Ipioca, um paraíso para conhecer em Alagoas

A Praia de Ipioca é uma das belezas do Nordeste, um destino obrigatório para todos os viajantes. Águas cristalinas, areia branca e um mar de tirar o fôlego, esse é o lugar ideal para aproveitar o verão em uma paisagem que não poderia se aproximar mais de um paraíso. É muita beleza e calmaria para aproveitar.

Onde fica a Praia de Ipioca

Localizada a cerca de 20 quilômetros do centro de Maceió, a Praia de Ipioca é uma atração mais urbana do estado de Alagoas. Ao seu redor, ficam diversas outras praias que podem ser aproveitadas, algumas das mais conhecidas são a Pajuçara e a Ponta Verde. Além disso, a proximidade com o centro da capital garante uma boa estrutura com barracas, restaurantes e lojas para conhecer e aproveitar.

Como chegar
Foto: Reprodução | Divulgação/Não é Caro Viajar

Maceió conta com um Aeroporto Internacional, o Zumbi dos Palmares, que é a principal porta de entrada para a cidade, tanto para turistas internacionais quanto nacionais. Se desejar chegar a capital de carro, o melhor caminho é pela BR-101 e pela BR-104, que conecta Alagoas aos outros estados nordestinos. Chegando em Maceió, as praias são facilmente acessíveis a partir da avenida central da cidade, inclusive a Ipioca.

O que você precisa saber antes de ir
Foto: Reprodução | Divulgação/Foto: Reprodução | Divulgação/Maceió Atlantic Suites

Para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes mesmo de chegar à praia. Por isso, abaixo você encontra algumas das principais dicas para a sua aventura. Confira:

Estacionamento: para quem vai de carro, os estabelecimentos da Praia de Ipioca, como os restaurantes e beach clubs, possuem estacionamento gratuito para clientes.

Estrutura para alimentação: existem dois beach clubs ao lado da praia com ótimos restaurantes. Também é possível encontrar outras opções ao logo da orla, mas é necessário caminhar um pouco.

O que levar: como essa praia é quase deserta, o melhor é levar a sua própria manta, guarda sol e cadeira. É possível encontrar vendedores, mas nem sempre com a rapidez desejada.

Maré: o mar da Praia de Ipioca normalmente é calmo, mas em alguns momentos pode ficar mais agitado e com ventos fortes. Preste atenção nas condições do tempo para não ser pego de surpresa e garantir sua segurança.

Hospedagem: se você deseja passar mais tempo pela região da Praia de Ipioca, existem diversos hotéis e até alguns resorts onde é possível se hospedar e ainda ficar perto do mar.

Cuidados no mar: se você for mais ao fundo no mar, é possível encontrar algumas águas-vivas, então é necessário ter cuidado e atenção para não se queimar.

Semiparadisíaca: a maior parte do tempo, a Praia de Ipioca é quase deserta e se assemelha muito à ideia geral de um paraíso, mas lembre-se de não se afastar muito das áreas mais movimentadas para sua segurança.

Leve essas dicas em consideração ao planejar a sua viagem e garanta que ela seja exatamente aquilo que você sonhou. Essa é uma aventura que vale a pena.

O que fazer

A Praia de Ipioca é um lugar que conta com mar cristalino, areia branca e um clima maravilhoso para relaxar. É o local ideal para quem quer descansar e aproveitar uma bela paisagem. No entanto, também existem diversas atividades que podem animar a viagem de qualquer pessoa, seja as que estão em busca de uma temporada mais tranquila ou os que buscam uma verdadeira aventura. Confira abaixo:

1. Piscinas Naturais da Praia de Ipioca
Foto: Reprodução | Divulgação/Resorts Salinas

Quando a maré fica baixa na Praia de Ipioca, belíssimas piscinas naturais ficam visíveis e acessível para os banhistas. Esses são locais de águas calmas e que são de uma cor impressionante. É ideal para quem vai viajar com crianças, já que é mais seguro para nadar. Mas as piscinas naturais da região também são recomendadas para qualquer um que queira aproveitar a praia de forma mais calma.

2. Mergulho
Foto: Reprodução | Divulgação/Férias Brasil

Outra atividade característica de locais com águas calmas é o mergulho, e com águas tão cristalinas, a Praia de Ipioca é o lugar perfeito para essa atividade. Além disso, essa parte do mar conta com uma vida marinha diversa, colorida e muito bela. É uma ótima atração para curtir com amigos ou família, inclusive crianças, já que há locais para mergulho que não tão fundos e com belos peixes.

3. Surf e Windsurf
Foto: Reprodução | Divulgação/Dicas do Nosso Brasil

Já quando a maré está mais agitada, o mar fica perfeito para os viajantes mais aventureiros. Com os ventos que são típicos da região, esportes como o surf e o windsurfe tomam a Praia de Ipioca e animam todo o local. Com ondas medianas, a animação é a principal característica dessa praia. E para quem deseja praticar windsurfe, o melhor é procurar as agências locais para contratar o serviço.

4. Hibiscus Beach Club
Foto: Reprodução | Divulgação/Dicas do Nosso Brasil

Uma mistura de restaurante, bar e espaço de lazer, o Hibiscus Beach Club é um dos principais locais turísticos da região. No complexo que fica nas areias da Praia de Ipioca, é possível encontrar uma piscina, alguns shows ao vivo e diversos outros serviços. Alguns dos mais utilizados são as relaxantes massagens, os deliciosos drinks e as maravilhosas refeições do complexo. Além disso, a linda paisagem já vale a visita.

5. Guarda Rios Beach Club
Foto: Reprodução | Divulgação/Hotel Porto da Praia

O Guarda Rios é outro Beach Club da Praia de Ipioca e que também vale muito a pena conhecer. Ele está localizado à beira-mar e oferece muito conforto para quem adquiri um day use ou para quem frequenta algum dos eventos particulares que é realizado ali. O local é mais aberto que o Hibiscus e por um ótimo motivo: uma integração maior e mais natural com a vista do litoral.

6. Praia de Paripueira
Foto: Reprodução | Divulgação/Maceió Atlantic Suites

Uma das primeiras praias que fica acessível pela Ipioca é o Praia de Paripueira. Um pouco mais movimentada, aqui o turista vai encontrar pescadores e muitos barcos. Também conta com um mar de cor clara e areia fina, além de diversas barracas de praia. Para quem gosta de piscinas naturais também é uma ótima pedida, já que existem diversas em sua maré baixa, sendo possível observar corais e ouriços.

7. Mar e Cia Beach Bar
Foto: Reprodução | Divulgação/Mar & Cia Beach Bar

Na orla de Paripueira também é possível aproveitar uma experiência um pouco mais luxuosa na praia com o brach bar Mar e Cia. Apesar do nome, esse estabelecimento à beira-mar também é um restaurante com deliciosos pratos, assim como drinks. Além do lazer e das delícias encontradas no local, o Mar e Cia oferece serviço de excursão para as piscinas naturais da região e passeios de lancha pelo mar.

8. Praia Sonho Verde
Foto: Reprodução | Divulgação/Maceió Alagoas

Outra praia da região que é possível visitar é a Sonho Verde, conhecida por ser um pouco mais movimentada durante a temporada de férias. No entanto, ainda assim, o local mantém as tradições caribenhas e da comunidade pesqueira que vive nos seus arredores. A faixa de areia é um pouco maior e o mar é calmo e de águas claras, garantindo muita tranquilidade e beleza aos visitantes.

9. Mirante São Gonçalo
Foto: Reprodução | Divulgação/Dicas do Nosso Brasil

Com uma vista privilegiada para toda a costa de Maceió, o Mirante de São Gonçalo é uma das melhores atrações da região. Nesse local, que fica em uma área um pouco mais alta, é possível aproveitar a paisagem das diferentes praias da região e ver toda a beleza da natureza que circunda a capital do estado. E o melhor é que o Mirante não é muito cheio, então é possível relaxar.

10. Culinária local
Foto: Reprodução | Divulgação/Hibiscus Beach Club

Perto da praia há diversos restaurantes, assim como aos arredores do centro de Maceió. E experimentar a culinária da região é uma das experiências obrigatórias de quem viaja até a Praia de Ipioca. Os principais pratos da região contam com deliciosos e frescos frutos do mar, que é possível encontrar na maior parte dos estabelecimentos. Além disso, existem diferentes faixas de preços que garantem uma aventura deliciosa pela gastronomia local.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Gabriella Soares/Viajali. Foto de Portada Divulgação/ Resorts Salinas. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: