Se tem um lugar que representa o charme e a beleza de Gramado é o Lago Negro. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, está localizado no bairro Planalto, na Rua A. J. Renner e fica aberto diariamente durante 24h. Ele faz parte do roteiro de todos que viajam pela Serra Gaúcha e a sua história é bastante interessante.

Além da beleza do lugar em qualquer época do ano, os turistas têm a oportunidade de contemplar um lago de águas escuras, cercado por árvores, e diversos tipos de flores, de acordo com as estações, como as hortênsias e azaleias, que embelezam o Lago em diferentes épocas do ano. A natureza proporciona um clima aconchegante, perfeito para momentos com a família ou um passeio romântico. O local possui entrada gratuita e uma ótima infraestrutura, com calçamento no entorno do lago, possibilitando a prática de atividades esportivas, caminhadas, até mesmo um piquenique ou apenas descansar, enquanto se toma um bom chimarrão.
Em um cenário tão deslumbrante, é a oportunidade perfeita para registrar momentos inesquecíveis da viagem. Os visitantes podem ainda, conferir uma feirinha, onde os artesãos locais comercializam seus produtos, ou fazer uma parada nos quiosques com cafés e restaurantes.
A história do Lago Negro Gramado

Um trágico acidente ocorrido em 1942, que teve duração de oito dias e deixou muitas árvores queimadas, devastou a paisagem do local. Na tentativa de conter o fogo, os moradores abriram uma fenda no chão e encontraram uma vertente, onde possibilitou a passagem de água e conteve o fogo, auxiliando na preservação de parte da vegetação.
Mais tarde, a fenda que deu origem ao famoso Lago Negro de Gramado, foi percebida como potencial turístico por Leopoldo Rosenfeldt. No ano de 1953, ele teve a iniciativa de reflorestar o local e importou mudas de árvores da Floresta Negra – região montanhosa da Alemanha – baseando-se nos lagos existentes na Europa.
Onde comer no Lago Negro

Para aproveitar ainda mais o passeio, que tal experimentar pratos deliciosos? Com opções variadas de receitas tradicionais com muito sabor, próximo ao Lago Negro existe um restaurante que oferece uma excelente experiência gastronômica. Confira:
Black Lake Restobar
Em frente ao Lago Negro, o Black Lake Restobar oferece um ambiente aconchegante com opções de lanches, petiscos, bebidas, sobremesas e também serve os melhores acompanhamentos em uma cesta de piquenique. Tudo para tornar o passeio ainda mais agradável e delicioso. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 10h às 18h, não abrindo somente na terça-feira. Os horários podem sofrer alteração, por isso, é importante ficar ligado no Instagram do Black Lake Restobar para estar sempre atualizado.
Vale a pena conferir também o Parque Alemanha Encantada, que foi criado a partir da inspiração nos contos dos Irmãos Grimm. É um espaço com uma belíssima arquitetura e riqueza de detalhes em sua decoração, que recriou uma pequena vila medieval alemã com jardins coloridos.
Um dos destaques é a Torre da Princesa, que possui 20 metros de altura e tem um cenário lúdico baseado na história da princesa Rapunzel. Quem sobe até lá, consegue ter uma vista panorâmica inédita do Parque, atração que chama a atenção de adultos e crianças. Ao lado, tem o Biergarten, um restaurante onde os visitantes podem degustar chopps e cervejas especiais importadas da Alemanha e se deliciar com pratos típicos da culinária alemã. O horário de funcionamento é das 10h30min às 18h30min todos os dias, exceto na quarta-feira. Lembrando que os horários do local podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Passeio no pedalinho no Cisne do Lago Negro

O tour fica ainda mais interessante com o passeio de pedalinho. Nele, é possível contemplar toda a beleza do Parque com duas opções divertidas: barco pirata ou cisne. O passeio de pedalinho tem dois preços diferentes:
Cisne: R$40,00, capacidade duas pessoas.
Barco pirata: R$50,00, capacidade para até 4 pessoas (dois adultos e duas crianças de até 10 anos cada).
Pessoas acima de 60 anos pagam metade do valor.
O horário de funcionamento é diariamente das 8h às 18h e inclui coletes salva-vidas no valor do ingresso, para que todos possam aproveitar com toda a segurança necessária.
Regras do parque:
- É proibido nadar no lago Negro, mesmo em dias quentes, pegando fogo;
- Não é permitido entrar no parque com bicicletas, skates, patins e patinetes;
- Não é permitido o uso de hoverboard ( tipo uma prancha com rodas);
- É proibido jogar bola dentro do parque, já que a ideia do lugar é descansar e apreciar a natureza;
- É permitido entrar com cachorros no Parque do Lago Negro, entretanto, eles devem estar na coleira;
- Não é permitido fazer fogueira dentro do parque;
- A pesca também não é permitida dentro do local.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Gramado Oficial/Viajando com a Mala Rosa. Foto de Portada Divulgação/ Gramado Oficial. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário