Ilha da Madeira, a Pérola do Atlântico

A Ilha da Madeira, também conhecida Pérola do Atlântico, é um dos lugares mais paradisíacos de Portugal. Localizada a sudoeste da costa portuguesa, a ilha fica a 500 km do Marrocos. De origem vulcânica, o território integra o arquipélago da Madeira e faz parte da União Europeia. Apesar de ser território de Portugal, a Ilha da Madeira é completamente autônoma, e tem seu próprio presidente!

Seu cenário é composto por natureza estonteante, montanhas, trilhas, mirantes e jardins belíssimos, piscinas naturais e praias paradisíacas. Com clima subtropical, a Ilha da Madeira pode ser percorrida por inteiro em apenas 4 ou 5 dias e, apresenta temperaturas muito agradáveis durante todo o ano. Sendo assim, é um dos destinos de férias preferidos dos portugueses. Além de sua beleza natural, a região também é famosa por seus ótimos vinhos e restaurantes e, por ser a terra natal do jogador Cristiano Ronaldo.

O principal meio de acesso à ilha é o Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz. Nele aterrissam voos saídos diretamente de Portugal, com tempo médio de 2h de percurso. Para os interessados, é possível encontrar voos saídos do Brasil direto para Portugal, ou com conexão em Madrid.

Confira a seleção de opções sobre o que fazer na Ilha da Madeira!

Funchal
Funchal
Foto: Reprodução / Kayak

Funchal é a capital da Ilha da Madeira e encontra-se a 20km do aeroporto. A cidade é grande e bem estruturada e, centraliza a maior parte dos hotéis e restaurantes da região, sendo considerada o centro comercial mais importante da ilha.

Na capital, você poderá conhecer a Zona Velha, uma rua antiga de paralelepípedos que concentra restaurantes e barzinhos. Este é o local ideal para um almoço agradável durante o dia, ou para tomar ponchas (bebida típica feita de cachaça, limão, laranja e mel) e curtir a noite.

Entre os pontos turísticos de Funchal, você não pode deixar de conhecer:

Parque de Santa Catarina;
Museu de Arte Sacra do Funchal;
Jardim Botânico da Madeira;
Casino da Madeira;
Sé do Funchal;
CR7 Museu – espaço dedicado ao jogador Cristiano Ronaldo.

Câmara de Lobos
Cámara de Lobos
Foto: Reprodução / Booking

Câmara de Lobos é um dos principais cartões-postais da Ilha da Madeira. Na pequena cidade próxima de Funchal é possível conhecer o miradouro do Salão Ideal, para apreciar a vista sobre a baía, as coloridas embarcações de pesca e a falésia do Cabo Girão. Aproveite também para passear pelo centro histórico. No miradouro do Pico da Torre você terá um lindíssimo visual da cidade e do mar.

Curral das Freiras
Curral das Freiras
Foto: Reprodução / Turismo en Portugal

Se você está pesquisando o que fazer na Ilha da Madeira, o Curral das Freiras não pode ficar de fora da sua programação. Trata-se de um pequeno povoado em um vale fechado, no coração das montanhas da Madeira. Para chegar ao local é preciso enfrentar uma estrada vertiginosa, por isso, é aconselhável contratar um tour.

No Curral Das Freiras estão alguns dos miradouros mais fantásticos da ilha, o Miradouro do Paredão e o Miradouro da Eira do Serrado.

A região recebia o nome de Curral da Serra, e ganhou o nome de Curral das Freiras depois de 1492, quando a propriedade passou para as freiras do convento de Santa Clara. O povoado conta com uma igreja matriz, e a padroeira local é Nossa Senhora do Livramento. O dia da santa é comemorado com direito a festa, no último domingo do mês de agosto. A Festa do Senhor do Santíssimo Sacramento é celebrada na mesma semana.

Pico Ruivo
Vista-panorâmica-da-cordilheira-no-Pico-Ruivo
Foto: Reprodução / Olhares Sapo

Sua visita à Ilha da Madeira não estará completa até você conhecer o Pico Ruivo. Com 1,861 m, este é o ponto mais alto do arquipélago. Para chegar até lá é preciso percorrer a Trilha Achada do Teixeira. São aproximadamente 3,5 km, que podem ser percorridos no tempo médio de 2h. No topo, você poderá desfrutar de uma vista panorâmica da cordilheira.

Cabo Girão
Cabo Girao
Foto: Reprodução / Madeira Best Blog

Famoso pela sua plataforma suspensa em vidro, o skywalk, Cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580 m de altitude. No local, a prática de parapente e base-jummping é muito comum. O miradouro proporciona vistas incríveis do oceano, dos municípios de Câmara de Lobos e Funchal e, das fajãs do Cabo Girão, pequenas regiões agrícolas no sopé das falésias. Nas redondezas, é possível visitar a Capela de Nossa Senhora de Fátima (construída em 1951), um dos principais pontos de peregrinação da ilha.

Porto Moniz
Porto Moniz
Foto: Reprodução / European Best Destinations

Quando falamos sobre o que fazer na Ilha da Madeira, Porto Moniz é unanimidade. As atrações principais do local são as piscinas naturais de tirar o fôlego. A piscinas de águas salgadas e cristalinas se formaram das rochas vulcânicas do local.

É importante saber que, em Porto Moniz, há opções de piscinas naturais pagas e gratuitas. As gratuitas dispõem de uma pequena estrutura nos arredores, com comércio, restaurantes e banheiros limpos. Já as pagas, cobram taxa de 1,50 euros, aproximadamente, e contam com infraestrutura e apoio de salva-vidas, como um clube. Essa pode ser uma excelente opção para famílias com crianças.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela TransPortal. Foto de Portada Divulgação/ El Viajero Feliz. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220307_122916474

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: