Creta, a exótica e maior ilha da Grécia

A ilha de Creta é um dos melhores destinos em todo o mundo para viver experiências inesquecíveis! Está localizada ao sul do Mar Egeu e é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a maior da Grécia.

Confira uma lista das melhores coisas para fazer em Creta:

1. Palácio de Knossos, em Heraklion
Palácio de Knossos, em Heraklion
Foto: Reprodução / Almacén de Clásicas

Uma das civilizações mais significativas de todos os tempos floresceu en Creta. Portanto, este sítio arqueológico, situado a poucos quilômetros de Heraklion, vale a pena ser visitado. Este é o lugar onde o emblemático rei Minos costumava residir. Escavações maciças revelaram a riqueza e a prosperidade da civilização minóica. O palácio é datado de 6.000 aC e foi trazido à luz apenas em 1878. Se você está planejando visitar o local durante a alta temporada, precisa estar armado com paciência. Há muita gente que deseja apreciar a antiga glória do palácio.

2. Praia Elafonissi
Praia Elafonissi
Foto: Reprodução / Viator

Este é um lugar maravilhoso para nadar, bem como desfrutar das maravilhas da natureza. Área protegida pela Natura 2000, a praia de Elafonissi está localizada a oeste de Chania e oferece aos visitantes uma experiência incrível. Poderá ver os corais espalhados ao longo da costa na ilhota, transformando a areia em rosa ou laranja. É o lar de algumas espécies raras de flora e fauna, enquanto que as águas rasas permitem que se vá de um recife para o outro.

3. Museu Arqueológico de Heraklion
Museum-of-Herkalion
Foto: Reprodução / Discover Greece

Cobrindo uma enorme extensão da história cretense, de mais de 6.000 anos, o Museu Arqueológico de Heraklion é um dos museus mais impressionantes de toda a Europa. Foi fundado em 1883, embora os artefatos em exibição tenham sido adicionados ao longo dos anos. Hoje em dia, o museu multi-premiado possui a mais extensa coleção de exposições da civilização minóica. As salas são climatizadas e amplas, proporcionando o ambiente perfeito para uma exploração completa dos itens de exibição.

4. O antigo porto veneziano de Chania
Porto Chania
Foto: Reprodução / iStock

Na pitoresca cidade velha de Chania, o porto é a jóia mais preciosa. Construído pelos venezianos durante o seu reinado na ilha, o porto foi usado como um centro para fins militares e comerciais. Poderá desfrutar de um passeio ao longo do caminho, a partir do farol, que o levará até o porto e Costa Kountourioti. As paredes que você vê são parte da fortaleza Firkas, que foi obviamente construída para manter os piratas e outros inimigos afastados. O por do sol é absolutamente cativante no porto, por isso não perca!

5. Spinalonga
Espinalonga
Foto: Reprodução / Tripadvisor

A pequena ilha perto de Elounda, ficou famosa devido a ter sido no passado uma ilha de Leprosos. Era um lugar de quarentena para todos os leprosos e, portanto, permaneceu um enorme mistério até 1957. Através do best seller “The Island” de Victoria Hislop, muitas pessoas se aproximaram do aspecto humano de Spinalonga e ficaram curiosos em ver onde os leprosos viveram no passado. Poderá pegar um barco de Plaka e chegar a Spinalonga em poucos minutos, para uma jornada ao passado.

6. Desfiladeiro de Samaria
Desfiladeiro Samaria
Foto: Reprodução / iStock

Um Parque Nacional da Grécia e Reserva Mundial da Biosfera, o desfiladeiro de Samaria está localizado na parte sudoeste de Creta. Operando de maio a outubro, este é um enorme parque que oferece uma experiência única a todos os visitantes. A vida selvagem imaculada, paisagens de beleza inigualável e espécies como os kri-kri (cabras que vivem apenas na ilha de Creta) irão fascinar você. Toda a caminhada se estende por até 16 quilômetros, mas quem prefere algo menos extremo existe a alternativa de uma rota bem mais curta.

7. Lagoa dos Balos
Lagoa dos Balos
Foto: Reprodução / Freepik

Uma linda praia de areia macia sedosa de rosa claro e águas azul-turquesa é formada entre os cabos Gramvousa e Tigani. Milhares de conchas foram esmagadas, levando à areia exótica se espalhando ao longo da praia. As águas são bastante rasas e cristalinas. Vale a pena tirar fotos deste marco fabuloso.

8. Caverna Dikteon
Caverna Dikteon
Foto: Reprodução / TripAdvisor

De acordo com mitos e lendas, Zeus nasceu em Lassithi e mais particularmente na caverna Dikteon. Desde a antiguidade, este era um lugar sagrado onde os fiéis se reuniam para prestar seu respeito e mostrar a Zeus o quanto eles se importavam. É uma das cavernas mais impressionantes da ilha e definitivamente bate todas as outras cavernas como as melhores coisas para fazer em Creta. Estalactites e estalagmites foram formados ao longo dos anos, transformando esta caverna em uma verdadeira obra-prima da natureza subterrânea.

9. Praia Seitan Limania
Seitán Limania
Foto: Reprodução / iStock

A praia de Seitan Limania é um dos tesouros bem escondidos na ilha de Creta. Está localizada na península de Akrotiri, a cerca de 20 km de Chania. Embora você tenha que descer um caminho para chegar à praia depois de dirigir a um local específico, será compensado por isso. O cenário é puramente de tirar o fôlego, com a pequena praia formando um caminho aquoso e se assemelhando a uma extraordinária piscina privada. Devido ao seu tamanho, é melhor a visitar Seitan Limania durante a baixa temporada, no meio da semana ou no início da manhã.

10. Praia de Kedrodasos
K
Foto: Reprodução / Meet Crete

Kedrodasos é o nome grego para a floresta de cedro e é uma das mais belas praias de Creta. Muito perto de Elafonisi, a praia é principalmente de areia com apenas algumas pedras espalhadas ao redor. A floresta de cedro abrange uma vasta área de 110 hectares e oferece o cenário ideal para campistas e entusiastas da natureza. Você pode desfrutar de seu mergulho nas águas cristalinas e, em seguida, descansar sob a sombra generosa das árvores. Alguns deles são muito antigos, tendo sobrevivido séculos.

Uma infinidade de coisas para fazer em Creta

Phaistos
Foto: Reprodução / Viajando entre Piedras

Quando estiver em Creta, não deixe de visitar o Palácio de Phaistos. Dirija-se ao Mosteiro de Arkadi e visite Agios Nikolaos, faça um cruzeiro de um dia para Koufonissi e procure pelo Desfiladeiro dos Mortos. Quando estiver em Heraklion, tire uma foto da Fonte Morosini na Praça dos Leões e preste seus respeitos ao Túmulo de Kazantzakis.

Mas acima de tudo, aproveite a sua estadia em um dos destinos mais originais do mundo. Misture-se com os locais e participe de festividades e eventos especiais.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Susana Machado /Turismo Grécia. Foto de Portada Divulgação/ Viajero Nómada. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220406_093047152

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: