Cinco dicas para curtir Itacaré

Se você está em busca de um destino que reúne belezas naturais, badalação, cultura popular e um clima bem “good vibes”, então precisa conhecer Itacaré, paraíso baiano situado em uma região conhecida como Costa do Cacau, considerada uma das mais belas faixas litorâneas do Litoral Sul da Bahia.

Foto: Reprodução | Baianolandia

Durante anos, o destino permaneceu escondido entre a intensa faixa de Mata Atlântica que recobre a região, sendo conhecido apenas entre pescadores, surfistas e amantes de praias desertas. Mas com o passar do tempo, viajantes de todo o Brasil começaram a desvendar os segredos desse pedaço de paraíso na Terra e atualmente, Itacaré é uma cidade animada, cheia de restaurantes, lojas, bares e festas para todos os gostos.

As praias de Itacaré, entretanto, ainda permanecem praticamente intocadas, com faixas de areia quase desabitadas onde impera a tranquilidade e contemplação. Dessa forma, o destino consegue agradar à todos os tipos de turistas, dos festeiros aos que querem só relaxar.

Confira 5 dicas de passeios para Itacaré:

1. Conhecer as praias

Impossível começar a dar dicas do que fazer em Itacaré sem falar sobre as praias. As praias de Itacaré são divididas entre praias urbanas e rurais, cada uma com características bem especiais e por isso, o ideal é visitar quantas forem possível.

Foto: Reprodução | Praias 360

As praias urbanas: têm fácil acesso a partir do centro da cidade e por conseguinte, são mais movimentadas. Seguindo as placas a partir da Rua da Pituba, onde tudo acontece em Itacaré, chega–se às praias do Resende, Praia da Tiririca, a do Costa e a Praia da Ribeira. Apesar de serem chamadas de praias urbanas, elas não deixam nada a desejar frente ao cenário de outras praias mais isoladas, pode acreditar!

Já a Praia da Concha, por ter um mar bem calmo e boa infraestrutura com restaurantes e pousadas, tornou–se a mais popular e por isso, está quase sempre cheia. Por fim, fechando o ciclo de praias urbanas temos a praia da Coroinha, a única de Itacaré não recomendada para banhos.

As Praias rurais de Itacaré: as praias rurais de Itacaré são as que oferecem acesso a partir da rodovia BA-001, com ou sem trilha, sendo que essas são as praias mais preservadas da cidade.

Foto: Reprodução | Melhores Destinos

A Praia de Itacarezinho, por exemplo, fica situada a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade e oferece uma extensa faixa de areia, repleta de coqueiros e jeito de paraíso praticamente intocado. Por lá você poderá curtir muito sol e também esticar o corpo nos lounges e espreguiçadeiras do Restaurante Itacarezinho, que oferece cardápio refinado e pratos bem elaborados. No canto esquerdo da praia, uma pequena cascata oferece banhos aos visitantes.

Vale conhecer também a praia de Jeribucaçu, que apesar de sua estrutura simples, é um verdadeiro deleite para os turistas, principalmente por oferecer um rio de água doce que corre para o mar e um bom trecho de praia deserta para você aproveitar. Com uma caminhada curta, será possível chegar à pequena Praia do Arruda, ainda pouco explorada e repleta de corais e piscinas naturais.

Outras praias rurais de Itacaré são acessíveis por trilhas, como a Prainha, uma das faixas de areia prediletas entre os turistas, com uma paisagem simplesmente exuberante.

2. Fazer a Trilha das Quatro Praias
Foto: Reprodução | Transportal Viagens

Esse é um passeio bem comum para se fazer em Itacaré e por isso, é oferecido em praticamente todas as agências de turismo. Com ele você fará trilhas até as praias de mais difícil acesso, mas também aquelas consideradas as mais bonitas, como a praia de Engenhoca, Havaizinho e Praia da Gamboa. As trilhas sã leves, com no máximo 20 minutos de caminhada cada uma.

Outro percurso popular é a Trilha da Prainha, que leva à Prainha e à Praia de São José. Vale ainda fazer a trilha até a Praia de Jeribucaçu, percorrer a pé todas as praias urbanas e, se o pique permitir, caminhar por toda extensão da praia de Itacarezinho.

3. Curtir o Pôr do sol na Ponta do Xaréu
Foto: Reprodução | Esse Mundo é Nosso

O Mirante do Xaréu, que fica escondido entre a Praia da Coroinha e a Praia da Concha, é o melhor ponto da cidade para apreciar o final da tarde. O espetáculo é visto todos os dias por dezenas de turistas, que encontram lugar em meio às pedras para acompanhar o sol que se põe no mar. Quem quiser unir o lindo cenário a um bom happy hour contará ainda com um bar à disposição para pedir petiscos e cerveja gelada.

4. Tomar um banho de cachoeira
Foto: Reprodução | Mala de Aventuras

De fato as praias são o objetivo de todo turista em Itacaré, mas você pode (e deve!) investir em alguns passeios pelas maravilhosas cachoeiras de Itacaré.

Uma das mais famosas é a de Tijuípe, com acesso muito fácil e ideal para toda família. Outra boa pedida é a Cachoeira da Usina, que tem trilha de quarenta minutos a partir da Praia de Praia de Jeribucaçu ou quinze minutos a partir da BA-001. E, se tiver mais tempo na cidade, aproveite para visitar também a a Cachoeira do Cleandro, que tem acesso em passeio de barco pelo Rio de Contas.

5. Curtir uma noitada na Rua da Pituba
Foto: Reprodução | Márcio Filho – MTUR

Essa é a rua onde tudo acontece em Itacaré, principalmente à noite, quando os turistas enchem os bares, restaurantes e lojinhas à procura de entretenimento noturno. Tem barzinho com musica ao vivo, restaurantes descolados e cantinhos românticos para casais. Vale caminhar pela rua principal e também pelas paralelas, que sempre escondem um lugarzinho especial, como por exemplo, um casa de forró pra você dançar agarradinho.

Já na feirinha da Rua Pituba, que funciona durante o dia, você vai encontrar muitas opções de artesanato e acessórios praianos. Também tem objetos bem legais de decoração, como arandelas, luminárias e itens para a cozinha. Não deixe de conferir!

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Levarti Turismo. Foto de Portada Divulgação/ Shore Excursions Groups. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: