San Carlos de Bariloche, mais conhecida simplesmente por Bariloche, já é bastante conhecido dos brasileiros há muito tempo. Não é por acaso que alguns a apelidam de “Brasiloche”. Localizada ao sudoeste da província de Río Negro, junto à cordilheira dos Andes, a cidade mais povoada dos Andes Patagônicos se encontra no meio do Parque Nacional Nahuel Huapi, rodeada por paisagens inacreditáveis, como lagos, bosques e montanhas.
Bariloche é comumente associada à prática do esqui, no entanto, é possível desfrutar de suas belezas naturais em qualquer época do ano. Se você está pensando em ir a Bariloche, seja no inverno ou no verão, confira a lista de passeios legais para fazer nessa incrível cidade.
1. Passear pelo Centro Cívico

Caminhar pelo Centro Cívico de Bariloche é um dos melhores passeios a se fazer na cidade. Ao redor de uma praça está um conjunto de prédios com características arquitetônicas semelhantes às encontradas nas regiões montanhosas da Europa.
No Centro Cívico estão o Museu da Patagônia, a biblioteca Sarmiento, a bandeira argentina, o monumento a Julio Rocha e edifícios governamentais como a polícia local, a prefeitura e os correios.
À noite, é possível que esteja acontecendo algum espetáculo na praça. A partir do Centro Cívico temos uma belíssima vista do lago Nahuel Huapi.
2. Calle Mitre

É na rua Mitre que você encontrará boa parte das lojas, bancos, casas de câmbio, agências turísticas e supermercados.
As lojas de chocolate merecem uma visita bem demorada! São vários estabelecimentos que produzem chocolate de altíssima qualidade, de todos os formatos e combinações possíveis. Vale a pena dar uma conferida nos produtos das lojas Rapa Nui, Mamuschka, Abuela Goye e Del Turista.
3. Vista em 360° do Cerro Campanário

A vista do Cerro Campanário foi considerada pela revista National Geographic como uma das 7 melhores vistas do mundo. Dali é possível ter uma visão 360° do entorno da cidade. A paisagem é realmente impressionante!
Além do belíssimo lago Nahuel Huapi, é possível avisar vários cerros, a cidade de Bariloche, a península de San Pedro e o lago Perito Moreno. Do centro de Bariloche partem os ônibus que nos deixam até o pé do cerro, onde pegamos um teleférico para chegar lá no alto. No topo também há uma cafeteria com vista panorâmica.
4. Parque Piedras Blancas

Localizado a 5 km do centro de Bariloche, o Parque Piedras Blancas é ideal para uma viagem em família, pois conta com atividades muito divertidas para crianças e adultos.
O parque ocupa uma das faces do Cerro Otto e oferece atividades como esqui para iniciantes, safári fotográfico, esquibunda, tirolesa e teleféricos.
5. Cerro Otto

O Cerro Otto oferece diversão na neve para as pessoas que não esquiam. Assim como nos outros cerros, a subida até o topo é feita com um teleférico. Mais uma bela vista dos arredores de Bariloche!
6. Culinária local

Além das incríveis lojas de chocolates, Bariloche também conta com ótimos restaurantes. No restaurante La Familia Weiss é possível deliciar-se com truta, salmão, fondue e pratos regionais, como o carneiro patagônico, cervo, javali e veado.
O Boliche de Alberto se destaca pelas “parrilladas”, prato típico nacional da Argentina e Uruguai. A parrillada pode ser considerada um jeito diferente de fazer churrasco, feito “a las brasas”, com diferentes miúdos do boi e tipos de linguiças e embutidos.
No Boliche de Alberto pastas são servidas as melhores massas. E, para os vegetarianos, há um restaurante chamado “El Vegetariano”.
7. Esquiar no Cerro Catedral

O Cerro Catedral é o maior centro de esqui da América do Sul. Cercado por uma paisagem fantástica, conta com uma incrível infraestrutura para a prática de esportes de inverno.
O cerro também possui uma grande variedade de restaurantes, hotéis e lojas. Também são realizadas algumas atividades durante o verão.
8. Cerro Tronador e Glaciar Negro

O passeio ao Cerro Tronador e arredores apresenta uma paisagem deslumbrante. A excursão dura o dia inteiro e pode ser feita com agências.
O Cerro Tronador pertence à Argentina e ao Chile e conta com lagos, praias, bosques e outras paisagens. Dentre os fenômenos raros da região está o Ventisquero Negro, uma geleira que nasce no cume do Tronador, mas é escuro, pois é formado por gelo e barro.
Este passeio é indicado para os dias de verão.
9. Camino de los 7 lagos

Também vendido por agências, o passeio dos 7 lagos visita as cidades de Villa La Angostura e San Martín de los Andes. Quem for a Bariloche com mais tempo pode aproveitar para conhecer os belíssimos sete lagos e bosques do caminho, além das cores incríveis.
Este é um passeio que dá uma boa noção da imensa variedade de paisagens deslumbrantes da região.
10. Catamarã até a Isla Victoria

A excursão lacustre em catamarã vai até a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes, único bosque deste tipo existente no mundo. O embarque é feito em Puerto Pañuelo e a navegação é feita entre pequenas ilhas até chegar à Península de Quetrihue.

A Isla Victoria é a maior do lago Nahuel Huapi e abriga diversas espécies de plantas, arbustos e sequoias. Já o Bosque de Arrayanes conta com belas árvores avermelhadas. É possível fazer uma caminhada guiada para conhecer a flora local e, durante o verão, é possível tomar um banho nas águas da praia Del Toro.
É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Débora Silva / Viajali. Foto de Portada Divulgação/ Shutterstock. Edição, Área Jornalística Oitravels.
Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.
Deixe um comentário