa do Descobrimento é uma região no sul da Bahia considerada o ponto inicial da história do Brasil. Isso porque foi ali que tudo começou no ano de 1500! Segundo os livros de História do Brasil, assim que os portugueses avistaram o Monte Pascal, eles gritaram “terra à vista”. A importância histórica e cultural dessa região é tamanha que em 1999 ela foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

Quem resolve viajar por essa rota não se arrepende e encontra muitas atrações pelo caminho, como praias de água salgada e doce, falésias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, mata preservada e muito mais. As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento São Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

A Costa do Descobrimento é altamente recomendada para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. Se você sonha em mergulhar nas águas cristalinas da Bahia ou fazer trekkings em trilhas com paisagens lindas, com certeza vai adorar a região.

Vale muito a pena fazer essa viagem de carro, isso porque você pode parar em cada uma das cidades, desbravando todas as belezas que elas possuem. Por ter muitas cidades e atrações legais em cada uma delas, o ideal é planejar um roteiro no qual você consiga ficar pelo menos um dia inteiro em cada cidade.

Algumas atividades para fazer em cada cidade:

Belmonte
Foto: Reprodução | Divulgação/Coconut Experience

Começando pelo topo da Costa do Descobrimento, temos a cidade de Belmonte, a 580 km ao sul de Salvador e 60 km de Porto Seguro. As grandes atrações por lá são as praias, como a Praia da Caieira, considerada uma das mais bonitas da região, com seu manguezal imenso, e a Praia do Mar Moreno, a mais movimentada de Belmonte.

Foto: Reprodução | Divulgação/Loucos por Praia

Quem prefere praticar algum esporte aquático deve ir à Praia da Barra Sul, onde é possível surfar, fazer bodyboarding e windsurfe. Outro ponto legal é visitar a Praia de Mogiquiçaba, perfeita para os surfistas.

Foto: Reprodução | Divulgação/Bahia de Valor

Vale a pena dar uma voltinha pelo centro histórico da pacata cidade e admirar as construções coloniais centenárias! São casarões antigos, casinhas coloridas, igrejinha, pracinhas tudo com aquele ar bucólico e acolhedor. Mas em Belmonte também tem coisa phyna: o farol da cidade foi construído pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel.

Santo André
Foto: Reprodução | Divulgação/Município Assessoria

O vilarejo tranquilo e remoto de Santo André pertence ao município de Santa Cruz Cabrália e, por lá, você vai encontrar um local que exala paz por todos os lados. O povoado possui 800 habitantes e ficou conhecido porque foi ali que os jogadores da Alemanha ficaram instalados na Copa de 2014 — tanto que a casa em que a Seleção ficou virou um hotel maravilhoso, o Campo Bahia.

Lugares que proporcionam o encontro das águas do mar e de rios são verdadeiros encantos! A Praia de Guaiú é uma parada obrigatória para quem visita o vilarejo de Santo André. Bem preservada e deserta, certamente será um dia para descansar e aproveitar o sol.

Quem busca ainda mais conforto e sofisticação pode ficar hospedada no Resort Costa Brasilis,all inclusive, que fica de frente para a gostosa Praia de Santo André.

Santa Cruz Cabrália
Foto: Reprodução | Divulgação/Youtube

Seguindo viagem, você vai atravessar a balsa para ir de Santo André até Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz Cabrália, a 20 km de distância de Porto Seguro, que possui uma importância imensa para a história da colonização brasileira. Foi na Praia de Coroa Vermelha que a primeira missa foi realizada no Brasil, em 1500.

Foto: Reprodução | Divulgação/Qual Viagem

O centro histórico de Santa Cruz Cabrália possui construções do século XVII tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. A praia, com águas de tonalidade azul esverdeada, são um verdadeiro encanto.

Porto Seguro
Foto: Reprodução | Divulgação/Entre Mares

Uma das cidades mais famosas e agitadas da Bahia! Porto Seguro é o destino mais conhecido da Costa do Descobrimento com belezas estonteantes, como de falésias coloridas, vegetação de Mata Atlântica e recifes de corais.

Os turistas são atraídos pelas belezas naturais e também pela vida noturna animada na cidade. Com muitas, muitas mesmo, opções de passeios em Porto Seguro, você pode reservar pelo menos três dias inteiros para curtir bastante a cidade.

Arraial D’Ajuda
Foto: Reprodução | Divulgação/Passagens Promo

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro que vem ganhando fama com o passar dos anos. E não é pra menos, já que a região possui algumas das praias mais lindas da Bahia.

Foto: Reprodução | Divulgação/Carpe Mundi

Entre Arraial d’Ajuda e Trancoso está uma das praias mais surpreendentes do mundo: a Praia do Espelho. Atração obrigatória para quem visita o sul da Bahia e a Costa do Descobrimento. Falésias com coloração o mar azul, cristalino e de temperatura agradável durante o ano todo.

A Praia do Mucugê, o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, a Praia do Parracho, a Praia da Pitinga, a Praia de Taípe e Lagoa Azul são apenas alguns dos passeios que valem muito a pena fazer por lá.

Trancoso
Foto: Reprodução | Divulgação/Trancoso 4U

Trancoso se tornou um dos lugares mais cobiçados na Bahia! Os resorts luxuosos e as festas badaladas vivem em harmonia com a atmosfera hippie que emana pela cidade.

O destaque sempre fica por conta das praias. Visite a Praia dos Coqueiros, na região mais central de Trancoso, a Praia de Itapororoca, acessada somente através de caminhadas, a Ponta de Itaquena, que fica em uma área de preservação ambiental e Patimirim, destino certo para surfistas e aventureiros.

Foto: Reprodução | Divulgação/TripAdvisor

Conheça também a Praia dos Nativos para curtir a água doce e rasa do rio que deságua no mar, além de aproveitar o belo pôr do sol na região.

Caraíva
Foto: Reprodução | Divulgação/Melhores Destinos

A vila de pescadores com suas ruas de areia fofa é o destino perfeito para quem quer sombra e água fresca. A praia, com seu mar verdinho e limpo, é um convite para ficar lagarteado o dia inteiro.

Ainda vale a pena ir até o Parque Nacional Monte Pascal para ver e também subir essa montanha tão importante para a história do país.

Foto: Reprodução | Divulgação/Jornal Correio

A Costa do Descobrimento é uma rota que tem tudo para agradar quem gosta de praia e natureza.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Quanto Custa Viajar. Foto de Portada Divulgação/ Shore Excursions Groups. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: