Parauapebas e seus diversas rotas turísticas 

Parauapebas é um dos municípios mais desenvolvidos do estado do Pará, abriga florestas, rios, montanhas e jazidas minerais ricas em ferro, cobre, ouro e manganês, sendo uma boa opção de visita.

Além dos recursos naturais, a cidade conta com excelente infraestrutura de acesso e transportes como aeroporto, rodovias e ferrovia. Encravada aos pés da Serra dos Carajás, é colorida por milhares de ipês que contornam avenidas, praças e parques.

Parauapebas, que significa Rio de Águas Rasas, na língua Tupi-Guarani, está localizada na região sudeste paraense e é rica em biodiversidade, abrigando em seu território boa parte da Floresta Nacional de Carajás.

Situada em uma região privilegiada, Parauapebas é cercada pelo mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas, abrigando inúmeras espécies da rica flora e fauna amazônicas.

Composta por seis Unidades de Conservação, possui atrativos para os mais variados gostos. Desde trilhas em meio à exuberante floresta, cachoeiras de águas cristalinas, lagoas, observação de aves, cavernas, algumas com vestígios arqueológicos.

Parauapebas já possui cinco opções de passeios: Rota das Águas, Rota Carajás, Rota Indígena, Rota do Búfalo e City Tour.

Rota das Águas
Rota das Águas
Foto: Reprodução / Transportal Viagens

Composta por lagos, estância e balneário, além de trilhas de degustação. O Garimpo das Pedras é o destaque da rota que possui ainda, a Estância Águas de Maria, um recanto encravado na mata, situada na Vila Sanção, cerca de 80km, do centro da cidade; Espaço da Família com lagos artificiais, quiosques, canoa e cavalos, a cerca de 20km da cidade; Balneário do Joca, distante cerca de 20km do centro de Parauapebas, alia lazer e preservação da natureza; Sitio Cachoeira, localizado na Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, possui cachoeira de águas limpas e temperatura agradável. Fica cerca de 50km do centro.

Rota Carajás
Rota Carajás
Foto: Reprodução / Visite Parauapebas

Carajás possui cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas, tendo como principais atrativos o Parque Zoobotânico Vale que possui cerca de 270 mil animais entre mamíferos, aves, répteis, além de 70 a 80 espécies diferentes de solos; Trilha Lagoa da Mata que é uma trilha de fácil acesso que dá acesso a uma lagoa sazonal (surge no período chuvoso) formando um espelho d´agua de 2 metros de profundidade com uma vegetação que lembra uma floresta submersa; Savana Metafólica e cavernas onde o visitante pode observar dois tipos de bioma: floresta densa e vegetação rasteira. Nesse local é possível observar a Flor de Carajás, só vista nesse ambiente do planeta. Também é possível visitar duas cavernas ferríferas; Águas Claras possui trilhas de fácil acesso onde se pode observar aves e ouvir o som da floresta; Pedra da Harpia é uma formação rochosa em granito que permite uma vista exuberante da floresta.

Rota do Búfalo
Rota do B
Foto: Reprodução / Visite Parauapebas

Nessa rota é possível visitar fazendas onde se pode degustar queijo e leite de búfala, colher abacaxis, conhecer a apicultura e colher mel na hora em roteiros de turismo rural. O roteiro inclui o Sitio Esperança que é uma propriedade particular com plantações de abacaxi, a maior produção da região, além de produção de mel de abelha da espécie sem ferrão; Sitio Açaizal onde a grande atração é a criação de búfalos. Lá existe uma queijaria que produz queijos e derivados do leite da búfala, sendo a Mozzarela de Búfala considerada a melhor do Brasil. Nesse local acontece o Rock In Roça que reúne pessoas de todas as idades, distante cerca de 22km da cidade; Balneário e Restaurante Fogão de Minas com pratos diversificados da comida típica da roça, servido às margens do rio Parauapebas.

Rota Indígena

Rota Indígena

Nessa rota é possível fazer uma imersão na cultura dos índios Xicrins, além de conhecer costumes os costumes e ter acesso ás pinturas corporais, artesanato, bijuterias, mergulho e passeio de canoa pelo rio Cateté. Esse passeio tem a duração de dois dias devido a distância da cidade, sendo necessário pernoite. Fica cerca de 360km da cidade de Parauapebas.

Rota City Tour
Rota City Tour
Foto: Reprodução / Agência Para de Notícias

O atrativo é o Centro Mulheres de Barro que é uma das iniciativas para desenvolver o turismo e valorizar a cultura local de Parauapebas (PA). Trata-se de uma cooperativa que reúne artesãs que fazem cerâmicas inspiradas em peças arqueológicas da região. São peças contemporâneas com referências a artefatos cerâmicos de 6 mil anos atrás.

Como chegar

Via aérea pelo aeroporto de Parauapebas, dentro da Floresta Nacional de Carajás. Via Ferroviária pela estrada de Ferro Carajás que liga Parauapebas à capital do Maranhão, São Luiz, com diversas paradas. Via Rodoviária pelas BR 155 e PA 275.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Ronaldo Quadros / Rede Pará. Foto de Portada Divulgação/ Joao Marcos Rosa. Edição, Área Jornalística Oitravels.

Reservamo-nos o direito de corrigir eventuais erros de publicação deste material, Oitravels não é responsável por material gráfico que não expresse claramente o copyright.

InShot_20220408_101914964

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: