Visitar a Gruta de São Mateus em Bonito

Você não precisa ser um profissional que se dedica ao estudo de cavernas e nem mesmo um turista radical pra explorar as formações milenares de uma caverna, um grande exemplo da acessibilidade desse tipo de atração é a Gruta de São Mateus em Bonito, que pode ser visitada por famílias com crianças acima de 5 anos, que estejam interessados em apreciar toda a engenhosidade da natureza que se esconde nos seus 90 metros de profundidade.

Como Chegar na Gruta de São Mateus

A Gruta de São Mateus está apenas 5 km do centro de Bonito, apesar da estrada para acessar o centro de recepção do atrativo ser de terra, o percusso não é complicado, se estiver de carro não vai ter dificuldade e o estacionamento é gratuito, caso for utilizar transfer para se locomover faça a reserva com uma agência.

Trilha com passarelas suspensas
Foto: Reprodução | São Paulo Sem Mesmice

Como na maioria dos atrativos em Bonito a primeira etapa da visita é a entrega do voucher na recepção, que deve ser adquirido antecipadamente, já que existe um limite de visitantes por dia e horário, o centro de recepção funcionam em conjunto com o Museu Cultural Kadiwéu, em um casarão com uma arquitetura bem interessante, os visitante são levados ao último andar, para receber as instruções do guia credenciado para visita e o fornecimento equipamento obrigatório.

Foto: Reprodução | São Paulo Sem Mesmice

A primeira parte da trilha é realizada em uma passarela suspensa, que leva ao percusso pela mata, o trajeto não é longo, mas é um pouco cansativo, boa parte é subida, então se tiver dificuldade de locomoção pode ser complicado, a trilha chega a 150 metros de altura, apesar da mata fechada ainda possível ter uma bela vista da natureza ao redor da gruta.

Foto: Reprodução | Viva Bonito

No final da trilha se chega a entrada da Gruta de São Mateus, que é bem singela em comparação com as diversas estruturas geológicas que se escondem no seu interior, então não se engane, a trilha no interior é de 150 metros e possui iluminação artificial, também é fornecido lanternas para o grupo observar melhor os detalhes das suas formações.

Foto: Reprodução | Apenas Viaje

O guia vai explicando e sinalizando as principais estalactites, estalagmites e estruturas da gruta, além de cuidar para o grupo faça a visita em total segurança, o ambiente da gruta é meio abafado e alguns partes mais estreitas e com escadas, por isso é de bom senso sempre seguir as recomeçadões do guia e não ficar longe do grupo.

Gruta Sao Mateus6
Foto: Reprodução | Bonito Way

Em certo momento o guia apaga as luzes artificiais e pede para todos ficarem em silêncio, é espantoso como o ambiente é escuro sem iluminação, sendo impossível enxergar qualquer coisa ao redor. A Gruta de São Mateus é uma gruta seca e possui fauna no seu interior, vimos alguns morcegos na nossa visita, que não estavam nem um pouco interessados na nossa presença.

Foto: Reprodução | TripAdvisor

No final da trilha da Gruta de São Mateus, está umas das formações mais fotogênicas, que muitas afirmam parecer um “Bolo de Noiva” devido aos seus andares que se assemelham a um bolo, mas me fez lembrar mais uma fonte de chocolate, a gruta também é conhecida como catedral, por causa da imponência das suas formações. O guia reserva tempo para os visitantes tirarem fotos e até tira foto quando solicitado. Após a finalização da visita, os visitantes fazem o caminho a pé pela trilha de volta a recepção.

Museu de História Natural e Kadiwéu
Museu1
Foto: Reprodução | São Paulo Sem Mesmice

O Museu Cultural Kadiwéu é de livre visitação para os que visitam a Gruta de São Mateus, ele conta a história de Bonito por meio de objetos históricos, que transportam para uma volta no tempo cultural e religiosa, o museu apresenta também uma variedade de animais empalhados, destacando a fauna da região. Na parte externa ainda está exposto maquinário antigo e veículos de época

Museu
Foto: Reprodução | São Paulo Sem Mesmice

Reserve um tempo da sua visita para conhecer o Museu Cultural Kadiwéu, você vai se surpreender com o acervo, de todas as atrações é o único local que apresente um museu para contemplar na visita. Não deixe de conferir a vista do mirante antes de deixar o prédio.

Quanto tempo dura a visita a Gruta de São Mateus

O tempo total de visitação é de aproximadamente 01h40, contando a trilha e a visita interna a gruta, como o localização não é longe do centro de Bonito é possível visitar a gruta e ainda realizar outro passeio no mesmo dia.

Horário de funcionamento

A Gruta de São Mateus funciona de segunda a domingo das 07h00 às 16h30, com visitas de 30 em 30 minutos, com grupos de no máximo 10 pessoas.

Recomendações para visitar a Gruta de São Mateus

É obrigatório o uso de tênis ou sapato antiderrapante pra visitação, use roupas confortáveis e leve garrafa de água para realizar a trilha. A Gruta de São Mateus é uma visita imperdível em Bonito, pela distância do centro e tempo de visita é muito fácil encaixar no seu roteiro.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice. Foto de Portada Divulgação/ Bonitour Viagens. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: