Visite Quebec City e arredores no inverno

Quebec City é considerada uma das cidades mais bonitas da América do Norte, e com temperaturas abaixo de zero, a cidade oferece diversas atrações interessantes. Descubra o que fazer em Quebec no inverno, afinal, é uma das cidades mais turísticas do Canadá, não se deve deixar de visitá-la porque a temperatura no inverno vai abaixo de zero graus!

Quebec City no inverno se transforma em uma cena de filme de Natal. Suas ruazinhas de paralelepípedos e sua arquitetura colonial ficam cobertas de luzes e neve. A cidade também se prepara para a estação com várias atividades tradicionais, além de um dos maiores festivais de inverno do mundo, o Quebec Carnival, garantindo que os turistas tenham muito o que fazer mesmo com temperaturas negativas.

Na hora de planejar a sua visita a Quebec City e arredores no inverno, é importante considerar alguns fatores, inclusive qual o seu estilo de viagem. Você pode se preparar para participar das atividades de inverno com esportes ousados e radicais ou apenas aproveitar o clima romântico da cidade e relaxar em um spa de luxo.

Clima em Quebec City

Se está planejando sua viagem para Quebec City no inverno, é importante saber que qualquer momento entre novembro e março você vai enfrentar um frio enorme com bastante neve, mas janeiro e fevereiro costumam ser o auge do inverno canadense.

As temperaturas normalmente ficam abaixo de zero, podendo chegar a -20ºC, com uma sensação térmica mais baixa ainda.

Assim, preparar bem a sua mala vai ser essencial para que você aproveite bem a sua viagem, já que além de frio, neva no inverno. Por isso, a administração da cidade trabalha bastante para colocar sal nas ruas para derreter a neve e deixar tudo bem limpinho.

No entanto, é bom usar o calçado certo para não ter problemas. Com todo esse frio, o tempo em Quebec City também fica bem seco. Assim, é importante tomar bastante líquido para se hidratar e evitar maiores complicações durante a viagem.

Atrações de Quebec City no inverno

1. Hotel de Glace
Foto: Reprodução | Divulgação/Travel Report

O Hotel de Glace é o famoso Hotel de Gelo, que é mundialmente famoso. Ele fica a apenas 10 minutos de Quebec City.

Foto: Reprodução | Divulgação/Uniq Hotels

O hotel é construído todos os anos com uma temática diferente, e tem 44 quartos luxuosos completamente feitos de gelo. Você pode viver essa experiencia se hospedando por uma noite e desfrutando de toda a estrutura gelada que o hotel tem a oferecer. Mas, se você não quer ir tão a fundo assim no inverno de Quebec City, pode fazer um tour durante o dia mesmo.

2. Quebec Winter Carnival
Foto: Reprodução | Divulgação/Family Travel Forum

O Quebec Winter Carnival é um dos maiores festivais de inverno do mundo. Ele atrai turistas de todos os lugares. O evento monta esculturas de neve gigantes e oferta atividades típicas do inverno canadense para toda a família.

Além disso, as ruas da cidade são tomadas por uma festa animada, musical e artística. O festival é a experiência perfeita para quem quer ver Quebec City com as ruas cheias e animadas.

Também é uma boa oportunidade para experimentar as atividades de inverno, como passear de trenó, andar de carruagem, fazer bonecos de neve, etc. O evento não é gratuito, mas tem um preço bastante acessível.

3. Montmorrency Falls Park
Foto: Reprodução | Divulgação/Sépaq

As Cataratas de Montmorrency são belíssimas e, apesar de menos conhecidas, são mais altas que as Cataratas do Niagra! No inverno, a queda d’água congela e se transforma em uma verdadeira escultura de gelo. A parte bacana é que elas ficam bem pertinho de Quebec City. Dá para ir de ônibus mesmo, apesar de também não ficar caro ir de táxi.

4. Île d’Orleans
Foto: Reprodução | Divulgação/AllPosters.com

A Île d’Orleans é uma pequena ilha nos arredores de Quebec City e uma das mais bonitas cidades da Província. Seu charme fica por conta das fazendas de agricultura familiar e das boutiques que vendem deliciosos produtos locais, como vinhos, queijos e doces.

5. Esportes de inverno
Foto: Reprodução | Divulgação/Toronto Canadá

Se você faz o tipo de pessoa ativa e que adora praticar esportes e experimentar coisas novas, Quebec City não vai te decepcionar. Durante o inverno, a cidade tem diferentes pontos para praticar ski, patinação no gelo e snow boarding. Para os mais ousados, Quebec City tem até canoagem no gelo pelo rio St.Lawrence.

Para se sentir verdadeiramente como uma criança em um dia de neve, não perca a oportunidade de escorregar um tobogã de gelo.

Os quebecois adoram. No Winter Carnival, o tobogã é gigante e você desce em um pequeno trenó, uma verdadeira aventura. Já no Hotel de Glace, o tobogã é menor e você desce sentado mesmo, no melhor estilo “esquibunda” (não esqueça das calças de neve). Mas também tem o Au 1884 Slide, uma das principais atrações de inverno da cidade, com tobogãs com vista para o belíssimo Chateau Frontenac.

6. Maple Taffy
Foto: Reprodução | Divulgação/Ruliweb

As Maple Taffy são tão quebecois que você não pode passar pelo inverno de Quebec City sem encontrar uma em seu caminho.

Basicamente, você vai encontrar pelas ruas da cidade (dentro ou fora do festival) alguém com uma bandeja de neve e maple syrup (o maple puro, sem conservantes ou outras coisas, no melhor estilo quebecois).

Então você pode colocar o maple na neve e a medida em que ele for endurecendo com o frio você vai enrolando nele um palitinho de picolé, fazendo o seu próprio pirulito de maple.

Um delicioso doce tradicional do Quebec com uma experiência bem característica do inverno. E, o melhor, a brincadeira não custa mais do que 3 dólares canadenses na maioria dos lugares. Além de divertido, é uma oportunidade de experimentar uma das comidas típicas do Canadá.

7. Vieux-Quebec
Foto: Reprodução | Divulgação/Canadalandia

O Centro Histórico de Quebec City jamais vai ficar de fora de algum passeio pela cidade. E não é porque está frio que você vai perder a oportunidade de caminhar pela cidade fortificada mais antiga de toda a América do Norte, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Então, coloque suas luvas e suas botas de neve e vá explorar. As indicações de passeio são as mesmas para todas as épocas do ano: Petit-Champlain, Place Royale, Grand Allée, Rue Saint Jean, Chateau Frontenac, etc.

Entretanto, no inverno, a cidade ganha um charme a mais com as luzes de Natal e a neve. O ar lúdico e romântico não se compara com nenhum outro lugar do mundo.

8. Old Port Market
Foto: Reprodução | La Mochila al Hombro/Pinterest

No Old Port Market você vai encontrar deliciosos pratos tradicionais preparados com ingredientes orgânicos produzidos por produtores locais. O mais legal é que o cardápio é sazonal, ou seja, muda de acordo com a época do ano.

Isso garante que você vai experimentar as comidinhas deliciosas e clássicas do inverno quebecois. Além de comer, você também pode comprar lembrancinhas e outros produtos característicos.

E se você está visitando Quebec City antes do Natal, a visita é ainda mais indispensável. Nessa época, o mercado se transforma em um verdadeiro mercado natalino, com uma decoração característica e especial e produtos diferenciados e marcantes. Você vai se sentir dentro de um filme.

Dicas para aproveitar Quebec City no inverno

– Fazendo as malas

Apesar de o inverno de Quebec City ser conhecido por suas temperaturas baixíssimas, é possível aproveitar a viagem e não passar frio.
Para isso, é preciso fazer a escolha certa para as roupas que você vai levar. Os quebecois costumam dizer que não existe tempo ruim, apenas uma escolha de roupas de inverno no Canadá ruim.

Nas cidades em que as temperaturas são baixas, a maioria dos lugares são preparados para o frio e contam com aquecedores em seu interior. Então é muito comum você estar andando pelas ruas a -10ºC e entrar em um estabelecimento com uns 20ºC.

E se você não estiver vestido adequadamente ou você vai passar frio na rua, ou vai suar nos lugares fechados. Por causa disso, a recomendação é que você sempre se vista em camadas.

Assim, pode tirar as de cima (as mais pesadas) quando entrar em algum lugar que esteja mais quentinho.

– Como se vestir no inverno em Quebec City

Foto: Reprodução | Divulgação/Quero Viajar Mais

Itens essenciais para Quebec City no inverno Cachecol, luvas e gorros são itens importantes para levar na mala.

A primeira camada deve ser de roupas mais justas e coladas ao corpo, e de preferência com tecidos térmicos. Em lojas de artigos esportivos ou na Lupo você costuma encontrar esse tipo de roupa com facilidade. Mas, caso não encontre, invista em uma legging grossa e blusas de tecido elástico de manga comprida.

Para segunda camada, invista em uma blusa de frio mais grossa e mais solta, mais como um suéter e menos como um moletom. E uma calça grossa por cima, pode ser jeans ou outro tecido da sua preferência. Porém tem que ser grossa, ou então você vai sentir o frio entrando por cada buraquinho no tecido.

Coloque também meias grossas, pois é muito importante manter as extremidades quentes.
Se houver necessidade, adicione mais uma camada de roupas com outra blusa de frio e calças para neve (com material impermeável).

Por fim, a quarta camada é a de luvas, gorro e casaco, que vai servir também para cortar vento. Além de botas específicas para andar na neve (com sola anti-derrapante).

– É baixa temporada?

De maneira geral, o inverno no Canadá costuma ser mais barato que as épocas de verão. Isso porque, devido à neve e às baixas temperaturas, algumas atrações são fechadas. Além disso, nem todo mundo quer passar as suas férias com temperaturas abaixo de zero.

Assim, provavelmente, ao procurar sua viagem para os meses mais frios, você vai encontrar preços mais amigáveis e pode aproveitar para fazer compras em Quebec City. Mas é importante ficar atento a algumas datas, como Natal e Ano Novo, quando os preços podem subir um pouco. Na época do Winter Carnival a cidade também fica bem cheia e um pouco mais cara.

– Como locomover

Mesmo no inverno, a melhor opção para se locomover em Quebec City continua sendo andar a pé. A cidade é bem pequena e com as dicas de como fazer as malas com as roupas certas, você não vai sentir frio durante a caminhada.

No caso de estar nevando ou coisa do tipo, você também pode optar pelo transporte público. Além de ser muito eficiente e mais barato do que pegar um táxi ou Uber.

– Curta Quebec City no inverno

Apesar de a ideia de enfrentar temperaturas negativas parecer um pouco assustadora no começo, um roteiro em Quebec City vai te conquistar mesmo abaixo de zero.

Quebec City no inverno nem de longe chega a ser uma cidade menos encantadora e do que durante o verão. Muito pelo contrário, a sua arquitetura e o seu ar europeu combinam perfeitamente com o clima natalino.

Além disso, sua culinária tradicional e acolhedora vai ajudar a deixar o seu coração bem quentinho. A cidade toda acolhe o inverno como um verdadeiro evento. Ela fica cheia de enfeites e coisas pra fazer, proporcionando, assim, experiencias únicas.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Letícia Laborê/Quero Viajar Mais. Foto de Portada Divulgação/Collins Dictionary. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: