Morro do Careca, o cartão-postal de Natal

O Morro do Careca é um morro de 107 metros de altura, famoso por lembrar a figura de um homem careca quando vista de longe. A faixa de areia rodeada de vegetação virou o cartão postal da praia de Ponta Negra, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por contar com uma bela paisagem, oferecer uma linda vista e ser um local famoso para a prática de skibunda nos anos 90.

Foto: Reprodução | Apto. 702

Antes o Morro do Careca era aberto para visitação, mas hoje, por uma questão de preservação, só é possível apreciá-lo de longe. Conheça mais sobre a história desse ponto turístico mundialmente famoso!

Protegendo uma beleza natural
Foto: Reprodução | Viajar é um Prazer

Nos anos 90, o morro era um dos locais preferidos dos natalenses para assistir o pôr do sol com a família e para brincar de skibunda. Mas esse esporte pode ser perigoso para a natureza, pois o deslocamento constante da areia pode mudar a forma das dunas, e era isso que estava ocorrendo no Morro do Careca.

Para impedir que muita areia descesse de uma vez só e o morro acabasse, a Prefeitura de Natal proibiu a prática do skibunda, fechando o acesso ao morro também com o intuito de preservar a restinga que o envolve.

Incentivando o turismo
Foto: Reprodução | Praias de Natal

Com o fechamento para a população, o Morro do Careca passou a ser uma Zona de Proteção Ambiental, sendo permitido a entrada apenas de órgãos ambientais.

Mas em 2011, quando foi anunciado que a Copa do Mundo seria no Brasil e que Natal seria uma das cidades-sede, a Prefeitura pensou em um plano para revitalizar o morro. A partir daí, a duna passou a ser um Monumento Ambiental, havendo a ideia de reabrir o Morro do Careca para visitação turística e uso dos moradores de Natal, desde que tudo fosse regulamentado para que as áreas naturais continuassem a ser preservadas.

Foi cogitada até a construção de um bondinho que levasse os turistas de Ponta Negra até o alto do Morro do Careca, mas esse ainda projeto não saiu do papel.

Desvendando segredos

Da região costeira de Natal é possível ver somente a parte da frente do Morro do Careca, sendo quase impossível acessar a área que fica escondida atrás da duna.

No entanto, alguns barqueiros fazem o trajeto a partir da praia de Ponta Negra, e com um barco é possível contornar o morro, encontrando, do lado de lá, uma faixa de areia completamente deserta.

O seu pedaço mais conhecido é chamado de Praia das Tartarugas, um local paradisíaco que não oferece nenhuma estrutura turística, sendo apropriada apenas para quem está buscando uma aventura totalmente natural. A Praia da Tartaruga ainda é boa para a prática de surfe, com ondas altas e mar agitado. Mas o lugar ainda é tão desconhecido que é difícil até de encontrar relatos e fotos na internet das áreas escondidas atrás do Morro do Careca.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Coral Plaza. Foto de Portada Divulgação/ Apto. 702. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: