Passeio a Foz do Rio São Francisco

A Foz do Rio São Francisco é, sem dúvida, um dos roteiros que mais atrai turistas no estado. Afinal, leva milhares de pessoas todos os anos ao extremo sul de Alagoas. O encontro do rio com o mar é um dos mais belos espetáculos da natureza. Esse fenômeno pode ser observado nas águas do rio São Francisco, carinhosamente apelidado como Velho Chico.

Foto: Reprodução | Top Passeios

Além de lindo, o Rio São Francisco é o maior em extensão no Brasil: são mais de 3 mil quilômetros. Entretanto, o melhor de tudo é que dá para fazer o passeio à sua foz em um bate-volta saindo de Maceió.

Como chegar a Foz do Rio São Francisco

O local fica a 130 km de Maceió, seguindo pela AL 101 Sul – logo após a Praia do Francês, em Marechal Deodoro – até o município de Piaçabuçu. A viagem dura aproximadamente duas horas, e termina no ponto de apoio que fica às margens do Rio São Francisco, no cais da cidade.

Uma curiosidade interessante sobre o local é que ele serviu de cenário para as filmagens do filme “Deus é Brasileiro”, dirigido pelo cineasta alagoano Cacá Diegues, que é renomado internacionalmente.

Como é o passeio a Foz do Rio São Francisco
Foto: Reprodução | Luck Receptivo

O cenário é deslumbrante e de beleza ímpar. Ao longo do trajeto, que percorre os últimos 13 quilômetros do Rio São Francisco, as águas azuis vão se encontrando com as dunas móveis de areias douradas e o vasto coqueiral que existe por lá. Durante o trajeto há um guia que explica algumas dúvidas sobre o local e conta diversas curiosidades.

Foto: Reprodução | Correio Braziliense

Quando se desce do catamarã, fica-se em uma área onde há uma espécie de lago natural. A água de lá é limpa e morna, perfeita para um banho relaxante. Você também pode optar por passar nas dunas, onde dá para praticar inclusive uma “esquibunda”.

Além disso, na foz do Rio São Francisco também há pequenas barracas onde os comerciantes locais vendem peças de artesanato local. Também há alguns pontos que vendem opções de doces locais e sobremesas, como as tradicionais cocadas, que são típicas da região e possuem bons preços.

Foto: Reprodução | Adriano Ferreira Rodrigues/Flickr

O tour completo pela foz tem duração aproximada de três horas. A metade do tempo é de navegação pelo rio e a outra metade é desfrutando da foz. Ao fim do passeio volta-se a Piaçabuçu, onde é servido um almoço repleto de opções da gastronomia alagoana com tempero caseiro. Uma excelente oportunidade de provar os sabores da culinária ribeirinha.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Hotel Porto da Praia. Foto de Portada Divulgação/Correio Braziliense. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: