Explore as belezas do Cabo de Santo Agostinho

Ao sul de Pernambuco está localizado o município de Cabo de Santo Agostinho, fica a 30 minutos de Ipojuca (cerca de 28 quilômetros via Rod. Armínio Guilherme) e a 33 quilômetros de Recife. Nos arredores da cidade ainda ficam as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Moreno.

Conforme alguns estudos, trata-se do local do Descobrimento do Brasil. Além desse relevante fato, o destino é conhecido por suas praias maravilhosas, construções históricas e diferentes atrações.

Como chegar a Cabo de Santo Agostinho
Foto: Reprodução | Google

São diversas as formas de se chegar a Cabo de Santo Agostinho. Em Recife, basta pegar o ônibus no terminal do Cais de Santa Rita. Há transporte diário de Recife até Cabo, das 5h às 18h30, com saídas a cada meia hora. Se você for de carro, deve pegar a BR-101 na direção sul, seguindo depois pela PE-28. O aeroporto mais próximo de Cabo de Santo Agostinho é o Guararapes – Gilberto Freyre, Aeroporto Internacional de Recife.

De Porto de Galinhas para Cabo de Santo Agostinho há uma distância de pouco mais de 30 quilômetros. É fácil ir de carro ou mesmo de Uber.

Praias em Cabo de Santo Agostinho

Águas calmas e cristalinas, rochas, coqueiros, descanso ou agito. Chegou a hora de conhecer algumas das praias mais famosas de Cabo de Santo Agostinho.

1. Praia de Calhetas
Calhetas
Foto: Reprodução | Esse Mundo é Nosso

Repleta de pedras pelo seu entorno, Calhetas é uma praia especialmente procurada pelos apaixonados por esportes na água, como surf e mergulho. No entanto, também conquista muitas pessoas que só querem curtir um pouco de descanso em um cenário bonito. Entre as atrações do local, não deixe de fazer o passeio de bugue e a tirolesa. O acesso à praia não é dos mais fáceis, mas vale a pena.

2. Praia de Gaibú
Gaibú
Foto: Reprodução | Ministério do Turismo

Perfeita para momentos de diversão em família, a Praia de Gaibú tem acesso simples e costuma ser bem movimentada. A água tem a temperatura perfeita para um bom banho de mar – apenas tenha cuidado com a maré cheia. Há vários vendedores ambulantes e quiosques com lanches e bebidas, assim como alguns restaurantes nas redondezas. Não deixe de subir até o Mirante do Paraíso para ter uma visão privilegiada do litoral.

3. Praia do Paiva
Paiva
Foto: Reprodução | Rogaciano Nunes

Sabe aquelas praias de cartão postal, com vários coqueiros e areias clarinhas? Paiva tem esse lindo visual. Sua extensa faixa de areia é ponto de encontro tanto de quem procura por tranquilidade quanto quem quer diversão. No entanto, os banhos de mar devem ser evitados: a área é propensa a ataques de tubarão e alguns casos já foram registrados nos últimos anos.

4. Pedra de Xaréu
Xareu
Foto: Reprodução | Leandro Macedo Gonçalves / Flickr

Embora o acesso até essa praia seja precário, vale a pena conhecer. Pedra do Xaréu tem esse nome por causa da presença do peixe xaréu. Durante a maré baixa, as piscinas naturais que se formam são a alegria das crianças. As águas são bem clarinhas e mornas, e há diversos vendedores ambulantes e mesas por lá.

5. Praia de Enseada dos Corais
Enseada dos Corais
Foto: Reprodução | Pinterest

De acordo com a maré, a praia é tranquila para curtir com crianças pequenas. Outros momentos pedem cautela e a observação é mais indicada. A Enseada dos Corais é bem movimentada e conta com locais para estacionar na rua. Não há muita infraestrutura, então o indicado é o visitante levar seus pertences e lanches para passar o dia.

6. Praia do Paraíso
Paraiso
Foto: Reprodução | Flores no Ar

Também conhecida como Praia da Preguiça, consiste na menor praia da região. Mais reservada, é ideal para curtir momentos de sossego. O banho de mar é pura tranquilidade – o nome preguiça tem tudo a ver… Do seu mirante na beira da estrada é possível ter uma visão incrível do mar e da vegetação. Vale a pena, ainda, ver o pôr do sol.

7. Praia de Suape
Suape
Foto: Reprodução | José Luiz Gonzalez

Você não pode ir a Cabo de Santo Agostinho sem dar pelo menos uma passadinha na Praia de Suape. Antiga vila de pescadores, a praia chama a atenção por sua natureza exuberante e faixa de areia branquinha. Há várias possibilidades de diversão por lá, bem como uma boa infraestrutura de bares.

Outras atrações em Cabo de Santo Agostinho

Nem só de praias se faz um destino legal de se conhecer. Confira outras atrações bem legais de Cabo:

1. Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Igreja
Foto: Reprodução | Luiz Manoel

Embora não esteja muito bem conservada, a Igreja Nossa Senhora de Nazaré é um ponto importante da história de Cabo de Santo Agostinho. Construída no século XVI pelos portugueses, a igreja fica do ladinho das ruínas do Convento Carmelita, lar de um grupo de frades, e próxima de outras construções históricas, como a Casa do Faroleiro. A visita ao local é interessante. As missas ocorrem aos sábados, às 19h30.

Endereço: R. do Sol – Vila de Nazaré.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h, finais de semana, das 9h às 12h.

2. Passeio de bugue
Passeio Buggy
Foto: Reprodução | Touron

Que tal passar por diversos pontos turísticos de Cabo de Santo Agostinho em um ritmo de aventura? Faça um tour de bugue! O serviço é oferecido por algumas empresas e não custa muito caro – média de R$ 70 por pessoa. Há passeios pela parte histórica de Cabo de Santo Agostinho, incluindo o Farol de Nazaré e o Mirante Casa do Faroleiro. Outros roteiros passam pelas praias. Horários de funcionamento e valores variam conforme a empresa contratada.

3. Banho de argila
Banho de argila
Foto: Reprodução | Youtube

Não é novidade que a argila possui diversas propriedades relaxantes e terapêuticas. Imagina mergulhar o corpo inteiro em argila e curtir ao máximo todos os benefícios? É possível nas proximidades de Cabo de Santo Agostinho, mais especificamente no Banho de Argila Itapuama. Por lá há um lago de lama onde os visitantes podem relaxar, bem como uma lojinha que vende diferentes produtos e cosméticos naturais.

Endereço: Estrada para Itapuama, 12 km.

4. Ruínas do Forte Castelo do Mar
Forte
Foto: Reprodução | Moshe Caminha

Aos apaixonados por passeios com uma pitada de história, uma ótima pedida é conhecer as ruínas do Forte Castelo do Mar (também conhecido como Forte do Pontal de Nazaré). O acesso até lá não é dos mais fáceis, mas a vista é bonita e a visita é interessante. Se possível, vá ao local com um guia. Assim você pode conhecer um pouco mais sobre o passado do forte e fazer praticamente uma viagem no tempo.

Endereço: Lot. Aguas Compridas, Cabo de Santo Agostinho.

5. Mirante da Pedra da Pimenta
Pedra da Pimenta
Foto: Reprodução | Samuel Kassapian Jr / Flickr

Da área mais elevada do Grande Recife é possível ver bonitas paisagens e curtir momentos agradáveis pertinho da natureza. O mirante também é procurado para a prática de esportes radicais, como escalada e rapel.

Hotéis em Cabo de Santo Agostinho

Depois de um dia intenso de banhos de mar, nada como ter um local bacana para descansar. Cabo de Santo Agostinho oferece boas opções de hotéis e pousadas.

Vila Galé Eco Resort do Cabo
Vila Galé
Foto: Reprodução | Booking

Várias piscinas, atendimento de alto nível, toda a comida que você quiser comer. Não parece excelente? O Vila Galé Eco Resort do Cabo conta com o sistema all inclusive e as acomodações são amplas e muito confortáveis. O resort ainda oferece salas de massagem, piscinas naturais, quadras esportivas e atividades diversas para os hóspedes.

Endereço: Av. Beira Mar, 750 – Vila Suape.

Elaine Tereza

Com excelente estrutura, o hotel é elogiado pela sua limpeza e organização. É uma boa alternativa para casais celebrando lua de mel ou em busca de uma hospedagem tranquila e confortável. O café da manhã é fantástico, enquanto os funcionários são altamente capacitados.

Endereço: Rodovia PE-60 Km 3 – Shopping Costa Dourada.

Pousada Caravelas de Pinzón

Localizada à beira mar da Praia da Gaibú, a pousada foi inaugurada no ano de 2004 e conta com 46 apartamentos. Além das acomodações, com opções de quartos duplos e disputadas suítes de frente para o mar, a pousada Caravelas de Pinzon possui o restaurante Marujo, bar, estacionamento e internet wi-fi.

Endereço: Av. Beira-Mar,165 – Praia de Gaibú.

Os hotéis e pousadas de Cabo de Santo Agostinho combinam com todos os gostos, bolsos e tipos de viagem.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Nicole Dias/Viajali. Foto de Portada Divulgação/ Sem Fronteiras. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: