Lugares bate e volta próximos ao Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um estado com atrações maravilhosas em sua capital e também em seu interior. Com destinos históricos, paisagens naturais lindas e praias de águas impressionantes, é um lugar que reúne várias possibilidades e oportunidades, queira você um passeio na região serrana ou um mergulho em águas cheias de peixes.

A capital fluminense guarda algumas das principais atrações do país, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, mas viajando poucos quilômetros de distância é possível contemplar atrações completamente diferentes e igualmente encantadoras.

Veja abaixo algumas dicas de destinos próximos ao Rio de Janeiro, com algumas ideias para quem deseja viajar nos próximos meses.

1 – Niterói, 20 km de distância
Foto: Reprodução | Quero Morar em Niterói

Localizada a apenas 20 km do centro do Rio de Janeiro, Niterói é uma cidade vizinha que muitos cariocas acabam por não explorar. A cidade tem obras de Niemeyer, fortes e fortalezas que serviam para proteger a Baía de Guanabara, como a Fortaleza de Santa Cruz da Barra e o Forte Imbuí. Além disso, a cidade tem praias muito boas, como Itacoatiara, que está em uma área bem charmosa. Embora seja bem pertinho do Rio, pode ser uma boa pedida para mudar de ares e conhecer atrações diferentes sem precisar ir longe.

2 – Petrópolis, 68 km de distância
Foto: Reprodução | Viagem e Turismo

A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil. Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infra-estrutura. A cidade tem diversas opções de pousadas e hotéis, alguns mais próximos do centro urbano e outros um pouco mais afastados, para quem prefere um lugar mais intimista. Petrópolis é um dos melhores destinos próximos ao Rio de Janeiro e que vale uma visita em qualquer época do ano!

3 – Teresópolis, 97 km de distância
Foto: Reprodução | Enjoy Trip

Localizada na região serrana do Rio de Janeiro e a cerca de 50 km de carro Petrópolis, sua vizinha mais badalada, Teresópolis oferece imersão na natureza e ótima gastronomia. A cidade costuma ser um destino nos fins de semana, quando chegam por lá os visitantes cariocas, e é uma boa dica para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas, como os trekkings do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Para quem busca paisagens montanhosas, mirantes, quer admirar belas flores ou cachoeiras, é um destino super bacana!

4 – Vassouras – 119 km de distância
Foto: Reprodução | Partiu na Natureza

Vassouras está localizada no Vale do Café, região que chegou a produzir cerca de 75% do café do mundo durante o século XIX. A cidade foi muito importante durante o Brasil Imperial e hoje uma visita ao lugar permite admirar seus casarões e palacetes antigos. Entre suas principais atrações estão o Museu Casa da Hera, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Praça Barão de Campo Belo. Vale também aproveitar a viagem para conhecer outros destinos próximos, como Conservatória e Valença, por exemplo — toda a região tem várias atrações bonitas e fazendas históricas.

5 – Nova Friburgo – 140 km de distância
Foto: Reprodução | Panrotas

Opção para quem quer desfrutar de temperaturas amenas e estar cercado por verde, Nova Friburgo (ou apenas Friburgo) é uma cidade conhecida pela venda roupas íntimas e pelos seus morros, que oferecem belas paisagens panorâmicas. A região tem trilhas, cachoeiras, o Parque Estadual Três Picos e formações rochosas curiosas, como a Pedra Riscada e a Pedra do Cachorro Sentado. Ao visitar a região, vale também reservar um tempo para conhecer os gostosos restaurantes e os distritos de Mury, a simpática e pequenina Lumiar e São Pedro da Serra.

6 – Angra dos Reis, 156 km de distância
Foto: Reprodução | Temporada Livre

Angra dos Reis é um município ao sul do Rio de Janeiro que abriga vários hotéis com excelente estrutura, diversas ilhas e um dos melhores destinos do Rio de Janeiro: Ilha Grande. A partir de Angra você pode fazer alguns passeios de barco para conhecer as ilhas e praias das redondezas ou, ainda melhor, aproveitar para ficar alguns dias em Ilha Grande, que guarda praias paradisíacas! Angra tem hotéis bem estruturados, ideais para quem quer se isolar, mas ao mesmo tempo contar com uma ótima estrutura — eles podem ser uma boa dica para quem busca um destino próximo ao mar.

7 – Ilha Grande (Angra dos Reis)
Foto: Reprodução | Monique Renne

O intenso verde do mar se mistura à Mata Atlântica e os olhos não são capazes de definir qual o mais belo cenário para mirar. Perder-se entre praias paradisíacas e o transparente das águas que circulam a Ilha é fácil. Não é exagero. São 193 km² de pura beleza preservada. É lugar para quem gosta de contato direto com a natureza, muito verde e um pouco de vento no rosto, afinal, é quase impossível resistir a um passeio de lancha pela Ilha Grande.

8 – Cabo Frio, 156 km de distância
Foto: Reprodução | Vida de Turista

Cabo Frio está tão próxima de Arraial do Cabo que divide com ela a mesma faixa de areia. A cidade dista apenas 10 km de Arraial, por isso mesmo é muito comum que os visitantes se dividam entre as duas. Apesar de muito próximas, as praias de Cabo Frio e Arraial se diferem bastante. A cor da água em Arraial é bem mais clara e em tons que se aproximam muito às praias do Caribe, a areia é mais branca e fina e a vegetação mais exuberante. Já Cabo Frio tem praias mais urbanas, com areia e mar mais escuro, porém oferece algumas boas pedidas, especialmente para quem quiser diversificar a viagem.

9 – Arraial do Cabo – 165 km de distância
Foto: Reprodução | Mateus Pontes / Unsplash

A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para o inevitável susto ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia. Segure o volante, evite a batida ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás. Veja aqui o que fazer em Arraial o Cabo!

10 – Armação dos Búzios – 177 km de distância
Foto: Reprodução | Kayak

Após sua visita no verão de 1964, Brigitte Bardot, de tão encantada com Búzios, espalhou a sua descoberta pelo mundo, tornando a cidade balneário dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso. A pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico. Hoje, com 30 mil habitantes, Búzios mantém um certo glamour daqueles anos 60 que a transformaram em um dos destinos de praia mais procurados no estado do Rio de Janeiro.

11 – Visconde de Mauá (Resende) e Penedo (Itatiaia) – 200 km
Foto: Reprodução | Dubbi

Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia-a-dia cheio de atividades.

Foto: Reprodução | Globo

Penedo, que está bem pertinho e foi colonizada por finlandeses, também tem cachoeiras, restaurantes e lojinhas bem legais, como as da Pequena Finlândia. Com um carro à disposição você não precisa se prender muito ao conceito de “cidade” e aproveitar para explorar diferentes distritos dessa região.

12 – Paraty – 250 km de distância
Foto: Reprodução | Vou na Janela

O colorido das janelas e portas dos casarões coloniais hipnotiza os viajantes que chegam a Paraty. Os tons fortes se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a cidade e emoldura o mar. Por dentro da serra, cachoeiras dão um toque ainda mais espetacular à encantadora Paraty. A cidade alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não necessariamente desplugar do mundo. Lugar cativante e que desperta paixões entre os viajantes. Deixe-se levar por esse maravilhoso roteiro pela Costa Verde do Rio de Janeiro.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Camille Panzera / Melhores Destinos. Foto de Portada Divulgação/ Quero Morar em Niterói. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: