Cinco lugares para conhecer no Centro Histórico de Salvador

Caminhar pelo Centro Histórico de Salvador é como visitar o passado sem abandonar o presente. A maior cidade do Nordeste tem muito a oferecer aos turistas e as atrações vão além do Carnaval, das praias e da gastronomia. Afinal, Salvador foi a primeira capital do Brasil e é parte da história do povo brasileiro.

Por isso, dedicar pelo menos um dia da viagem para conhecer os monumentos do Centro Histórico de Salvador pode tornar a experiência ainda mais enriquecedora. Assim, será possível conhecer alguns monumentos tombados como patrimônio nacional.

A seguir, conheça mais sobre a história da capital baiana e veja cinco pontos turísticos para visitar durante a sua viagem.

História e arquitetura
Casa Jorge Amado
Foto: Reprodução | Catraca Livre

A cidade de Salvador foi fundada em uma colina e domina uma baía que funcionava como ponto estratégico para as ações de Portugal. Desse modo, o governo português conseguiria fazer transações comerciais com a África e o Oriente com facilidade.

Além de sua posição estratégica, o Centro Histórico de Salvador reúne diversos edifícios construídos entre os séculos XVI e XIX. A arquitetura baiana é apoiada na transição entre o estilo Renascentista e o Barroco e atualmente o local é considerado o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina.

5 lugares para conhecer

A lista com os principais monumentos do Centro Histórico de Salvador é extensa. Por isso, separamos cinco pontos turísticos para você acrescentar no roteiro pela capital baiana.

1. Largo do Pelourinho
Salvador
Foto: Reprodução | Mundo Marketing

O Largo do Pelourinho era considerado o centro de Salvador no Período Colonial. Ali, as pessoas escravizadas eram punidas publicamente. Entretanto, a região, considerada um símbolo da história baiana, foi restaurada e reúne diversas construções barrocas que encantam o turista.

Além disso, o local evidencia as diferentes crenças religiosas do povo baiano. Um exemplo disso é a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída por religiosos negros e escravizados e toda semana há uma celebração com instrumentos de percussão africanos.

2. Largo Terreiro de Jesus
Salvador3
Foto: Reprodução | Alô Alô Bahia

O Largo Terreiro de Jesus reúne história, arquitetura e entretenimento em um só lugar. Então, se você está em busca de uma imersão na cultura local, assista às apresentações dos grupos de capoeira e conheça os artesãos que se encontram no local.

A Catedral Basílica também deve fazer parte do roteiro pelo Centro Histórico de Salvador, principalmente daqueles que gostam de visitar igrejas com altares folheados de ouro, uma característica muito marcante da história do Brasil.

3. Mercado Modelo
Mercado Modelo
Foto: Reprodução | Férias Brasil

Visitar o mercado municipal é uma forma de conhecer a cultura local, então, essa é uma dica que vai além da viagem para Salvador e pode ser aplicada em todas as outras capitais que você visitar.

O Mercado Modelo conta com mais de 200 lojas que comercializam artesanato e instrumentos musicais da cultura afro-brasileira. Por isso, ele é o lugar ideal para comprar as lembrancinhas da viagem. Além disso, você pode aproveitar e provar a culinária baiana em um dos restaurantes do mercado.

4. Elevador Lacerda
Elevador Lacerda
Foto: Reprodução | Cultura Genial

É difícil encontrar um turista que visitou Salvador e não passou pelo Elevador Lacerda. Afinal, ele é um dos cartões-postais da capital e basta contribuir com alguns centavos para embarcar nele.

A vista da Baía de Todos os Santos realmente impressiona e, em alguns segundos, o viajante passa da cidade alta para a cidade baixa. Portanto, essa é uma experiência que, com certeza, vale a pena.

5. Monumento da Cruz Caída
Praça da Cruz Caída
Foto: Reprodução | Salvador da Bahia

Outro ponto turístico que oferece uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos é o Monumento da Cruz Caída, construído no local da antiga Igreja da Sé. Ele foi inaugurado em 1999, no aniversário de 450 anos da cidade.

Uma maneira de tornar o passeio inesquecível é assistindo ao pôr do sol no local. Portanto, faça um roteiro pelo bairro do Centro Histórico de Salvador que considere esse fator. Assim, você termina o dia com uma experiência ainda mais especial.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Costa do Sauípe Parques&Resorts. Foto de Portada Divulgação/ Mundo Marketing. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220120_093005504

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: