Lago Negro, charme e beleza em Gramado

Se tem um lugar que representa o charme e a beleza de Gramado é o Lago Negro. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, está localizado no bairro Planalto, na Rua A. J. Renner e fica aberto diariamente durante 24h. Ele faz parte do roteiro de todos que viajam pela Serra Gaúcha e a sua história é bastante interessante.

Foto: Reprodução | Hospedaria Provencal

Além da beleza do lugar em qualquer época do ano, os turistas têm a oportunidade de contemplar um lago de águas escuras, cercado por árvores, e diversos tipos de flores, de acordo com as estações, como as hortênsias e azaleias, que embelezam o Lago em diferentes épocas do ano. A natureza proporciona um clima aconchegante, perfeito para momentos com a família ou um passeio romântico. O local possui entrada gratuita e uma ótima infraestrutura, com calçamento no entorno do lago, possibilitando a prática de atividades esportivas, caminhadas, até mesmo um piquenique ou apenas descansar, enquanto se toma um bom chimarrão.

Em um cenário tão deslumbrante, é a oportunidade perfeita para registrar momentos inesquecíveis da viagem. Os visitantes podem ainda, conferir uma feirinha, onde os artesãos locais comercializam seus produtos, ou fazer uma parada nos quiosques com cafés e restaurantes.

A história do Lago Negro Gramado
Foto: Reprodução | Revista Embarque

Um trágico acidente ocorrido em 1942, que teve duração de oito dias e deixou muitas árvores queimadas, devastou a paisagem do local. Na tentativa de conter o fogo, os moradores abriram uma fenda no chão e encontraram uma vertente, onde possibilitou a passagem de água e conteve o fogo, auxiliando na preservação de parte da vegetação.

Mais tarde, a fenda que deu origem ao famoso Lago Negro de Gramado, foi percebida como potencial turístico por Leopoldo Rosenfeldt. No ano de 1953, ele teve a iniciativa de reflorestar o local e importou mudas de árvores da Floresta Negra – região montanhosa da Alemanha – baseando-se nos lagos existentes na Europa.

Onde comer no Lago Negro
Foto: Reprodução | Eu Amo Gramado Oficial

Para aproveitar ainda mais o passeio, que tal experimentar pratos deliciosos? Com opções variadas de receitas tradicionais com muito sabor, próximo ao Lago Negro existe um restaurante que oferece uma excelente experiência gastronômica. Confira:

Black Lake Restobar

Em frente ao Lago Negro, o Black Lake Restobar oferece um ambiente aconchegante com opções de lanches, petiscos, bebidas, sobremesas e também serve os melhores acompanhamentos em uma cesta de piquenique. Tudo para tornar o passeio ainda mais agradável e delicioso. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 10h às 18h, não abrindo somente na terça-feira. Os horários podem sofrer alteração, por isso, é importante ficar ligado no Instagram do Black Lake Restobar para estar sempre atualizado.

Vale a pena conferir também o Parque Alemanha Encantada, que foi criado a partir da inspiração nos contos dos Irmãos Grimm. É um espaço com uma belíssima arquitetura e riqueza de detalhes em sua decoração, que recriou uma pequena vila medieval alemã com jardins coloridos.

Um dos destaques é a Torre da Princesa, que possui 20 metros de altura e tem um cenário lúdico baseado na história da princesa Rapunzel. Quem sobe até lá, consegue ter uma vista panorâmica inédita do Parque, atração que chama a atenção de adultos e crianças. Ao lado, tem o Biergarten, um restaurante onde os visitantes podem degustar chopps e cervejas especiais importadas da Alemanha e se deliciar com pratos típicos da culinária alemã. O horário de funcionamento é das 10h30min às 18h30min todos os dias, exceto na quarta-feira. Lembrando que os horários do local podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Passeio no pedalinho no Cisne do Lago Negro
Foto: Reprodução | Gramado Oficial

O tour fica ainda mais interessante com o passeio de pedalinho. Nele, é possível contemplar toda a beleza do Parque com duas opções divertidas: barco pirata ou cisne. O passeio de pedalinho tem dois preços diferentes:

Cisne: R$40,00, capacidade duas pessoas.

Barco pirata: R$50,00, capacidade para até 4 pessoas (dois adultos e duas crianças de até 10 anos cada).
Pessoas acima de 60 anos pagam metade do valor.

O horário de funcionamento é diariamente das 8h às 18h e inclui coletes salva-vidas no valor do ingresso, para que todos possam aproveitar com toda a segurança necessária.

Regras do parque:
  • É proibido nadar no lago Negro, mesmo em dias quentes, pegando fogo;
  • Não é permitido entrar no parque com bicicletas, skates, patins e patinetes;
  • Não é permitido o uso de hoverboard ( tipo uma prancha com rodas);
  • É proibido jogar bola dentro do parque, já que a ideia do lugar é descansar e apreciar a natureza;
  • É permitido entrar com cachorros no Parque do Lago Negro, entretanto, eles devem estar na coleira;
  • Não é permitido fazer fogueira dentro do parque;
  • A pesca também não é permitida dentro do local.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Gramado Oficial/Viajando com a Mala Rosa. Foto de Portada Divulgação/ Gramado Oficial. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: