O melhor de Mata de São João, na Bahia

O município de Mata de São Joao está localizado a mais ou menos, 56 km de distância da capital, Salvador e possui uma das costas mais bonitas do estado, com paisagens naturais incríveis, atraindo visitantes de diversas regiões do país.

Conheça Mata de São João

A história de Mata de São João iniciou-se ainda no século XVI, quando Garcia de Souza D’Avilla, filho de Tomé de Souza, construiu a Casa da Torre, onde hoje localiza-se a Praia do Forte, com o intuito de fiscalizar as embarcações que chegavam a costa de Salvador. A partir de então, a região passou a desenvolver-se, tornando um vilarejo, até que em 1846, instituiu-se o município de Mata de São João.

Os atrativos de Mata de São João
Mata de São João
Foto: Reprodução | Temporada Livre

O grande atrativo de Mata de São João são suas belas praias. Algumas delas são muito famosas, atraindo diversos turistas, o que fez a cidade se tornar um destino muito procurado na região. Hoje em dia, a cidade é um dos polos turísticos mais importantes da Bahia, sendo Costa do Sauípe, Praia do Forte e Imbassaí os locais mais visitados em Mata de São João.

Costa do Sauípe
Costa do Sauípe
Foto: Reprodução | DEZALB / Pixabay

A praia de Costa do Sauípe é a mais famosa, tornando-se inclusive, mais conhecida do que a própria cidade. A região constitui-se o maior complexo turístico-hoteleiro do país, com hotéis e pousadas de luxo, o que eleva os custos de moradia e hospedagem. As praias são muito bonitas, cercada por coqueirais e com mar que vai de tranquilo à agitado. A Costa do Sauípe possui três pequenas praias: a Praia Tranquila, que formam pequenas com piscinas naturais durante a maré baixa, a Praia da Oca, muito procurada para prática de surfe, e a Praia Selvagem que possui o mar mais agitado e extensa faixa de areia.

Praia do Forte
Castelo
Foto: Reprodução | Cleferson Comarela / Wikipedia

A Praia do Forte é também bastante conhecida na região, sendo o local de origem da cidade. Na Praia do Forte esta localizada a sede nacional do Projeto Tamar, o que atrai a atenção daqueles que visitam a região, pois você pode conhecer a sede e saber um pouco mais sobre o projeto. Também é possível visitar o Instituto Baleia Jubarte, que possui um dos centros de pesquisa na região. Outro local muito procurado pelos turistas na Praia do Forte são as ruínas do castelo de Garcia D’avilla, sendo o único castelo medieval no Brasil, construído em 1551 e tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.

Imbassaí
Imbassai
Foto: Reprodução | Claus Bunks / Pixabay

Imbassaí também é uma região bastante visitada em Mata de São João, com pousadas e hotéis de luxo. A praia possui uma areia fofa e um pouco mais escura, quase em um tom laranja, e o mar possui águas cristalinas e agitadas. A região recebeu esse nome devido o rio que passa pelo local: o Rio Imbassaí. Portanto, quem visita Imbassaí pode aproveitar tanto a praia, como um banho de água doce no rio.

A cultura de Mata de São João

A cidade de Mata de São João preserva uma cultura particular, que surgiu com as influências caboclas e indígenas. Quem visita da cidade, possui o privilégio de conhecer um pouco mais sobre as manifestações artísticas como o Maculelê, Samba de Roda e o Jogo da Capoeira.

A Casa da Cultura de Mata de São João reúne parte dessas manifestações. O local está sediado em um grande casarão dos anos 20. Recentemente, a Casa da Cultura passou por uma grande reforma com o intuito de tornar-se um centro de fomento à cultura para a população.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Temporada Livre. Foto de Portada Divulgação/ Claus Bunks / Pixabay. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsavel por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220125_092618128

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: