Praia do Patacho em Porto de Pedras, Alagoas

A Praia do Patacho é um paraíso ao norte da costa de Alagoas que chama a atenção de muita gente que quer paz e sossego. A praia começou a fazer sucesso quando foi descoberta entre os destinos da Rota Ecológica, uma área de preservação ambiental no litoral Brasileiro.

Foto: Reprodução | Nós Dois por Aí

Quase deserta, rústica e cheia de coqueiros, a Praia do Patacho foi ganhando fama com suas pousadas de charme e passeios para as piscinas naturais. Hoje em dia ela é a casa de todos que querem estar em contato com a natureza, nem que seja de passagem.

Como chegar na Praia do Patacho

A Praia do Patacho está localizada ao norte de Alagoas, no município de Porto de Pedras, a 100 km de Maceió. Poderia falar em resumo que ela está entre as famosas praias de São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Para você chegar lá, a melhor e mais confortável maneira é pegar um transfer do aeroporto de Recife ou de Maceió. Você deve fazer a reserva do transfer com antecedência porque o motorista vai te esperar no aeroporto e te deixar diretamente no hotel.

A segunda alternativa é alugar um carro da cidade ou aeroporto que estiver. Falo isso porque viajar pelo nordeste de carro vai facilitar muito a sua vida. Com um carro alugado, você vai ter a liberdade de passear entre as praias da região e vai poder chegar até o hotel tranquilamente.

Para ir a Patacho saindo do aeroporto de Recife, por exemplo, você deve seguir pela PE 60 até Maragogi, que está na divisa do estado. A partir daí, a rodovia se tornará AL 101, do qual você seguirá viagem até atravessar a balsa para Porto de Pedras.

Partindo do aeroporto de Maceió, você tem duas alternativas que são pelo litoral ou por dentro do estado. Para ir por dentro, siga a AL 105 e no município de São Luís do Quitunde pegue a AL 101 em Passo de Camaragibe. Já para seguir pelo litoral, você deve ir pela AL 104 sentido a cidade de Maceió e em seguida a AL 101 até Patacho.

Quem deseja ir de ônibus, deve ter em mente que não há um transporte direto. Dessa forma, partindo de Maceió ou Recife, pegue o ônibus da Real Alagoas para Maragogi. Contudo, desembarque em Porto Calvo se sair de Maceió ou em Maragogi se sair de Recife, para pegar outro transporte até Patacho.

O que fazer na Praia do Patacho
Foto: Reprodução | Verônica Guerra/Viajali

Aproveite seus dias na Praia do Patacho para conhecer a região e aproveitar o mar de águas rasas e mornas. Além disso, tire um tempo para descansar, afinal numa praia isolada como Patacho, a paz reina e o som do vento, folhas dos coqueiros e as ondas do mar são os únicos barulhos da região.

1. Piscinas Naturais do Patacho
Foto: Reprodução | Nós Dois por Aí

Embora a praia seja paradisíaca, o passeio principal para fazer na Praia do Patacho é o das piscinas naturais. Essa é uma daquelas atrações que você não pode deixar de fazer, pois é o ponto alto da visita ao local.

As piscinas naturais do Patacho são marcantes, ainda mais com as redes na água e bóias que os barqueiros levam para tirar fotos. As águas são cristalinas onde é possível ver os peixinhos coloridos típicos do nordeste.

Para fazer o passeio, marque com o seu hotel ou com algum barqueiro na praia. As jangadas normalmente saem quando a maré está bem baixa, por isso você deve marcar com antecedência.

2. Capela São João do Patacho
Foto: Reprodução | Agenda A

Localizada ao lado da Pousada Patacho, a Capela São João está em meio ao coqueiral e na frente na praia. A capeta também é conhecida como Capelinha do Patacho e serve como local para mini casamentos e celebrações.

Ela faz parte de um cenário perfeito para quem quer fazer uma celebração íntima e simples, porém sofisticada. Além disso, o local serve como cenário para ensaios fotográficos, para quem quer fazer o álbum de uma viagem inesquecível.

O local lembra a capela da Praia de Carneiros que também é fantástica. Contudo o grande diferencial da Capelinha do Patacho é ter o chão de areia da praia.

3. Túnel Verde
Foto: Reprodução | Viagens e Vivencias

Uma rua com túnel de árvores é um dos pontos mais bonitos da Praia do Patacho e merece ser visitada. A rua tem vegetação de ambos os lados que se encontram em cima, fechando e formando uma obra da natureza.

Se você fizer o passeio de buggy, com certeza vai passar por lá e vai poder parar para tirar fotos, mas se não fizer, pode chegar lá caminhando ou de carro.

4. Praia de Lages
Foto: Reprodução | Maceió/Alagoas

A Praia de Lages fica ao lado da Praia do Patacho, o que significa que é tão bonita e paradisíaca quanto. Ela é bem próxima, por isso, se você gosta de caminhar, pode ir para lá tranquilamente.

Por lá, você vai encontrar algumas pousadas com restaurantes, bem como casas de veraneio, mas são poucas. Assim como no patacho, a praia tem uma boa faixa de areia branca, muitos coqueiros e o mar é ótimo para banhos.

Recomendamos que fique atento à maré, pois é melhor fazer a caminhada e mergulhar com a maré baixa. Além disso, lembre-se que por ser uma praia mais deserta, não há muita estrutura de barracas, por isso leve água e comida se desejar.

5. Farol de Porto de Pedras
Foto: Reprodução | Minube

O Farol tem um mirante e vale a pena ser visitado se você tiver um tempinho extra. Falo isso porque o mirante e o farol nem sempre estão abertos e há uma controvérsia entre poder ou não acessar o local.

De qualquer forma, o acesso é pelo centro de Porto de Pedras, numa ladeira que dá pra subir a pé ou de carro. A partir do farol, você vai ter uma das vistas mais espetaculares da região, onde é possível ver o encontro do rio e mar, assim como a vista da cidade.

6. Passeio de buggy
Foto: Reprodução | Patacho Receptivo

O passeio de buggy na Praia do Patacho é basicamente o mesmo feito partindo das praias ao redor. Claro que dependendo de onde você compra os passeios, podem ter toques especiais que o local oferece.

O roteiro passa pelas praias de Lages, Tatuamunha, São Miguel dos Milagres até Barra de Camaragibe, bem como faz algumas paradas para banhos e fotos. Os trechos são realmente lindos, contudo os pontos mais bonitos são o mirante dos milagres e o túnel verde.

7. Centrinho de Porto de Pedras
Foto: Reprodução | Alagoas 24 Horas

Embora seja bem pequeno, recomendamos que conheça o ritmo de vida local no centrinho de Porto de Pedras. Você vai perceber que a cidade é charmosa e acolhedora. Por lá você vai encontrar alguns restaurantes, prédios públicos e mercados, por exemplo.

Além disso, perto da balsa fica o letreiro de Porto de Pedras e a praia com um visual deslumbrante.

8. Beach Club na Praia do Patacho
Foto: Reprodução | Vai Passear

Se você quiser passar o dia na beira do mar, caso a sua pousada já não esteja na frente da praia, uma boa opção é ir para um beach club. A Praia do Patacho é meio deserta e não tem várias opções, contudo viemos indicar uma alternativa.

O restaurante Sonhos do Patacho está localizado entre Patacho e Lages e é um ótimo lugar para passar o dia na beira mar. Lá você vai ter mesas e cadeiras, guarda-sóis, redário e piscina. Aproveite que o restaurante do local é bem elogiado e serve pratos deliciosos baseados em frutos do mar e comida regional.

9. Associação Peixe Boi em Tatuamunha
Associação Peixe Boi em Tatuamunha

Visite o povoado de Tatuamunha para ver as casinhas coloridas e como a vila de pescadores vive nesta região de Alagoas. Por lá, você pode fazer uma parada na Associação do Peixe Boi para ver como esses mamíferos vivem, conhecer o manguezal e fazer um passeio de barco pelo Rio Tatuamunha.

10. Praia de Tatuamunha
Foto: Reprodução | Tatuamunnha.com.br

Essa é a mesma praia que tem a saída do rio onde fica o pessoal da associação do peixe boi. A praia é ótima para curtir o pôr do sol, principalmente na área do encontro do rio com o mar, onde o cenário é mais lindo ainda.

Se você quiser passar o dia por lá, pode ir sem medo, pois há algumas barracas e restaurantes. A barraca do João, por exemplo, é um local acolhedor e recebe muitos elogios.

O que fazer na Praia do Patacho em passeio bate e volta

Quem tem vários dias para conhecer a região, não pode passar as férias sem ir para outras praias.

1. Praia de Maragogi

Para começar, não poderíamos deixar de citar a praia mais famosa do estado, Maragogi. É lá que estão os famosos galés e o caminho de Moisés. Além disso, há vários beach clubs para você passar o dia, bem como os diversos bares e barracas na orla de Maragogi.

2. Japaratinga

Outra região que recomendamos a visita é Japaratinga, que está ao norte da praia do Patacho. Para chegar lá é necessário fazer a travessia de balsa a partir de Porto de Pedras e em poucos quilômetros você chega lá.

A praia de Japaratinga é muito boa, assim como o centrinho. Por lá, você pode ir até o mirante para ver tudo do alto e fazer belas fotos.

3. São Miguel dos Milagres

Um local para visitar num bate e volta é São Miguel dos Milagres. Essa que está ao sul da Praia do Patacho, a apenas 10 km de distância, é super famosa em Alagoas. Em São Miguel dos Milagres há várias atrações e coisas para fazer durante o dia e algumas opções para a noite.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Andressa Silva /Viaje Leve. Foto de Portada Divulgação/ Pousada Reserva do Patacho. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: