O que visitar em Glasgow, na Escócia

Glasgow fica na Escócia, é a maior cidade do país e a terceira cidade mais populosa do Reino Unido, atrás apenas da capital Londres e de Birmingham. A cidade começou a se formar no século VI e aumentou depois com o estabelecimento da Universidade. Atualmente, a cidade também é famosa pelos seus grafites, que estão espalhados pela cidade.

O que visitar em Glasgow

1. Catedral de Glasgow
Foto: Reprodução | Divulgação/Euro Viajar

Foi construída entre os séculos XIII e XV e é um exemplo da arquitetura gótica escocesa. A catedral é dedicada à São Mungo, que foi o fundador e é o padroeiro de Glasgow. A igreja foi construída no local onde ele foi enterrado em 612 d. C.. Mungo foi o primeiro bispo do antigo reino britânico de Strathclyde, que ia do norte até Cumbria, no sul. A igreja era um grande centro de peregrinação cristã até a Reforma Escocesa.

A cripta que fica dentro da catedral abriga os restos mortais de São Mungo e foi construída em meados do ano 1200.

2. Necrópole de Glasgow
Foto: Reprodução | Divulgação/Encircle Photos

Atrás da Catedral de Glasgow fica a necrópole, uma atração bastante visitada. Apesar de ser um cemitério, o lugar é visitado pois, do seu topo, se tem lindas vistas da cidade, onde pode-se ver o contraste entre a arquitetura antiga e nova de Glasgow.

A Catedral e Necrópole de Glasgow ficam a aproximadamente 10 minutos a pé do dentro da cidade. Parece longe, mas não é. Principalmente, porque no caminho podemos apreciar os lindos grafites de Glasgow, como por exemplo, o famoso e lindo grafite de São Mungo. Nesse grafite podemos ver um São Mungo moderno e passarinhos, que faz referência à lenda do passarinho que nunca voou, quando São Mungo ressuscitou um passarinho.

3. George Square e City Chambers
Foto: Reprodução | Divulgação/Kongres Magazine

A George Square é a praça principal de Glasgow e onde fica mais uma atração, a City Chambers, um dos edifícios mais emblemáticos e imponentes da cidade. Foi inaugurado em 1888, pela Rainha Victoria e há mais de 100 anos é sede dos conselhos municipais. É possível fazer um passeio guiado e gratuito na City Chambers, eles acontecem duas vezes ao dia, às 10:30 e às 14:30. Os ingressos podem ser obtidos no próprio City Chambers, 30 minutos antes do início de cada tour. Importante ressaltar que os ingressos são distribuídos por ordem de chegada e podem se esgotar sem aviso prévio. Outra informação importante é que o tour é realizado apenas durante o expediente, e não estão disponíveis aos finais de semana e feriados. Cada tour dura cerca de 45 minutos.

4. Merchant City
Foto: Reprodução | Divulgação/Glasgow Law Practice

Esse é um dos bairros mais antigos de Glasgow, que remonta a década de 1750, quando era o lar de armazéns dos ricos comerciantes de tabaco e algodão. Dois séculos depois, a Merchant City voltou a vida como um bairro cultural e animado, repleto de bares, restaurantes, boutiques e galerias.

5. Buchanan Street
Foto: Reprodução | Divulgação/Glasgow Live

Essa é a principal rua de pedestres da cidade. Ótima para um passeio ou para compras, possui as melhores lojas e sempre está repleta de pessoas animadas.

6. The Lighthouse
Foto: Reprodução | Neale Smith/Pinterest

É o Centro de Design e Arquitetura da Escócia e fica no antigo prédio do Glasgow Herald. O edifício foi a primeira comissão pública na qual Charles Rennie Mackintosh trabalhou, quando era desenhista do escritório de arquitetura Honeyman e Keppie. Atualmente, o The Lighthouse promove o design e a arquitetura através de um programa variado de exposições e eventos.

7. Grafites de Glasgow
Foto: Reprodução | Divulgação/Los Viajes de Claudia

Os grafites de Glasgow são uma atração à parte e estão espalhados pela cidade.

8. Museus de Glasgow
Foto: Reprodução | Divulgação/Zaha Hadid

Se tiver mais tempo em Glasgow, vale a pena visitar alguns museus. Entre eles podemos destacar o Riverside Museum e a GoMA, Galeria de Arte Moderna.

O primeiro abriga mais de 3000 objetos que detalham o passado de Glasgow, desde seus dias como potência marítima até a vida cotidiana do início e meados do século XX. Já o GoMA é a galeria de arte moderna mais visitada da Escócia.

Outras formas de conhecer Glasgow
Foto: Reprodução | Divulgação/Expedia

Uma outra boa maneira de conhecer Glasgow é fazendo um passeio guiado pela cidade. O passeio é todo feito em inglês e dura cerca de 2 horas e 30 minutos. Atente-se para estar usando um sapato confortável durante o passeio, pois ele é feito todo a pé.

Se você optar por não caminhar muito, ou se o clima não estiver agradável para um passeio a pé, uma outra forma de conhecer a cidade é com o ônibus de turismo Hop On Hop Off. Esse ônibus faz diversas paradas durante o trajeto, e você poderá descer em qual desejar e depois subir no próximo ônibus. Você pode optar pelo ticket de 1 ou de 2 dias. Os ônibus passam numa frequência de 15 minutos e o trajeto todo dura cerca de 80 minutos, isso se não descer do ônibus. Durante o trajeto de ônibus, está disponível um tipo de áudio-guia, disponível em 8 línguas, que você poderá escutar com fones de ouvido, que são distribuídos no ônibus.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Aline Dota Naganawa/Contando Destinos. Foto de Portada Divulgação/ Get your Guide. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Um comentário em “O que visitar em Glasgow, na Escócia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: