Puerto Varas, cenários charmosos na Patagônia chilena

Puerto Varas fica na chamada região de Los Lagos, sendo uma das cidades do Chile localizadas no sul, onde o viajante encontra os picos nevados característicos da Cordilheira dos Andes, rios de água cristalina e abundante vida selvagem.

A cidade reúne atrações que podem agradar a diferentes perfis de viajantes, como aqueles que gostam de relaxar e aqueles que procuram aventuras, como rafting, escalada em vulcões e muito mais.

Se o seu negócio é ir às compras, não se preocupe: você poderá conhecer badaladas lojas de departamento, experimentar a gastronomia patagônica e até curtir a paisagem litorânea do Oceano Pacífico no extremo sul do continente.

Como chegar

A distância de Santiago a Puerto Varas é de mais de 1.000 km, o que torna a viagem de carro basicamente impraticável. Por isso, a melhor alternativa para chegar até a cidade é pelos céus. O aeroporto mais próximo fica em Puerto Montt, a apenas 20 km de distância. Se você ainda está na dúvida sobre como ir de Puerto Montt a Puerto Varas, há duas boas opções: de ônibus e van.

O que fazer em Puerto Varas

Que tal percorrer trilhas ao redor do lago Llanquihue, subir as encostas do vulcão Osorno, ver de perto os saltos de Petrohué ou simplesmente caminhar sem pressa pelo centro histórico da cidade.

Confira o que fazer em Puerto Varas:

1. Região central da cidade
Foto: Reprodução | Em Algum Lugar do Mundo

Pode ser uma boa ideia começar o seu passeio pelo centro da cidade: uma região charmosa, por onde estão distribuídos edifícios históricos, igrejas coloniais e cenários bucólicos.

Foto: Reprodução | Viagem Suave

O tour pode começar pela Casa do Turista, um centro de informações turísticas localizado no Muelle Piedra Plein, que é um píer com calçadão e vista panorâmica do vulcão Osorno.

Na região o viajante encontra cafés e bistrôs charmosos, bons restaurantes e alguns museus modestos, como o Museu Pablo Fierro. Não deixe de visitar o Cerro Monte Calvario, de onde conseguirá observar toda a cidade em 360 graus!

2. Lago Llanquihue
Foto: Reprodução | TripAdvisor

Segundo maior lago de todo o Chile, o Llanquihue tem mais de 860 metros quadrados de superfície, estendendo-se também entre as cidades de Llanquihue, Frutillar e Ensenada.

A região tem grande beleza natural, com as montanhas de picos nevados ao fundo, garantindo fotos perfeitas, não importa para onde você aponte a câmera. Durante o verão, o local fervilha com banhistas em busca de refresco nas águas límpidas do lago — seja para percorrer trilhas ecológicas, passear de bicicleta ou caiaque, pescar e até nadar!

3. Vulcão Osorno
Foto: Reprodução | GoChile

Considerado um dos mais belos vulcões do planeta, o vulcão Osorno é um dos pontos mais altos da região dos Lagos Andinos, visível de praticamente todos os pontos da cidade.

Durante o verão, quando o tempo está mais aberto, o cenário fica ainda mais exuberante, com o vulcão despontando na paisagem ao fundo do lago Llanquihue. Essa é a época ideal para curtir os mirantes do vulcão.

No inverno, o local se transforma no point do esqui na cidade, com direito a escola para principiantes e pistas em diferentes níveis de dificuldade. Você pode chegar até o vulcão de carro ou contratar o serviço de agências de turismo espalhadas pela cidade.

Vale a pena, ainda, subir no teleférico do vulcão, que oferece uma vista panorâmica da cidade e dos lagos ao seu redor.

4. Saltos de Petrohué
Foto: Reprodução | GoChile

Os Saltos de Petrohué são cascatas de água cristalina em tons verde-esmeralda, localizadas no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Chegar até os saltos é relativamente fácil, já que as trilhas são pouco íngremes e bem sinalizadas.

O local fica ainda mais deslumbrante em dias de céu claro, quando o sol bate direto sobre as águas e realça a exuberante vegetação ao redor do lago Todos Los Santos. Ao longe, o vulcão Osorno fica bem visível e completa a paisagem.

O Parque Nacional Vicente Pérez Rosales tem excelente infraestrutura, com áreas de camping, banheiros, lanchonete e visitação guiada.

Quem está disposto a “abrir a mão” para viver uma experiência única pode se hospedar no Petrohué Lodge, um luxuoso hotel instalado dentro do parque, que oferece acomodações confortáveis e diversas atividades turísticas.

5. Lago Todos Los Santos
Foto: Reprodução | CoachLine

Dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales fica o lago Todos Los Santos, com águas cor de esmeralda que podem ser navegadas e belas trilhas ecológicas ao seu redor. O viajante encontra trilhas capazes de preencher semanas de viagem e que levam a paisagens belíssimas, praticamente intocadas.

Foto: Reprodução | Civitatis

Os passeios pelo lago Todos Los Santos partem da pequena vila de Petrohué: os barcos deixam o porto por volta das 11h e fazem um trajeto de 2 horas pelas águas do lago.

Foto: Reprodução | Turis Tour

Se você preferir, é possível contratar passeios mais longos, que incluem um almoço bucólico no pequeno vilarejo de Peulla, banhado pelo lago.

Melhor época para visitar Puerto Varas

A época da sua viagem pode, e vai, fazer toda a diferença na sua experiência de viagem. Afinal, o clima da cidade é bastante definido e reserva atrações diferentes em cada período do ano.

Puerto Varas no verão, entre janeiro e fevereiro, vive a alta temporada, com temperaturas agradáveis e que arrastam milhares de turistas aos lagos andinos para passeios ao ar livre e atividades aquáticas.

O rigoroso inverno é quando o movimento turístico está mais escasso, as temperaturas estão mais geladas e a neve se acumula nas trilhas e nos vulcões da cidade. Além disso, entre maio e agosto chove com mais frequência, o que pode vir a atrapalhar alguns passeios.

No fim das contas, o que você precisa saber sobre o clima na cidade é que o frio é uma constante durante o ano inteiro (mesmo no verão, os termômetros dificilmente chegam a mais de 14ºC), então não se esqueça do agasalho.

É melhor também ir se acostumando com dias nublados, já que chove pelo menos 200 dias do ano na região: ou seja, as chances de chover durante a sua viagem são sempre altas.

O que fazer em Puerto Varas no inverno
Foto: Reprodução | Viagem Suave

Se você está pensando em conhecer Puerto Varas no inverno, talvez não consiga desfrutar de alguns passeios, como rafting pelos rios, passeio de caiaque pelos lagos e trilhas ao ar livre.

No entanto, isso não significa que você vai ficar de braços cruzados durante a sua estadia: confira o que fazer na estação mais fria do ano!

1. Esquiar
Foto: Reprodução | Viagem Suave

Não existe época melhor do que o inverno para curtir a estação de esqui do Vulcão Osorno: as encostas da montanha ficam cobertas por neve acumulada, gerando condições praticamente perfeitas para a prática de esqui.

A estação tem pistas para esquiadores iniciantes e experientes. Se você nunca esquiou, é só desfrutar das aulas do centro de esqui antes de ir para a pista!

2. Visitar Chiloé
Foto: Reprodução | Eco Chile

Chiloé é uma ilha glacial que fica pertinho de Puerto Varas e pode ser visitada em um passeio rápido de ferry: o trajeto dura menos de meia hora.

Durante o inverno, a ilha se transforma em um imenso berçário de leões-marinhos, que encantam os viajantes com suas poses simpáticas. Aproveite o passeio para explorar as vilas de pescadores da ilha, como Chacao, Ancud, Caulín e Castro, e conheça suas curiosas casas de palafita.

Onde comer em Puerto Varas
Foto: Reprodução | Food Lovers

Que tal aproveitar a sua estadia para experimentar o melhor da culinária patagônica? Os restaurantes da cidade servem pratos feitos com ingredientes frescos da região dos Lagos Andinos, como frutas, vegetais e frutos do mar.

A gastronomia local sofreu forte influência dos imigrantes alemães que se instalaram na região, com uso generoso de ingredientes como salmão, sobremesas à base de chocolate ou frutas vermelhas, camarões e outras delícias.

Não deixe de experimentar o camarão à pil pil e o tradicional chupe, uma espécie de suflê que recebe os mais variados recheios. Se você gosta de doces, os kuchen são um tipo de bolo-torta bastante apetitoso, com sabores acentuados.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Passagens Promo. Foto de Portada Divulgação/ NATTOUR. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: