Lugares imperdíveis para conhecer em Alagoas

O Estado de Alagoas reúne inúmeras praias incríveis que se assemelham muito com o Caribe. Isso porque suas águas cristalinas de cor azul turquesa contrastam com as areias brancas que são margeadas por imponentes coqueiros. Muitas das praias não são cheias, sendo uma ótima opção para quem busca muita sombra e água fresca.

Mas engana-se quem pensa que o estado se resume apenas em paisagens bonitas: por lá, é possível desbravar cidades históricas e lugares dignos de cartões-postais. Confira lugares imperdíveis para conhecer em Alagoas:

PIRANHAS
Piranhas,_Alagoas
Foto: Reprodução / Wikimedia

Piranhas entrou para a história quando expôs as cabeças de Lampião e seu bando após a decapitação durante uma emboscada. De lá para cá, muita coisa mudou na cidade, sendo possível explorar suas ruelas e descobrir que cada cantinho guarda uma história diferente.

Sua marca registrada são as construções históricas coloridas que dão um charme a mais para o lugar. A beleza é tanta que seus conjuntos arquitetônicos são considerados Patrimônio Histórico Nacional, concedido pelo IPHAN. Aproveite a estadia para degustar a culinária típica e desbravar a história do cangaço.

CÂNION DO XINGÓ
Canion-do-Xingo-Alagoas
Foto: Reprodução / Shutterstock

Próximo a Piranhas está um dos passeios mais bacanas para quem gosta de história: a Rota do Cangaço. Trata-se do caminho que Lampião, Maria Bonita e seu bando percorreram – o que ocasionou a morte deles em uma emboscada. O roteiro, feito com um guia turístico, passa por lugares históricos e paisagens surpreendentes.

O grande destaque fica por conta do Rio São Francisco, bem na divisa com o Sergipe, onde é possível visitar o Cânion do Xingó e nadar em suas águas cristalinas.

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES
Sao-Miguel-dos-Milagres-Jangada
Foto: Reprodução / Shutterstock

Localizado na famosa Costa dos Corais, São Miguel dos Milagres é a pedida certa para quem gosta de lugares tranquilos e rústicos já que o local não abriga grandes redes de hotéis ou lugares badalados. Morada de pescadores jangadeiros, Milagres encanta por sua simplicidade e beleza.

A pequena cidade recebeu esse nome por conta de uma estátua de madeira de São Miguel Arcanjo que foi encontrada por um pescador e o curou de um problema de saúde. O passeio de Jangada é a principal atração de São Miguel dos Milagres já que eles levam os turistas às famosas Piscinas Naturais. Distantes a 1,5 km da costa, elas proporcionam aos turistas a experiência de mergulhar em meio aos corais e peixinhos coloridos – sem contar que formam uma verdadeira piscina infinita.

BARRA DE SÃO MIGUEL
barra-de-sao-miguel
Foto: Reprodução / Otávio Nogueira

Barra de São Miguel é um desses lugares que mais parecem o paraíso e que está a poucas horas de avião das principais capitais do país. A 35 km de Maceió, o destino encanta por sua beleza natural: praias paradisíacas e um mar de águas cristalinas.

A praia de Barra de São Miguel abriga quiosques a beira-mar e uma imensa piscina natural. É a melhor pedida para quem tem crianças pequenas e quer curtir um dia de praia sem preocupações. A grande barreira de corais da região impede que as ondas cheguem à costa, formando uma piscina infinita!

MARAGOGI
Mirante-Maragogi
Foto: Reprodução / Shutterstock

Em Maragogi, o turista se encanta a cada passeio – seja com a orla das praias, com a abundância de coqueiros ou com as trilhas de Mata Atlântica. Localizada na Costa dos Corais, o destino atrai pelas águas cristalinas e pela sequência extensa de areia branca e fofa.

A ostentação de beleza, entretanto, deve-se às Galés de Maragogi: uma imensa piscina natural em meio ao oceano, formada por corais, que se tornou passeio obrigatório para apreciar a imensidão do oceano e ver de perto os peixinhos coloridos.

PENEDO
Penedo-Alagoas
Foto: Reprodução / Shutterstock

Nas margens do Rio São Francisco está uma das cidades mais surpreendentes de Alagoas: a pequena Penedo. Conhecida popularmente como Ouro Preto do Nordeste, o destino é um verdadeiro museu a céu aberto com construções históricas e lugares que valem a visita.

Por ter sido uma das primeiras cidades do estado, Penedo abriga casarões dos séculos 18 e 19, bem como igrejas históricas e museus. É a pedida perfeita para quem quer fugir dos badalados destinos de praia e conhecer um cantinho histórico de Alagoas.

MACEIÓ
Maceio-Alagoas
Foto: Reprodução / Shutterstock

Aos que amam capitais à beira-mar, Maceió não destoa do padrão: orla extensa, praias excelentes para uso, bairros chiques, centro histórico e vista que mistura mar, areia e sol. Aos que estão acostumados com cidades centrais, abarrotadas de automóveis e com poluição de alto nível, a cidade tem ar puro e paisagens que se complementam entre o verde das áreas arborizadas, os coloridos das construções neoclássicas e as silhuetas dos navios e barcos que decoram o mar.

É de Maceió que o turismo se espalha, principalmente para pontos famosos, como a Costa dos Corais, o Cânion Xingó e a foz do Rio São Francisco. Explorar o entorno reserva descobertas únicas. Contudo, se a ideia é compreender a relação entre urbano e praiano, vale seguir o roteiro padrão (e imperdível): cair no mar, passear na orla e caminhar pelo centro.

MARECHAL DEODORO
Praia-do-Frances
Foto: Reprodução / Turismo Bahia

A cerca de 25 km de Maceió está o município de Marechal Deodoro, que se destaca, principalmente, pelas suas praias badaladas e por ser point durante o verão. Além disso, a cidade abriga construções importantes formada por igrejas, sobrados e coloridas casas do século 18.

A Praia do Francês é o cartão-postal do lugar e motivos para isso não faltam. Com uma ótima infraestrutura, mar de águas cristalinas, poucas ondas e paisagem paradisíacas, o local é a pedida certa para o turista que quer passar o dia por lá e curtir à natureza acompanhado de cerveja gelada.

PORTO DE PEDRAS
Porto de Pedras
Foto: Reprodução / Casal Nômade

Porto de Pedras é um daqueles destinos paradisíacos que muita gente deixa de conhecer quando visita Alagoas, mas não sabe o que está perdendo. Trata-se de um município que já foi uma pequena vila de pescadores e carrega até hoje muita cultura e características que podem ser encontradas em artesanatos.

A principal atração de lá é a Praia do Patacho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Margeada por imponentes coqueiros, o lugar é a pedida perfeita para curtir uma paisagem naturalmente bonita. Com acesso não muito fácil, a praia não oferece estrutura aos visitantes, criando ares desérticos.

JAPARATINGA
Japaratinga
Foto: Reprodução / Shutterstock

Japaratinga, bem ao lado de Maragogi, é uma opção mais barata para quem quer curtir praias paradisíacas, águas turquesas e piscinas naturais. Por ser menos conhecida, os preços e atrativos são bem mais em conta – sem mencionar que por lá existem menos turistas.

Com ares desérticos, paisagens exuberantes e clima tranquilo, Japaratinga é perfeito para quem quer descansar. 

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Redação Guia da Semana. Foto de Portada Divulgação/ Ascom/Prefeitura de Piranhas. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220324_105540509

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: