Conheça o Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara, popularmente conhecido como “PARNA” está localizado entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil.

Foto: Reprodução | Mar sem Fim

Sua criação se deu em fevereiro de 2002 e possui uma área de proteção ambiental de aproximadamente 8.850 hectares, incluindo uma faixa marítima de um km de largura, seguindo a costa da praia.

Objetivo do Parque

O principal objetivo do Parque Nacional de Jericoacoara é proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que frequentemente organiza cursos sobre educação ambiental os para os condutores e guias da nossa região.

Normas do Parque

O Parque possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada. Assim, dentro dos limites do parque nacional é proibido:

– Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
– Deixar lixo nos locais visitados;
– Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
– Fazer fogueiras no interior do parque.

O que Fazer no Parque

O PARNA possui um potencial turístico enorme, você vai encontrar vários pontos turístico que são liberados para visitação, porém para chegar até eles você irá precisar de um veículo 4×4 e um guia experiente e autorizado.

Os principais pontos turísticos são:

Barra do Rio Guriú
Foto: Reprodução | Meu Mapa Múndi

Está localizada a 10km de distância da vila de Jericoacoara, seguindo pelo litoral oeste. Deu nome a uma pequena vila de pescadores nos seus arredores. É ele que determina o limite oeste do Parque Nacional de Jericoacoara.

Farol
Foto: Reprodução | Turismo Ceará

O farol é um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascer, no caminho você encontra uma bela paisagem com natureza exuberante. O lugar é bem alto e você tem uma linda vista para a Pedra Furada.

Lagoa Azul
Foto: Reprodução | Rota Combo

Uma magnífica lagoa de água doce e cristalina cercada por vegetação nativa, popularmente chamada de Caribe Nordestino.

Lagoa do Paraíso
Foto: Reprodução | Qual Viagem

Localiza-se na sede do município Jijoca. São 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca e é muito procurada para o velejo.

Mangue Seco
Foto: Reprodução | Cuanto Custa Viajar

É um pequeno povoado localizado a oeste da vila, no meio das dunas. Sua principal atração é uma lagoa que se encontra em meio a elas, margeada por uma pequena faixa de mangue que foi ocupado pelo mar.

Nova Tatajuba
Foto: Reprodução | Meu Mapa Múndi

Localiza-se a 25km da vila principal, seguindo pelo litoral oeste, já próxima ao município vizinho de Camocim. É um pequeno povoado, ainda primitivo. Algumas de suas dunas estão em processo de cristalização, ou seja, estão comprimindo-se e formando colinas denominadas dunas mortas. Chama-se Nova porque a antiga foi soterrada pelas dunas.

Pedra Furada
Foto: Reprodução | Guia Viajar Melhor

É o ícone de Jericoacoara. Está localizado na região rochosa de Jericoacoara chamada de Serrote, que tem quase 2km de extensão. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco/portal esculpida pela ação das ondas do mar. Durante o período que se estende de 15 de julho a 15 de agosto, o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa, o acesso ao local é feito por um passeio pela praia de cerca de 30 minutos. O percurso até ela é marcado por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.

Duna do Pôr-do-Sol
Foto: Reprodução | Assistente de Viagem/Internet

A oeste da vila de pescadores, há a grande duna, local mais procurado para se ver o pôr-do-sol em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. É famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua localização peninsular.

Praia da Malhada
Foto: Reprodução | Thiago Gomes Gonçalves / Wikimedia Commons

Importante praia da região. É muito procurada para a prática do surf.

Praia do Preá
Foto: Reprodução | Turismo Ceará

Localizada a leste do Parque Nacional, sua vila de pescadores é uma das portas de entrada de Jericoacoara, distante 17km da sede. A pesca é abundante na região e a culinária de peixes, camarões e lagostas é tradicional. A praia é perfeita para a prática de kitesurf.

Serrote
Foto: Reprodução | Isabel Fragoso Marin / iStock

Uma pequena serra de aproximadamente 100m de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas. Deu origem ao nome da vila de pescadores que resiste, até hoje, logo antes da arrebentação do mar. Vista de alto mar, tem-se a impressão de que ela tem o formato de um jacaré deitado.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Top Jeri. Foto de Portada Divulgação/ In the Wild Brazil. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: