A Beleza das praias em Beberibe, no Ceará

Com 54 quilômetros de litoral, a cidade de Beberibe, fica na região norte do Ceará, pertencendo a microrregião de Cascavel, a 85 km de distância de Fortaleza. Concentra praias de uma beleza indescritível, oferecem uma cenário de falésias inspiradoras, que vão se transformando com o passar do tempo e renovam as paisagens a cada verão.

Famílias inteiras, casais, mochileiros ou grupos de amigos podem encontrar suas praias preferidas nas diversas opções da cidade. Se você está planejando uma viagem num período mais curto, é interessante concentrar algumas praias no mesmo dia, pois sua amplitude de belezas naturais pode agradar diferentes tipos de viajantes.

Para que suas férias possam contemplar a maior distância dessa imensa faixa de areia, o ideal é encontrar características comuns entre os litorais que você deseja conhecer. Aglomerá-las em categorias é fácil, basta elencar suas prioridades de visitação, como as falésias e as praias de pesca, ou até mesmo o mood que você busca para esse período.

A beleza das praias em Beberibe
Diogo's Beach
Foto: Reprodução | Elder/iStockphoto

Com início na Praia do Diogo, as falésias são transformadas diariamente pela ação da natureza, formando um labirinto de morros e cavernas que encanta todos os turistas que por ali passam. Essa parte da faixa de areia também é agraciada por bicas de água doce a poucos metros do mar.

Morro Branco
Foto: Reprodução | Levarti

Apesar de ter início em outro lugar, são nas areias da Praia de Morro Branco que os grandes monumentos de areia ganharam sua fama internacional.

Os labirintos e as erosões, causadas pela ação do vento e das águas, são compostos por areias coloridas e se destacam nessa formação do Parque Nacional das Falésias.

Praia-das-Fontes
Foto: Reprodução | Praias de Fortaleza

Outra praia que aparece com frequência nas buscas por essa região é a Praia das Fontes, que está localizada a 87 km da capital. Mar calmo, areias branquinhas e falésias coloridas são alguns atributos que esse paraíso oferece a seus visitantes.

Uma das peculiaridades mais reconhecidas na região é a divertida prática do esquibunda, ou sandboard, uma tradição entre turistas e garantia de diversão para toda a família.

Para quem busca aventura nas férias

As férias na praia permitem uma grande variedade de atividades, você pode ser o tipo de pessoa que prefere relaxar com uma banho de mar e ler a tarde toda sentindo a brisa fresquinha, ou você também pode ser aquele que busca aventuras e quer explorar todas as possibilidades do local. Para quem se encaixa melhor no segundo caso, Beberibe tem duas opções imperdíveis.

Praia de Uruaú
Foto: Reprodução | Pousada Zen

Uma das maiores lagoas do Ceará, localizada na Praia do Uruaú, é visitada por esportistas do Brasil todo em busca do local perfeito para a prática de jet ski, passeios emocionantes de lancha, esqui aquático e mergulho.

Para conhece-lá, vale a pena se hospedar em uma das casas de veraneio que cercam a região e saborear os deliciosos frutos do mar das barracas locais.

Se você é fã dos reality shows, os cenários da Praia dos Anjos podem ser muito familiares, pois foram usados na gravação do famoso programa No Limite, em que os participantes enfrentaram situações extremas. Mas não se assuste, a praia promove diversão e tranquilidade para quem preferir e esportes radicais para os fãs de ação, como os passeios off road e de motocross.

Os tesouros dos pescadores
prai-da-barra-de-sucatinga
Foto: Reprodução | TripAdvisor

O comércio local de Beberibe é sustentado, basicamente, por duas vertentes presentes no dia a dia dos moradores do local: o turismo e a pescaria. As colônias de pescadores são muito comuns na região, e é importante respeitá-las durante a visita às praias, porque são eles que cuidam daquele paraíso na maior parte do ano.

A Barra do Sucatinga é uma dessas colônias com beleza indescritível, onde se vive para a pesca 365 dias do ano. Para os visitantes, a região proporciona, a aproximadamente 7km da cidade central, águas mansas e transparentes, que podem ser observadas de um mirante histórico localizado no alto das dunas.

Talvez a praia menos preparada para o tráfego turístico, a Prainha do Canto Verde é quase exclusiva dos moradores, mas nos presenteia com uma vista que merece a visita.

As dunas, os coqueiros e as lagoas da região devem muito aos esforços do seu povo para sua preservação, que se mantém, principalmente, pela criação do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste.

Alguns paraísos perdidos

Algumas belezas da cidade de Beberibe ainda são pouco exploradas por seus visitantes, mas são uma ótima pedida se você preferir ir além dos trajetos óbvios.

A Praia de Tabuba, por exemplo, esconde suas exuberâncias após a Morro Branco e tem um belíssimo mar, que fica cheio de ondas quando a chuva tem grande volume.

Dois lugares pouco explorados mas que merecem sua atenção, principalmente se você busca tranquilidade e descanso nas próximas férias, são as praias do Paraíso e do Parajurú. Elas são totalmente desertas de turistas e têm um pôr do sol que, combinado a paisagem magnífica cheia de coqueiros, valem muito a pena!

O último paraíso beberibense a ser explorado por turistas corajosos é a Praia dos Ariós. Apesar de deserta, ela é muito limpa e possui águas mansas que, emolduradas pelos coqueiros, são a imagem perfeita para se despedir desse paraíso.

Beberibe é um paraíso do Ceará pouco conhecido por brasileiros de outras regiões do país, mas suas praias paradisíacas merecem atenção.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Divulgação/ Travejante. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220117_100751795

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: