A histórica Santa Cruz de Cabrália, na Bahia

A Bahia é um dos estados que mais preservam a história do Brasil, já que foi lá que ocorreu o descobrimento. Até hoje existe a discussão se foi em Santa Cruz de Cabrália ou em Porto Seguro, que os portugueses pisaram pela primeira vez nas terras tupiniquins.

Foto: Reprodução | Taxi Arraial d´Ajuda

Além de preservar esse traço importante, sendo o berço do país, hoje, Santa Cruz de Cabrália é muito famosa por ser um destino perfeito de turismo. Santa Cruz de Cabrália, na Bahia, atrai a atenção, principalmente pelo seu litoral encantador. Apesar disso, a cidade também oferece diversos locais para serem visitados. Muitos dos pontos turísticos de Santa Cruz de Cabrália são importantes pontos históricos.

Confira os motivos para escolher Santa Cruz de Cabrália como destino para sua próxima viagem:

1. Praia da Coroa Vermelha
Foto: Reprodução | Pinterest

Muitos dizem que foi a Praia da Coroa Vermelha o ponto de desembarque dos portugueses ao chegarem no Brasil pela primeira vez. Inclusive, na praia é possível conhecer o monumento erguido para simbolizar o local onde foi realizada a primeira missa no país.

A praia da Coroa Vermelha é bastante tranquila, com pouquíssimas ondas e ótima para quem gosta de tomar banhos de mar. Além disso, no canto direito da praia se forma uma passarela de areia que se estende para dentro do mar. É um ponto bastante bonito da praia e que vale a pena a visita.

2. Mirante de Santa Cruz de Cabrália
Foto: Reprodução | TripAdvisor

Ao visitar Santa Cruz de Cabrália você não pode deixar de conhecer o Mirante. O mirante fica aproximadamente 400 metros do Centro Histórico da cidade e presenteia os visitantes com uma vista incrível da cidade, além da vista do vilarejo de Santo André e da Praia da Coroa Vermelha. O Mirante fica ao lado da prefeitura de Santa Cruz Cabrália e é de super fácil acesso.

3. Centro histórico de Santa Cruz de Cabrália
Foto: Reprodução | Carlos Alkmin/Wikipédia

O Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Histórico, no ano de 1981, devido a suas construções que preservam a memória dos primeiros anos do Brasil. O Centro histórico ou Cidade histórica fica na alta de Santa Cruz de Cabrália. Por lá, você irá se deparar com construções antigas, ainda do século XVII e XVIII.

Inclusive, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída há quase 400 anos e é um dos símbolos de Santa Cruz de Cabrália e também do período do colonial do Brasil. É considerado, portanto, uma das construções mais antigas do país. Portanto, passear pelas ruas do centro histórico é reviver a história do Brasil.

4. Praia Guaiú
Foto: Reprodução | VWALAKTE / Freepik

A Praia Guaiú é um praia quase deserta. O acesso a Praia Guaiú é feito através da balsa que parte de Santo André, vilarejo de Santa Cruz de Cabrália. Por lá, o ritmo de vida é diferente e o tempo parece passar mais devagar. As areias são fofas e claras, contrastando com o tom esverdeado do mar. Inclusive suas águas também são tranquilas, propiciando ótimos banhos de mar.

Existem algumas barraquinhas que vendem ótimos petiscos. O prato principal são os pescados e frutos do mar. Portanto, se quer passar um dia tranquilo, conversar com moradores locais e ainda curtir uma praia rústica e muito bonita, conheça a Praia Guaiú.

5. Praia do Mutá, em Porto Seguro
Foto: Reprodução | Resorts na Bahia

Estando em Santa Cabrália, é muito fácil conhecer Porto Seguro, principalmente a Praia do Mutá, que faz divisa com a Praia da Coroa Vermelha. Santa Cruz Cabrália fica apenas 45 minutos de Porto Seguro, por isso, reserve um dia para pegar o carro e dar uma passadinha na cidade vizinha. Inclusive, a Praia do Mutá e a Praia da Coroa Vermelha são coladinhas e vale a pena curtir as duas.

A Praia do Mutá é ótima para quem busca tranquilidade e sossego. Suas águas são tranquilas e o seu visual fica ainda mais bonito com os coqueiros que emolduram a praia. Além disso, possui uma boa infraestrutura, com lanchonetes e barraquinhas. Além disso, você ainda pode fazer passeios de ultraleve e de escunas, que te levam até os corais.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre Santa Cruz de Cabrália, não deixe de conhecer esse destino super interessante e histórico. Inclusive, se estiver passando uma temporada em Porto Seguro, aproveite para conhecer Santa Cruz Cabrália. Com certeza você irá se encantar com o clima tranquilo da cidade e vai adorar passar uns dias longe da correia e do estresse.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Divulgação/ Taxi Arraial d´Ajuda. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: