Um roteiro perfeito para quem é ligado ao ecoturismo e, de preferência, ao turismo de aventuras. O Jalapão, considerado o “deserto brasileiro”, oferece atividades para todos os gostos e paisagens de tirar o fôlego em pleno centro do Brasil.

A região abriga chapadões e serras cobertos por vegetação dourada de savana e cerrado, dunas alaranjadas e impressionantes formações de rocha vermelha que se espalham por uma área de 34 mil km². O dourado que colore as Dunas do Jalapão faz com que elas sejam o grande cartão postal da região. Localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão, as dunas são emolduradas pela belíssima Serra do Espírito Santo.
O início da trilha está na lateral da Serra do Espírito Santo, mesma estrada de acesso às dunas.

As dunas surgiram a partir da erosão das serras rochosas da região ao longo do tempo, e são a segunda razão pela qual a região é chamada de deserto – a outra é a baixa densidade demográfica. Com a ação do vento e uma conjunção perfeita de fatores, a areia é depositada sempre no mesmo local, dando origem à única formação de dunas no cerrado brasileiro.

Das dunas se pode avistar a Serra do Espírito Santo, as veredas de capim dourado e os lagos que são como oásis no meio do deserto. Objetos encontrados ali indicam que o lugar já foi o fundo de um oceano.
Muitos artistas tem visitado as dunas e cachoeiras do Jalapão resultando numa grande visibilidade que cada vez mais tem atraído turistas à região.
Pôr do sol no deserto
O horário mais indicado para visitar as Dunas do Jalapão é ao final da tarde, quando a cor da areia é intensificada pelo entardecer. O passeio com as agências costuma ter entre uma e duas horas, sempre ao pôr do sol.
Como chegar
Saindo de Palmas, 282 km pela TO-255 (cerca de 4 horas de viagem em veículo com tração 4×4).
O carro para numa parte mais alta da estrada e a partir do estacionamento, serão mais vinte minutos de caminhada até o topo da duna principal.
Cuidados e dicas
- Atualmente, não é permitido descer, pular ou escorregar pela montanha arenosa: essa medida foi adotada para evitar o deslizamento de areia, já que as dunas são visitadas o ano inteiro por um grande número de turistas.
- Não é indicado circular sem guia
- Vá de chinelo ou sandália rasteira, porque nas dunas será mais fácil ficar descalço para caminhar.
use protetor solar e chapéu para se proteger do sol. Não há árvore nem sombras lá nas dunas. Achei bem quente. - Leve água ou lanchinho, porque não há qualquer lugar para comprar alguma coisa por lá. Por favor, carregue o seu lixo de volta com você, claro.
- Respeite a sinalização da área onde pode caminhar. Há fiscais do parque e você pode ser multado.
Jalapão
O Jalapão é uma região do cerrado brasileiro, no extremo leste do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, entre elas o Parque Estadual do Jalapão. A área total do Jalapão é de 34 mil km² e a região é considerada um dos maiores bloco de vegetação nativa remanescente no Brasil.
A área mais turística engloba os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix. É nessa região onde estão concentrados os principais pontos turísticos e roteiros do Jalapão. Mateiros, principal cidade base para quem visita o Jalapão, está localizada a 300 km da capital Palmas.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Luciane Santana/Planeta Jalapão. Foto de Portada Divulgação/ Lester Scalon/Avis Brasilis . Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário