Forte dos Reis Magos, ponto histórico de Natal

O Forte dos Magos é um dos pontos turísticos e históricos mais importantes de Natal. O Forte guarda um grande patrimônio sobre a história da cidade e sua fundação.

Forte-dos-Reis-Magos
Foto: Reprodução / Praias de Natal

Se você quer fazer um roteiro mais cultural e conhecer sobre como a linda Natal nasceu, não deixe de conhecer este lugar.

Aberto para visitação, além de uma arquitetura cheia de conceito, o Forte dos Reis Magos tem uma vista magnifica.

Fundação do Forte dos Reis Magos
Corte dos Reis Magos
Foto: Reprodução / Praias de Natal

Durante todo o período de colonização do Brasil, cada território descoberto precisaria de uma fortificação para proteger contra novas invasões. Quando Manuel de Mascarenhas Homem chegou às margens do Rio Grande passou então a construir o forte. Isso aconteceu no dia 06 de janeiro de 1598.

A pequena paliçada feita toda em estacas de taipa, deu início à construção do forte que foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1599. O nome foi dado em homenagem ao dia do descobrimento da região, data religiosa aos Reis Magos.

O Forte dos Reis Magos, que possui a forma de estrela, sofreu um ataque de holandeses em 1633 e estes dominaram a região até 1654, quando voltou para as mãos dos portugueses.

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Foto: Reprodução / Saiba Mais

Por ser onde está o Marco de Touros, que é o monumento colonial mais antigo do país, além de outros artefatos importantes, o Forte dos Reis Magos passou a ser administrado pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 2013.

Marco-dos-Touros
Foto: Reprodução / Rotas de Viagem

Atualmente aqui contabiliza-se também o monumento histórico do país com a segunda maior arrecadação.

Curiosidades sobre o Forte
Forte
Foto: Reprodução / Priscila Cristine

Durante toda a sua existência, o Forte dos Reis Magos guarda algumas particularidades. Entre elas:

– Para ter acesso ao Forte dos Reis Magos, você precisa fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros por uma passarela totalmente segura. Vale muito a pena pela vista do Rio Potengi e também da Praia de Genipabu.

– No centro do Forte você encontra uma pequena igreja. Sobre o teto desta fica um local secreto onde eram armazenados os armamentos e munições na época dos colonizadores.

– O piso do Forte ainda é o original. Ele possui mais de 400 anos e estão muito bem conservados.

– Não existia banheiro no Forte. O local que era habitação de capitães e soldados, tinha um espaço reservado para tais necessidade e os dejetos eram jogados ao rio.

Visitação do local
Canhoes-Forte-dos-Reis-Magos
Foto: Reprodução / Rotas de Viagem

O Forte dos Reis Magos guarda canhões originais, ainda da época das invasões e outros artefatos do seu início. Vale muito a pena conhecer o local e desfrutar da linda vista do rio Potengi. O Forte dos Reis magos fica aberto diariamente das 08 horas até as 16horas.

Você tem guias credenciados para ensinar ainda mais sobre o local e ser agraciado com uma linda aula de história sobre Natal e também do Brasil. Para grupos grandes, a administração do Forte orienta o agendamento da visita que pode ser feito pelo número (84) 3202 9006.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Praia de Natal. Foto de Portada Divulgação/ Gestour Brasil. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220404_110911195

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: