Visite São Paulo por um fim de semana

São Paulo é o centro financeiro do Brasil e a cidade por onde desembarca o maior numero de turistas vindos de outros países. A cidade não tem praia, mas tem um forte apelo cultural além de vários passeios ao ar livre. Caso você separe 2 dias para conhecer a cidade, pode ter certeza que será muito pouco tempo para ver tudo que São Paulo tem a oferecer.

Confira as dicas de um final de semana em São Paulo, o que fazer com 2 dias na cidade:

1. Café da manhã numa padoca
Foto: Reprodução | Mapa na Mão

Que tal começar o roteiro com uma atividade que os paulistas adoram? Se você chegar cedo na cidade você pode tomar café da manhã numa das milhares de padarias que existem por lá.

A maior padaria do Brasil, inclusive, fica por lá: a Cepam, no bairro de Vila Prudente.

Se você está procurando algo mais intimista a Padoca do Maní, no bairro de Pinheiros, pode ser uma opção. Mas saiba que essa é uma atividade que os paulistas gostam de fazer com calma. Então vá com muita paciência e pouca fome para aguentar o tempo de espera na fila.

2. Passear no Beco do Batman
Foto: Reprodução | Cosmo Nerd

O Beco do Batman trata-se complexo de ruas, localizado na Vila Madalena, com grafites de artistas espalhados pelos muros das ruas do local.

Além dos belos grafites, que também são sazonais, ou seja, são renovados e trocados por grafites novos ao longo do tempo, você também irá encontrar galerias, restaurantes, cafés e barraquinhas vendendo toda a sorte de produtos, como quadros, bijus, bebidas e outros artigos.

Essa galeria de arte a céu aberto e cheia de boemia é um ótimo lugar para passar uma manhã ou o fim da tarde e tirar fotos incrivelmente coloridas.

3. Visitar o Bairro da Liberdade
Foto: Reprodução | Em Casa

O bairro da Liberdade tem grande influência da cultura oriental, com os imigrantes chineses, coreanos, tailandeses e tawaineses.

Por lá é possível conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa, o Palacete Conde de Sarzedas, visitar igrejas, livrarias orientais além de comer em restaurantes e lanchonetes e visitar mercados e empórios especializados.

As lojinhas de souvenires típicos também podem fazer parte do roteiro, assim como conhecer o Jardim Oriental, um pequeno refúgio que fica no meio da confusão da Rua Galvão Bueno.

4. Passear no Ibirapuera
Foto: Reprodução | Viator

O parque é um dos pontos preferidos dos paulistanos para passear e um dos principais cartões postais da cidade. Um coração verde em meio a selva de pedras que sempre representou a cidade de São Paulo.

O local costuma estar sempre cheio, mas como também é muito amplo, há sempre espaço para que você encontre um “cantinho” para chamar de seu.

É muito frequentado por famílias, casais apaixonados que sentam nas áreas gramadas para passar o tempo e namorar, confraternização de amigos e também por aqueles que buscam um local para caminhar, correr ou andar de bike ao ar livre.

Dentre as principais atrações do parque, não deixe de visitar: o Lago do Ibirapuera e Monumento às Bandeiras, os espaços culturais, como o Museu Afro Brasil, a Oca, o Pavilhão das Culturas, o Museu de Arte Moderna, o MAC, o Planetário, o prédio da Bienal e a Marquise, uma área de circulação cobertaentre os espaços culturais, projetada por Oscar Niemeyer, onde eventualmente rolam algumas feiras, shows e eventos, além de ser uma pista ativa de patinação e skate.

5. Caminhar na Avenida Paulista
Foto: Reprodução | Diego Grandi/Getty Images

Se você estiver em São Paulo num domingo ou feriado, não deixe de conhecer a Av. Paulista, que fica aberta para pedestres (fechada para a circulação de carros das 10h às 18h).

A rua vira um parque a céu aberto, com várias pessoas andando de bicicleta, patinete e skate, barraquinhas de comida e de artesanato espalhadas pelo entorno, caminhadas guiadas gratuitas (o Free Walking Tour que falamos acima), bandas tocando ao vivo e professores oferecendo aulas gratuitas de dança de vários ritmos, desde axé até o Hip-Hop. Além claro, da programação tradicional dos museus, cinemas, teatros e do funcionamento de bares e restaurantes da avenida.

Dentre os principais atrativos que você pode considerar, o Parque Trianon, um alento verde em meio aos altos prédios da avenida, é uma área para fazer uma caminhada ou rexalar.

Você também pode considerar uma visita ao Instituto Moreira Salles, o prédio de 7 andares conta com café, biblioteca, galerias de exposições, teatro, salas de aula, lojinha, livraria e um restaurante. Do café da pra ter uma bela vista pra Av. Paulista. Para entrar no café não há cobrança de ingresso, apenas para as exposições.

Outros pontos que podem ser visitados na paulista são: Masp, Casa das Rosas, Itaú Cultural, Japan House e Sesc Paulista.

6. Tirar uma foto no Mirante 9 de Julho
Foto: Reprodução | Jornal São Paulo Zona Sul

Bem pertinho da Av. Paulista, mais especificamente atrás do Masp, fica o Mirante 9 de Julho, que dá vista pra avenida de mesmo nome.

No local há um restaurante/café, que pode ser uma boa opção de pausa para o meio da sua caminhada pela Paulista.

7. Mercado Municipal de São Paulo
Foto: Reprodução | Sur Fantástico

O Mercado Público São Paulo é famoso por ter o “melhor sanduíche de mortadela” da cidade. O local possui 12.600m² com cerca de 300 barraquinhas onde você vai encontrar desde frutas, frios, vinhos, temperos, ostras frescas, cervejas artesanais, entre outros produtos.

Foto: Reprodução | TripAdvisor

No segundo andar ficam alguns restaurantes, mas nos finais de semana ficam tão lotados que as filas podem levar mais de 30 minutos de espera, mas mesmo assim, vale a pena dar uma passada e provar o famoso sanduíche de mortadela ou qualquer outra iguaria que te apeteça.

8. Onde comer em São Paulo e Vida Noturna
Foto: Reprodução | Triunfo Imóveis

Considerados entre os bairros mais festeiros da cidade estão a Vila Madalena e a Vila Mariana.

A rua Joaquim Távora, na Vila Mariana possui uma sequencia de bares e restaurantes que servem de opção tanto para o almoço, quanto para o happy hour. Boas sugestões de lugares são: Restaurante Gamela, Paróquia Bar Santto Chopp, Quintal do Espeto e Fortunato Bar.

Na Vila Madalena, a rua badalada fica bem pertinho do Beco do Batman e se chama Rua Aspicuelta. No local os restaurantes/bares que recomendo são: O Pasquim Bar e Prosa e Salve Jorge.

9. Ver um show de Stand UP
Foto: Reprodução | Instagram/Clube do Minhoca

Uma opção inusitada do que fazer a noite em São Paulo é ir a um Show de Stand Up. O Comedy Sampa Club sempre tem um espetáculo em cartaz e a preços super justos.

Roteiro dia a dia em São Paulo

Roteiro dia 1

– Café da manhã numa padoca
– Passear no Beco do Batman
– Almoçar e passear no Mercado Municipal
– Visitar o bairro da Liberdade
– Ir num show de Stand Up ou aproveitar os barzinhos da Vila Mariana ou Vila Madalena

Roteiro dia 2

– Passear no Ibirapuera pela manhã
– Caminhar pela Paulista (preferencialmente num domingo para aproveitar a Paulista Aberta)
– Tirar uma foto no Mirante 9 de Julho

Como circular em São Paulo

As atrações em São Paulo não ficam tão próximas umas das outras. Duas boas opções para circular na cidade são o metrô (que atende a maioria dos pontos turósticos, as vezes sendo necessário apenas uma pequena caminhada) ou uber.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Débora Santiago/Diário de uma Viajante. Foto de Portada Divulgação/ Cognatis. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: