As onze melhores praias do Rio de Janeiro

Principal destino turístico internacional do Brasil, o Rio de Janeiro é sim dono de muitas atrações naturais, culturais, históricas e de entretenimento. Mas é inegável que as praias costumam ser o xodó dos visitantes. E não faltam maravilhosas opções de praias no Rio de Janeiro para escolher.

Mas não é só a capital que sedia as mais lindas praias do Rio de Janeiro – inclusive, você pode pesquisar por atividades diferenciadas para fazer por lá. Municípios próximos como Arraial do Cabo, Búzios, Angra dos Reis, Niterói e Paraty também contam com verdadeiros paraísos naturais que merecem uma visita, e você pode alugar um carro e fazer o seu próprio roteiro como bem entender. Se você for pra alguma delas, lembre-se de respeitar todos os protocolos sanitários de prevenção contra a COVID-19. Conheça a seguir 11 das melhores praias do Rio de Janeiro:

Praia de Grumari, Rio de Janeiro
Grumari
Foto: Reprodução | Honer Pereira / Youtube

Na zona oeste da capital, na Barra da Tijuca, a Praia de Grumari destaca-se pela beleza natural preservada da região de Reserva Ambiental ao seu redor. A área de morros, costões verdes e vegetação de restinga, a praia tem mar de ondas altas e fortes, que atrai muitos surfistas, especialmente nos finais de semana.

Com cerca de três quilômetros de extensão, é o destino perfeito para relaxar em meio às areias avermelhadas da praia. Grumari também fica pertinho da praia do Abricó, point dos naturistas.

Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo
Portal do Atalaia
Foto: Reprodução | Jornal de Sábado

Basta subir a escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia para ter a sensação de que chegou-se ao paraíso. No alto do morro de mesmo nome, o cenário deslumbrante inclui areias branquinhas, mar colorido e o verde da vizinha Ilha do Farol.

Quando a maré está baixa, as duas prainhas se unem na mesma faixa de areia e formam apenas uma praia. Também depende da corrente, do sol e da hora do dia para a cor da água variar tons de verde ou azul, mas sempre calminhas e transparentes.

Não deixe de subir na duna no centro da praia para garantir as melhores fotos, além de uma passadinha na Gruta do Amor, no canto direito da praia. Muitas razões para você ir visitar mais esta praia, entre as lindas praias do Rio de Janeiro.

Praias Azeda e Azedinha, Búzios
Azeda e.Azedinha
Foto: Reprodução | Brasil VIP

Dentre as mais de 20 praias que Búzios oferece, a Azeda e a Azedinha estão entre as preferidas dos visitantes. Apesar de pequenas, ambas são de grande beleza, com águas límpidas e esverdeadas (tal qual um limão, daí a origem dos nomes), formando uma espécie de piscina natural.

Para chegar a elas, basta seguir a Orla Bardot, atravessar a linda Praia dos Ossos (que vale uma paradinha também) e seguir uma escadaria que leva à Praia da Azeda. No canto direito dela, uma pequena trilha leva até a Azedinha. A infraestrutura é modesta, mas há algumas barracas de drinques e petiscos.

Prainha, Rio de Janeiro
Prainha
Foto: Reprodução | WikiRio

Uma praia de meros 150 metros de extensão e infraestrutura mínima está entre as favoritas dos cariocas e visitantes, assim como entre as melhores praias do Rio de Janeiro. O motivo? A beleza estonteante desse verdadeiro santuário natural, na região do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio.

Não há acesso por meio de transporte público, as vagas para automóveis são limitadas e são apenas dois quiosques atendendo o público. Mas a paisagem composta de morros de mata atlântica e mar inacreditavelmente azulado compensa qualquer limitação. Dica: suba até o alto do Restaurante Mirante para garantir fotos perfeitas.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Lopes Mendes
Foto: Reprodução | Belezas Naturais

Uma praia que ostentou o título de a mais bonita do Brasil fora do Nordeste não pode ficar de fora do roteiro de praias no Rio de Janeiro. Lopes Mendes é uma das joias de Ilha Grande, pertencente ao município de Angra dos Reis. São três quilômetros de areia fininha rodeada de muitas amendoeiras e águas incrivelmente cristalinas, com muitos tons de verde e azul.

O clima por lá é quase sempre tranquilo, e o acesso é por meia trilha, caminhando cerca de 2,5 horas desde a Vila de Abraão, ou ainda via barco ou balsa até a Praia do Pouso.

Praias de Trindade, Paraty
TRINDADE
Foto: Reprodução | Vital Turismo

No município de Paraty, a Vila de Trindade costuma ser o destino preferido dos visitantes que vão em busca de belas praias no Rio de Janeiro. Em meio ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, o vilarejo de pescadores tem belas paisagens naturais e um clima bucólico, com diversas pequenas praias para estilos diferentes.

Entre as mais populares estão a Praia do Cepilho (ótima para surfar), a Praia de Fora, a Praia do Rancho (boa para mergulhar e com vários restaurantes bacanas), a Praia do Cachadaço, e a Praia Brava que tem atraído muitos nudistas.

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro
Ipanema
Foto: Reprodução | Diego Grandi/iStock

Uma das praias cariocas mais famosas internacionalmente (junto com a praia de Copacabana) não pode ficar de fora. Entre as praias do Rio de Janeiro, Ipanema inspirou Tom Jobim e é das mais democráticas do Rio. Seus 2,6 quilômetros de orla atraem as mais diversas tribos – dos saradões aos surfistas, dos gays aos turistas gringos.

Os frequentadores dividem espaço com os muitos ambulantes que vendem itens clássicos da cultura carioca, como mate, biscoitos e o sacolé. O Posto 9 continua sendo um dos principais pontos de encontro de Ipanema. Além, é, claro, da Pedra do Arpoador, onde o por do sol é digno de aplausos.

Praia da Piedade, Angra dos Reis
Piedade
Foto: Reprodução | Luis Fernando Lara / Angra Boats

Na Ilha da Gipóia, vizinha à Ilha Grande, a pequena Praia da Piedade é famosa por ter sediado a Ilha de Caras. A paisagem natural que a cerca é digna de cartão-postal, e o clima bucólico e o mar raso de águas verdíssimas, atrai famílias inteiras para Angra dos Reis.

No alto da praia, fica a Igreja da Piedade, com uma vista para o mar das mais românticas entre as praias no Rio de Janeiro. Outra dica é fazer um passeio de lancha que, além de Piedade, passa por outras praias do roteiro denominado Ilhas Paradisíacas, como Caxadaço e a Praia de Dois Rios.

Praia do Forte, Cabo Frio
Praia do Forte
Foto: Reprodução | Rotas de Viagem

A principal e mais popular praia do município de Cabo Frio é realmente imperdível. A Praia do Forte conta com 7,5 quilômetros de extensão de areias claras e mar de um azul profundo e transparente, considerado um dos melhores do mundo para a prática de vela.

Com ótima infraestrutura turística e festas animadas, a praia ainda tem uma atração histórica: o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construído entre 1616 e 1620, pelo rei Filipe III da Espanha. O local é aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 19h.

Praia de Piratininga, Niterói
Piratininga
Foto: Reprodução | Prond

Em Niterói, o bairro residencial de Piratininga tem localização privilegiada, estando no entorno da lagoa de mesmo nome, o oceano Atlântico, a serra Grande e o morro da Viração. A praia homônima é um dos principais núcleos de lazer do município, com seus três quilômetros de extensão, vasto calçadão e muitas opções de comércio e entretenimento.

O mar da Praia de Piratininga é limpo, claro e azulado. Dependendo das condições climáticas, pode ser perfeito para SUP, surfe ou mesmo para banho.

Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Barra da Tijuca
Foto: Reprodução | iStockPhoto

Maior praia em extensão do estado do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca tem nada menos que 18 quilômetros de areia fina e clarinha. Do total, seis quilômetros são urbanizados, com boa infraestrutura. Já o restante é mais deserto.

Entre as belezas naturais imperdíveis da região, destaque a Lagoa de Marapendi, um verdadeiro refúgio para quem procura tranquilidade e descanso. As belas águas esverdeadas da praia atraem também os surfistas, graças às ondas fortes.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela KAYAK Brasil. Foto de Portada Divulgação/ Get Your Guide. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220121_090659656

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: